Com base em outras questões respondi essa com a seguinte interpretação: não é dever somente do psicólogo fornecer tais notícias... Por a questão restringir essa obrigação atribuindo o dever ao Psi a questão ficou errada. Cuido com questões que colocam o psicólogo como transmissor de más notícias, muitas vezes para o senso comum esse dever é unicamente do psicólogo, o que não é verdade... veja um trecho de um artigo que busquei na internet:
Comunicar más notícias a pacientes e seus familiares em Hospitais é uma das mais difíceis e importantes tarefas com que se deparam as equipes de saúde e principalmente os médicos. A despeito de sua importância, muitos profissionais ainda carecem de informação e preparação suficientes para lidar com essas situações.
Comunicar más notícias é, provavelmente, uma das tarefas mais difíceis que os profissionais de saúde têm que enfrentar, pois implica em um forte impacto psicológico do paciente e sua rede de apoio - quem recebe uma má notícia dificilmente esquece onde, como e quando ela foi comunicada (Almanza-Muños e Holland, 1999).
Quem quiser ler mais sobre: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582007000100005
gab: Errado
De acordo com Simonett (2013), feito o diagnóstico de uma doença maligna ou incurável, o passo a seguir é comunica-lo ao paciente e à família, coisa que nunca é fácil, para nenhum dos envolvidos. Tradicionalmente essa responsabilidade de anunciar as más notícias têm sido dos médicos, mas cada vez mais, em função da formação de equipes multidisciplinares, o psicólogo vem sendo solicitado para participar destas situações.
Assim, a questão erra ao dar a ideia de que os psicólogos devam assumir esse papel no lugar dos médicos. Isso porque durante a comunicação de um diagnóstico, muitas dúvidas dos aspectos clínicos da doença podem surgir, as quais o profissional médico que realizou tal diagnóstico é, sem dúvida, o mais indicado a sanar. Assim como respostas emocionais também podem ser despertadas e, de fato, a Psicologia possui estratégias para lidar. Nesse sentido, o ideal seria a comunicação em conjunto, num contexto de equipe multiprofissional, como afirma o autor.
Simonetti, Albedo Manual de psicologia hospitalar : o mapa da doença / Alftedo Simonetti. 7. ed. , São Paulo : Casa do Psicólogo, 2013.
Gabarito do Professor: ERRADO