SóProvas


ID
5305315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o processo de adoecimento e a intervenção psicológica em equipes hospitalares, julgue o item subsequente.

A avaliação da dor entre pessoas hospitalizadas é feita com o uso de escalas padronizadas que avaliam os níveis qualitativos e quantitativos da dor.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica?

  • Para Pimenta (1999), a avaliação psicológica do paciente com dor deve identificar na queixa dolorosa, além das características tais como localização, duração, intensidade, também fatores emocionais, comportamentais e culturais envolvidos na sintomatologia da dor, ou seja, "os objetivos da avaliação são estabelecer os elementos determinantes ou contribuintes para o quadro, aquilitar as limitações e os sofrimentos advindos da dor, nortear a escolha das intervenções analgésicas e verificar efetividade das intervenções implementadas" (p.44).

      Já em relação ao método, a avaliação do fenômeno doloroso pode ser divida em três categorias: medida de respostas fisiológicas da dor, observações de comportamentos relacionados à dor e descrições verbais ou escritas da dor e variáveis associadas à esta.

    Vai muito além da escala de dor de 0 a 10 - um exemplo de instrumento quantitativo

    Descrições verbais numa entrevista -um exemplo de instrumento qualitativo

  • Sao 5 testes utilizados: Escala de ansiedade de Beck( Bai), Escala de depressao de Beck( Bdi), Inventario de Stress em Adultos, Inventario de halidades sociais e Instrumento de avalicao de qualidade de vida da Oms.

  • Uma grande variedade de estratégias para avaliação da dor pode ser utilizada, sendo que cada modo de avaliação fornece informações qualitativas e quantitativas a respeito da dor. Por ser uma experiência subjetiva, a dor não pode ser mensurada por instrumentos físicos que, usualmente, mensuram o peso corporal, a temperatura, a altura, a pressão sanguínea e o pulso, e ainda não existe um instrumento padrão que permita enfermeiro mensurar essa experiência tão complexa e pessoal, porém estão disponíveis algumas escalas que permitem avaliá-la, complementando o processo de análise semiológica enfermeiro relativo a esta experiência.
    Para se medir a intensidade da dor que o paciente sente, há escalas específicas. As mais utilizadas são a Escala Visual Analógica (EVA) e a Escala Visual Numérica (EVN). Através delas, o paciente pode apontar para o profissional de saúde o quão intensa é a sua dor: em um extremo, está a condição sem dor, ou dor "nota zero". No extremo oposto, está a dor pior que a pessoa já sentiu, ou "dor nota dez".
    Gabarito do Professor: CERTO