SóProvas


ID
5302792
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Diversos autores, usando diferentes critérios, desenvolveram classificações para divisão do espaço natural brasileiro em: biomas, domínios morfoclimáticos, formação florestal, ecoregiões. Relacione as terminologias e conceitos evidenciadas na primeira coluna com a sua respectiva descrição na segunda coluna.

I- Formações Florestais
II- Domínios morfoclimáticos
III- Ecoregiões
IV- Biomas

( ) Amazônico, Cerrado, Mares de Morro, Caatinga, Araucárias, Pradarias e faixas de transição configuram a divisão do Brasil proposto por Aziz Nacib Ab'Sáber. As mesmas possuem distribuição azonal e foram definidos a partir de um conjunto de variáveis (morfoclimáticos, pedológicos, hidrológicos, ecológicos e fitogeográficos) considerando não apenas a zonação climática atual, mas também os efeitos acumulados dos climas do passado.
( ) As áreas foram classificadas pela distinção de suas características da biodiversidade - endemismo de espécies, a raridade de espécies taxa, riqueza de espécies, incomum ecológico ou evolutivo fenômenos e raridade global de seu tipo de habitat (Dinerstein et al. 1995).
( ) Comunidade clímax de uma área natural em que as relações climáticas essenciais são semelhantes ou idênticas; aquela unidade de vegetação que é produto, sob o controle e delimitada pelo clima (Clements, 1949).
( ) O IBGE as classificou em seis tipos: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal, sendo, segundo Clements (1949) uma comunidade de plantas e animais, geralmente do tipo de uma formação: uma comunidade biótica.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: 'e'

    Biomas são grandes conjuntos de ecossistemas que se relacionam a condições de clima e solo específicas.

    Já os domínios morfoclimáticos, referem-se à classificação proposta por Aziz Ab’Saber, na qual leva-se em consideração critérios como vegetação, relevo, clima,  e hidrografia de cada região.

    Formações Florestais são associações de vegetais específicos que se desenvolvem a partir do tipo de clima, solo e relevo do ambiente.

    As ecorregiões são usualmente definidas como áreas relativamente homogêneas que possuem condições ambientais similares (BAILEY, 2005; LOVELAND; MERCHANT, 2004; ZHOU et al., 2003; OMERNIK, 1995), e podem ser definidas em diferentes escalas (BAILEY, 1983). Dinnerstein (1995) acrescenta a definição de ecorregião como um conjunto de comunidades naturais, geograficamente distintas, que compartilham a maioria das suas espécies, dinâmicas e processos ecológicos, além das condições ambientais similares, que são fatores críticos para a manutenção a longo prazo de sua viabilidade.

    Fonte:https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php

  • II, III, I e IV.

    GAB-E

    DEUS ABENÇOE TODOS QUE CURTIREM ESTE COMENTÁRIO.