SóProvas


ID
5300257
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dentro do tema Psicopatologias, sobre as alterações qualitativas da consciência, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Estados crepusculares.
2. Dissociação da consciência.
3. Estado hipnótico.
4. Transe.

( ) É um estado de consciência reduzida e estreitada e de atenção concentrada, que pode ser induzido por outra pessoa. Nesse estado, podem ser lembradas cenas e fatos esquecidos e podem ser induzidos fenômenos como anestesia, paralisias, rigidez muscular, alterações vasomotoras.
( ) Estado de dissociação da consciência que se assemelha a sonhar acordado, diferindo disso, porém, pela presença de atividade motora automática e estereotipada acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários.
( ) Tal expressão designa a fragmentação ou a divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano. Ocorre com certa frequência nos quadros histéricos.
( ) Há um estreitamento transitório do campo da consciência, um afunilamento (que se restringe a um círculo de ideias, sentimentos ou representações de importância particular para o sujeito acometido), com a conservação de uma atividade psicomotora global mais ou menos coordenada, permitindo a ocorrência dos chamados atos automáticos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    Estado hipnótico - É um estado de consciência reduzida e estreitada e de atenção concentrada, que pode ser induzido por outra pessoa. Nesse estado, podem ser lembradas cenas e fatos esquecidos e podem ser induzidos fenômenos como anestesia, paralisias, rigidez muscular, alterações vasomotoras. 

    Transe -  Estado de dissociação da consciência que se assemelha a sonhar acordado, diferindo disso, porém, pela presença de atividade motora automática e estereotipada acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários.

    Dissociação da consciência - Tal expressão designa a fragmentação ou a divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano. Ocorre com certa frequência nos quadros histéricos.

    Estados crepusculares - Há um estreitamento transitório do campo da consciência, um afunilamento (que se restringe a um círculo de ideias, sentimentos ou representações de importância particular para o sujeito acometido), com a conservação de uma atividade psicomotora global mais ou menos coordenada, permitindo a ocorrência dos chamados atos automáticos.

  • A questão solicita conhecimento sobre as alterações da consciência


    Por mais que todas as funções psíquicas relacionam-se entre si e devem ser compreendidas em sua totalidade, a consciência estar totalmente imbricada com as questões de autoconceito e conceito do outro (daquilo que está fora de mim), envolvendo, ainda, a inteligência, a identidade e a personalidade do sujeito.


    Nas alterações da consciência podemos compreender que existem em dois sentidos: a alteração normal que seriam os sonhos e o sono e as alterações patológicas que constitui uma série de alterações qualitativas ou quantitativas. A questão solicita as alterações patológicas qualitativas da consciência:


    Estados crepusculares:


    “É um estado patológico transitório no qual uma obnubilação da consciência (mais ou menos perceptível) é acompanhada de relativa conservação da atividade motora coordenada. (...)Nos estados crepusculares, há, portanto, estreitamento transitório do campo da consciência, afunilamento da consciência (que se restringe a um círculo de idéias, sentimentos ou representações de importância particular para o sujeito acometido), com a conservação de uma atividade psicomotora global mais ou menos coordenada, permitindo a ocorrência dos chamados atos automáticos" (pg 98). Podem ocorrer em casos de traumatismos craniano, epilepsia e em alguns episódios de intoxicações por alcool e outras substâncias.


    Dissociação da consciência


    “Tal expressão designa a fragmentação ou a divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano. Ocorre com certa frequência nos quadros histéricos (crises histéricas de tipo dissociativo). Nessas situações, observa-se uma

    dissociação da consciência, um estado semelhante ao sonho (ganhando o caráter de estado onírico), geralmente desencadeada por acontecimentos psicologicamente significativos que geram grande ansiedade para o paciente. Essas crises duram de minutos a horas, raramente permanecendo por dias." (pg 98-99)


    Estado hipnótico:


    “É um estado de consciência reduzida e estreitada e de atenção concentrada, que pode ser induzido por outra pessoa (hipnotizador). (...)Nesse estado, podem ser lembradas cenas e fatos esquecidos e podem ser induzidos fenômenos como anestesia, paralisias, rigidez muscular, alterações vasomotoras. Não há nada de místico ou paranormal na hipnose. É apenas uma técnica refinada de concentração da atenção e de alteração induzida do estado da consciência." (p.99)


    Transe


    “Estado de dissociação da consciência que se assemelha a sonhar acordado, diferindo disso, porém, pela presença de atividade motora automática e estereotipada acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários. O estado de transe ocorre em contextos religiosos e culturais (espiritismo kardecista, religiões afro-brasileiras e religiões evangélicas pentecostais e neopentecostais)."(p.99)



    Portanto, a sequência correta da numeração é: 3-4-2-1


    Gabarito da Professora: Letra D.


    Fonte: DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e Semiologia dos transtornos mentais. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008