SóProvas


ID
5305297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito dos mais variados transtornos psicopatológicos, julgue o item a seguir.


Uma pessoa que viaja de avião a trabalho pelo menos uma vez ao mês, que nunca sofreu nem presenciou acidente aéreo, mas sente forte ansiedade semelhante a ataques de pânico ao simples fato de pensar na viagem, tem sintomas compatíveis com fobia específica.

Alternativas
Comentários
  • Certo! percebe-se que a questão cita apenas o medo de andar de avião, ou seja, é algo específico. Porém, se citasse mais situações poderia dar margem para agorafobia...

  • Dá pra descartar Transtorno Pós Traumático pelo simples fato de que o paciente precisa ter experienciado uma situação traumatizante. Ou conhecido alguém que tenha passado pela mesma experiência traumática.

  • Ou ter alguém próximo que já tenha vivenciado alguma situação traumatizante também, Giovani. O DSM-V considera essa possibilidade :)

  • 3. Fobia Específica

    A. Medo ou ansiedade acentuados acerca de um objeto ou situação

    B. O objeto ou situação fóbica quase invariavelmente provoca uma

    resposta imediata de medo ou ansiedade.

    C. O objeto ou situação fóbica é ativamente evitado ou suportado com

    intensa ansiedade ou sofrimento.

    D. O medo ou ansiedade é desproporcional em relação ao perigo real

    imposto pelo objeto ou situação específica e ao contexto sociocultural.

    E. O medo, ansiedade ou esquiva é persistente, geralmente com

    duração mínima de 6 MESES.

    F. Sofrimento ou prejuízo clinicamente significativo.

    Especificar

    Animal

    Ambiente natural

    Sangue-injeção-ferimentos

  • Fobia simples ou específica caracteriza-se por medo (ou ansiedade) intenso, persistente, desproporcional e irracional, circunscrito à presença de uma situação ou objeto particular, que pode ser denominado estímulo fóbico, evocado quase todas as vezes que o indivíduo entra em contato com o estímulo - no caso em tela, a situação de voar de avião. O grau do medo experimentado pode variar com a proximidade do objeto ou situação temida e pode ocorrer com a antecipação da presença ou na presença real do objeto ou situação; além de poder assumir a forma de um ataque de pânico com sintomas completos ou limitados. 
    Perceba que a banca fez questão de elucidar a não existência de evento traumático (vivenciado, presenciado ou tomado  ciência) anterior ao início dos sintomas para fins de diagnóstico diferencial com o Transtorno do Estresse Pós-traumático.

    Gabarito do Professor: CERTO