- ID
- 5301244
- Banca
- AMAUC
- Órgão
- Prefeitura de Seara - SC
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Engenharia Agronômica (Agronomia)
- Assuntos
De acordo com a publicação Manual de Calagem e Adubação para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Núcleo Regional Sul – Comissão de Química e Fertilidade do Solo – RS/SC, 2016, a representatividade da amostra de solo é uma das principais causas de erro na análise química, interpretação dos resultados e aplicação de corretivos e fertilizantes. Analise as afirmativas abaixo:
I – Para a maioria das culturas, com revolvimento do solo, é recomendado coletar 10 a 20 sub amostras (15 em média), por gleba homogênea para compor a amostra a ser enviada ao laboratório. Na coleta, deve-se percorrer a área a ser amostrada de forma aleatória e em "zig-zag".
II – A camada a ser amostrada em culturas com revolvimento do solo ou na implantação do plantio direto, para fins de correção e adubação é de 0 a 20 centímetros, enquanto que no sistema de plantio direto consolidado, é de 0 a 10 cm, com monitoramento eventual da camada de 10 a 20 centímetros.
II- Na instalação de cultivos de culturas perenes, especialmente de grande porte, cujo sistema radicular pode utilizar camadas mais profundas do solo para o suprimento de nutrientes, a amostra obrigatoriamente deverá ser coletada de 0 a 30 cm, corrigindo o solo até esta profundidade e utilizando 2,0 vezes a dose de calcário ou fertilizante recomendada para a camada de 0 a 20 centímetros.
Assinale a opção correta: