-
GABARITO: C
Não concordo com o gabarito, uma vez que a palavra correta deveria ser "porque", pois pode ser substituída por: pois, já que, visto que, uma vez que. etc. (uma justificativa).
Observe: Não haverá mais a festa, pois está chovendo.
A palavra "porque" nesse caso, marca uma justificativa, uma explicação, de não ter mais a festa. Por isso, deveria ser "porque". A justificativa de não sair mais a festa é porque está chovendo.
Ademais, utilizamos o "por que" separado e sem acento no início de frases interrogativas diretas ou no meio, no caso de frases interrogativas indiretas. Assim, podemos utilizar o "por que" em perguntas ou como pronome relativo com o sentido de "por qual" e "pelo qual" o que não é o caso da questão.
O "porque" junto exerce a função de uma conjunção subordinativa causal ou coordenativa explicativa, podendo ser substituído por "pois", "para que", "uma vez que", "já que", etc. É esse o caso da questão.
Meu gabarito: B.
Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.
-Tu não podes desistir.
-
Também concordo com o colega.
-
Se vc errou, tá no caminho certo!
-
gabarito maluco
-
"Porque", escrito junto e sem acento, é utilizado em respostas. Ele exerce a função de uma conjunção subordinativa causal ou coordenativa explicativa.
Pode ser substituído por palavras, como “pois”, ou pelas expressões “para que” e “uma vez que”.
Exemplos:
- Não fui à escola ontem porque fiquei doente.
- Leve o casaco porque está frio.
- Não preciso de mais exemplos, porque já entendi.
-
Não sei o porquê estão reclamando do gabarito.
Não haverá mais a festa _________ está chovendo.
Estar chovendo é o motivo (Causa ) pelo qual não haverá mais festa = Conj. sub. causal
Gab B
-
gab B
PORQUE = pois
POR QUE = por qual motivo
PORQUÊ = substantivo
POR QUÊ = usado antes de pontuação final
-
gabarito B a questão ta maluca
-
gabarito B a questão ta maluca
-
A questão é sobre os "porquês" e quer que completemos corretamente a lacuna a seguir: "Não haverá mais a festa _________ está chovendo". Vejamos:
.
A) por quê.
Errado.
Por quê: vem antes de um ponto (final, interrogativo, exclamação) e significa “por qual motivo”, “por qual razão”. É utilizado em perguntas no fim das frases. Ex.: Vocês não se inscreveram por quê?
.
B) porque.
Certo. Em "Não haverá mais a festa porque está chovendo", temos a conjunção subordinativa causal "porque" que equivale a "já que, uma vez que...".
Porque: conjunção com valor de “pois”, “uma vez que”... É utilizado em respostas. Ex.: Não fiz a prova porque não me senti preparada.
.
C) por que.
Errado.
Por que: equivale a “por qual razão/motivo” ou “pelo qual” (e variações). Ex.: Por que você não resolve mais questões? / A rua por que passamos estava cheia de buracos.
.
D) porquê.
Errado.
Porquê: substantivo com significado de “motivo”, “razão”. Vem acompanhado de determinante: artigo, pronome, adjetivo ou numeral. Ex.: Gostaria de saber o porquê dessa resposta.
.
Gabarito: Letra B
-
porque- utilizado em respostas ,causa explicação