SóProvas


ID
5304061
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os servidores DNS são os responsáveis por localizar e traduzir para números IP os endereços dos sites digitados nos browsers. Se um internauta quiser ter um site próprio, ele precisa registrar o domínio e, se este tiver que terminar com .br, o procedimento pode ser feito no site Registro.br.
Quando se registra um domínio e se contrata um serviço de hospedagem, este pode oferecer subdomínios baseados em seu endereço para que o contratante possa acessar serviços de e-mail, servidor de FTP, entre outros. Em relação aos registros de DNS, três tipos são caracterizados como: 
I. São os parâmetros que devem ser configurados para contas de e-mail nodo mínio (@seusite.com.br), por exemplo.
II. Indicam o início de uma zona, isto é, de um conjunto de registros localizado dentro de um espaço de nomes de DNS.
III. Servem para criar redirecionamentos para domínios ou subdomínios. É este parâmetro que dever ser utilizado, por exemplo, para criar um endereço do tipo blog.seusite.com.br. 

Os tipos de domínios caracterizados em I, II e III são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A (MX, SOA e CNAME)

    Tipos de registros

    SOA (Start of Authority): fornece o nome da principal fonte de informações sobre a zona do servidor de nomes. Ex.: o endereço de correio eletrônico do administrador, um número de série exclusivo e diversos flags e timeouts.

    A: contém um endereço Ipv4 de 32 bits de algum host. O registro AAAA, ou A quádruplo, mantém um endereço IPv6 de 128 bits.

    MX: especifica o nome do host preparada para aceitar mensagens de correio eletrônico para o domínio especificado. 

    NS: especifica um servidor de nomes para o domínio ou subdomínio.

    CNAME (canonical name): permite a criação de nomes alternativos (apelidos). Ex. cs.mit.edu 86400 IN CNAME csail.mit.edu.

    PTR: usado para associar um nome a um endereço IP, a fim de permitir pesquisas de endereços IP e retornar o nome da máquina correspondente. Essas pesquisas são chamadas pesquisas inversas.

    SPF: um registro novo, que permite que um domínio codifique informações sobre correio eletrônico ao restante da internet, o que ajuda as máquinas receptoras a verificar se o correio é válido.

    SRV: permite que um host seja identificado para determinado serviço em um domínio. Generaliza o registro MX, que realiza a mesma tarefa, mas este é apenas para servidores de correio eletrônico.

  • Gabarito: Letra A

    TIPOS DE REGISTROS - DNS

    Registros A: basicamente, associam um ou mais endereços IP a um ou mais domínios. Pode-se utilizar AAAA para endereços IPv6;

     Registros CNAME: (Caninical Name): servem para criar redirecionamento para domínios ou subdomínios. É esse parâmetro que deve ser utilizado, por exemplo, para criar um endereço do tipo blog.seusite.com.br.

    Registros MX (Mail Exchanger): são os parâmetros que devem ser configurados para contas de e-mail no domínio (@seusite.com.br);

    Registros NS (Name Server): indicam quais servidores atuam como serviço de DNS do site. São os endereços mencionados no tópico sobre registros de domínios;

    Registros PTR (Pointer): informam quais domínios estão associados a determinados IPs, quase se fosse o reverso dos registros A;

    Registros SRV (abreviação de Service): indicam a localização de determinados serviços dentro do domínio;

    Registros SOA (Start of Authority): indicam o início de uma zona, isto é, de um conjunto de registros localizado dentro de um espaço de nomes de DNS. Cada zona deve ter um registro SOA;

    Registros TXT (abreviação de Text): servem para a inserção de comentários ou orientações.