SóProvas


ID
5305333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a comportamentos sociais e características de personalidade, julgue o item a seguir.

Uma pessoa com diagnóstico de ansiedade social pode apresentar fortes sinais de ansiedade, incluindo suor, tremor e ruborização quando comparece a uma festa ou reunião social, mas pode ter comportamento totalmente natural ao fazer uma apresentação no trabalho para seus superiores.

Alternativas
Comentários
  • A característica essencial do transtorno de ansiedade social é um medo ou ansiedade acentuados ou intensos de situações sociais nas quais o indivíduo pode ser avaliado pelos outros;

    Quando exposto a essas situações sociais, o indivíduo tem medo de ser avaliado negativamente. Ele tem a preocupação de que será julgado como ansioso, débil, maluco, estúpido, enfadonho, amedrontado, sujo ou desagradável;

    O indivíduo teme agir ou aparecer de certa forma ou demonstrar sintomas de ansiedade, tais como ruborizar, tremer, transpirar, tropeçar nas palavras, que serão avaliados negativamente pelos demais;

    gab: Certo

  • Não entendi a questão a partir do trecho :

    (...) , mas pode ter comportamento totalmente natural ao fazer uma apresentação no trabalho para seus superiores.

    Se pessoas com esse diagnóstico teme a avaliações negativas (o medo e a ansiedade é julgado desproporcional ao risco real de ser avaliado negativamente ) uma série de sintomas e na apresentação no trabalho pode ter comportamento natural? Sério não entendi ... se alguém puder explicar agradeço.

  • Acredito que esta questão esteja incorreta.

    De acordo com o DSM-V, nos critérios diagnósticos do Transtorno de Ansiedade Social:

    A. Medo ou ansiedade acentuados acerca de uma ou mais situações sociais em que o indivíduo é exposto a possível avaliação por outras pessoas. Exemplos incluem interações sociais (p. ex., manter uma conversa, encontrar pessoas que não são familiares), ser observado (p. ex., comendo ou bebendo) e situações de desempenho diante de outros (p. ex., proferir palestras).

    Fazer uma apresentação no trabalho diante dos superiores envolve um tipo de avaliação. Logo, a pessoa diagnosticada apresentará sim (teoricamente) os sintomas de ansiedade citados.

  • Como eu enxergo:

    Se o indivíduo está no local de trabalho, significa que ele já enfrenta as questões de fobia social, que passou pela contratação e está na manutenção do trabalho, está subentendido que ele possui recursos para este enfrentamento. Talvez os afetos viabilizem a relação com seus superiores, por isso - referência de que: “mas” pode ter o comportamento natural…

    O diagnóstico de ansiedade social, de tantos outros transtornos não fecham a capacidade de autorregulação do indivíduo para o todo, seria uma generalização, como por exemplo afirmar que alguém que tem transtorno depressivo maior, não pode sentir-se sem o humor deprimido em algum grupo, como algo estático em todas as relações.

  • Acredito que este gabarito está errado. Pois quem sofre de fobia social não vai ter comportamento totalmente natural ao fazer uma apresentação no trabalho para seus superiores, é uma situação que vai expor o individuo e com isso vai fazer com que sua ansiedade se eleve e assim seu comportamento não será totalmente natural.

    Portanto, considero como ERRADA.

  • Uma pessoa com diagnóstico de ansiedade social não está obrigada a ter sintomas em todas as situações sociais a que for exposta (como parece ser o raciocínio nos comentários abaixo) pode ter e pode não ter (apresentando, inclusive, comportamento totalmente natural).

  • Segundo o DSM-5, o Transtorno de Ansiedade Social é caracterizado por medo ou ansiedade acentuados acerca de uma ou mais situações sociais em que o indivíduo é exposto a possível avaliação por outras pessoas. Quando exposto a essas situações sociais, o indivíduo tem medo de ser avaliado negativamente; tem a preocupação de que será julgado como ansioso, débil, maluco, estúpido, enfadonho, amedrontado, sujo ou desagradável. O indivíduo teme agir ou aparecer de certa forma ou demonstrar sintomas de ansiedade, tais como ruborizar, tremer, transpirar, tropeçar nas palavras, que serão avaliados negativamente pelos demais. Alguns têm medo de ofender os outros ou de ser rejeitados como consequência. 
    As situações sociais quase sempre provocam medo ou ansiedade. Entretanto, o grau e o tipo de medo e ansiedade podem variar (p. ex., ansiedade antecipatória, ataque de pânico) em diferentes ocasiões. Os indivíduos com frequência evitarão as situações sociais temidas ou então as suportarão com intenso medo ou ansiedade. A esquiva pode ser abrangente (p. ex., não ir a festas, recusar a escola) ou sutil (p. ex., preparando excessivamente o texto de um discurso, desviando a atenção para os outros, limitando o contato visual).
    Nesse sentido, fazer uma apresentação social no trabalho se encaixa perfeitamente num contexto social de avaliação que poderia despertar a ansiedade. Mas perceba que a definição do DSM-5 não exige que os sintomas sejam exibidos em toda situação social vivida pelo indivíduo. Podem haver certas situações mais familiares em que ele já tennha desenvolvido um bom repertório de habilidades social estando mais apto a lidar com seus sintomas ansiosos, como o trabalho. 

    Gabarito do Professor: CERTO
  • Creio que a palavra, "PODE" é a chave dos questionamentos. Entendo essa questão muito mais como uma pegadinha do que outra coisa...

    ...mas pode ter comportamento...