-
A ansiedade - assim como o estresse em geral - envolve maior liberação do Cortisol.
-
gab C
Trechos de um artigo:
[...] indivíduos com ansiedade generalizada apresentam risco aumentado de Doença Arterial Coronariana e de morte cardiovascular, independentemente das variáveis demográficas, fatores de risco biológicos e comportamentos de saúde.
Em outros estudos, o transtorno de ansiedade generalizada estava associado ao risco aumentado de eventos cardiovasculares recorrentes e de morte cardíaca.
Esses fatores podem justificar o aumento da incidência de DAC, bem como de arritmias e morte súbita em pacientes com transtornos de ansiedade.
http://www.onlineijcs.org/english/sumario/29/pdf/v29n1a10.pdf
-
Uma coisa ligada a outra na maioria das vezes.
Gabarito: CERTO
-
A ansiedade exerce influência significativa sobre os marcadores da variabilidade da frequência cardíaca, sendo essa relação usada na mensuração da atuação do sistema nervoso autônomo sobre o coração. Na presença da ansiedade a VFC apresenta-se reduzida, o que influi em uma menor adaptação do nosso organismo frente às alterações fisiológicas e ambientais. Essa falta de adaptação pode ser compreendida como uma condição patológica, que reduz a capacidade cardíaca.
Inúmeros estudos apontam para uma maior probabilidade de aparecimento de doenças cardiovasculares em pacientes com transtornos de ansiedade e no agravamento da condição cardiovascular, quando a ansiedade se manifesta em cardiopatas.
Gabarito do Professor: CERTO