SóProvas


ID
5305102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Uma criança, de seis anos de idade, sexo feminino, foi levada pela mãe à clínica de odontopediatria porque o dentista da creche onde a menina frequentava havia suspeitado, após a realização de exames, de algumas lesões de cárie. Na clínica, a odontopediatra, depois de ter confirmado o diagnóstico, adotou os protocolos de tratamento convencional e de prevenção para o controle da doença.

A partir desse caso clínico, julgue o item subsequente, considerando os protocolos de tratamento convencional e de prevenção para o controle de lesões de cárie em crianças.

Se o profissional perceber superfície esbranquiçada com suspeita de perda de minerais no dente 64, a identificação de possível lesão de cárie deve seguir o protocolo de remoção do biofilme superficial, secagem da região e exploração com sonda n.º 5 de ponta romba (ball point).

Alternativas
Comentários
  • Exploração com ponta romba é a pegadinha!

  • Muitos dentistas pegam a sonda e apertam sua ponta pontiaguda no esmalte pra ver se tem algum buraco. Pressão é uma grandeza física escalar definida pela razão entre a força aplicada e a área de aplicação, logo, com a ponta fina da sonda, se o esmalte estiver enfraquecido mas ainda não cavitado, você com sua força irá provocar uma cavitação. Por isso, a exploração com ponta romba (que não é fina) é feita com intuito de verificar a textura do esmalte sem perfurar uma possível zona hipomineralizada.