SóProvas


ID
5304475
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O acesso à informação é um direito fundamental previsto no ordenamento jurídico brasileiro, no art. 5.° , inciso XXXIII, no inciso II do § 3.° do art. 37 e no § 2.° do art. 216 da Constituição Federal de 1988. Todos os cidadãos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, e ao acesso a registros administrativos e a informações sobre atos de governo. Com o advento da Lei n.° 12.527/2011, o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas foi estipulado para a aplicação aos três Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, sendo o tema objeto de regulamentação pelo Decreto n.° 7.724/2012. Essa norma é um marco que consolida a garantia e a segurança jurídica que cada cidadão terá em exercer tal direito. O objetivo da Lei é viabilizar meios de esclarecimento, de obtenção de informações e de acesso a dados, tudo de forma clara, transparente e, sem dúvidas, com pontos essenciais que podem ser elementos de prova por meio dos dados que virão no documento, seja certidão, ofício, ação judicial ou processo administrativo que estiver em trâmite com a finalidade de solucionar demandas, conflitos de interesses, não só na atuação perante os órgãos públicos, mas, também, perante o Poder Judiciário. É dever dos órgãos e das entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação, em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas. Quanto à publicação dessas informações, conforme indica o artigo 8.° da Lei n.° 12.527/2011, há itens mínimos. A respeito deles, julgue os itens seguintes.

I O registro das competências e da estrutura organizacional, dos endereços e dos telefones das respectivas unidades e dos horários de atendimento ao público é um desses itens.
II O registro de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros é um desses itens.
III O registro das receitas é um desses itens.
IV As informações concernentes a procedimentos licitatórios, inclusive os respectivos editais e resultados, e a todos os contratos celebrados são exemplos de itens mínimos.
V Os dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades são exemplos de itens mínimos.
VI As respostas às perguntas mais frequentes da sociedade são exemplos de itens mínimos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 8º É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

    § 1º Na divulgação das informações a que se refere o caput, deverão constar, no mínimo:

    I - registro das competências e estrutura organizacional, endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público;

    II - registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros;

    III - registros das despesas;

    IV - informações concernentes a procedimentos licitatórios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados;

    V - dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades; e

    VI - respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.

  • Essa foi maldade.

    Gab: C

  • SE TIVESSE UMA REDAÇÃO COM ESSE TEMA DE ACESSO À INFORMAÇÃO NESSA PROVA AÍ , ESSA QUESTÃO JÁ SERIA O TEXTO MOTIVADOR E AO MESMO TEMPO O MODELO DE REDAÇÃO. KKKKKKK.

  • REGISTROS DAS DESPESAS E NÃO DAS RECEITAS.

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre a Lei de Acesso à Informação.

    A Lei nº. 12.527/2011 representou um importante marco na efetivação do direito fundamental de acesso à informação, ela passou a exigir do Estado uma postura ativa no que concerne à divulgação da informação através da instituição de diretrizes e princípios gerais. 
    Para fins da questão em epigrafe, importam as previsões do art. 8º da lei.  

    Art. 8º É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.
    § 1º Na divulgação das informações a que se refere o caputdeverão constar, no mínimo:
    I - registro das competências e estrutura organizacional, endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público;
    II - registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros;
    III - registros das despesas;
    IV - informações concernentes a procedimentos licitatórios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados;
    V - dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades; e
    VI - respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.

    Com o disposto acima, podemos avaliar as alternativas que são puramente transcrição da lei:

    I - CERTA - é o que prevê o inciso I.
    II - CERTA - inciso II.
    III - ERRADA - o dispositivo trata do registro das despesas e não receitas.
    IV - CERTA - inciso IV.
    V - CERTA - inciso V.
    VI - CERTA - inciso VI.

    Portanto, a alternativa correta é a "C".

    A) ERRADA
    B) ERRADA
    C) CORRETA
    D) ERRADA
    E) ERRADA

    GABARITO: Letra C


    Observação: Esse tipo de questão que exige a literalidade da lei pode ser cansativa de se fazer, e, a princípio parecer irrelevante, mas são importantes para rever e ajudar na fixação das disposições legais, por isso, vale a pena ser feita com atenção.