SóProvas


ID
5305348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo de desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas na terceira idade está diretamente relacionado

ao aumento da ocorrência do perfil de morbi-mortalidade, caracterizado pela longevidade dessa população.

Alternativas
Comentários
  • Se por um lado o envelhecimento populacional trouxe os benefícios de uma maior longevidade, por outro aumentou a ocorrência do perfil de morbi-mortalidade, caracterizado por um aumento de doenças crônico-degenerativas1. A preocupação com as condições de saúde do idoso tem motivado o desenvolvimento de vários estudos sobre o envelhecimento humano. Essas pesquisas são essenciais no direcionamento de políticas públicas que atendam à parcela idosa da população, mesmo porque o atual sistema de saúde brasileiro ainda precisa ser ajustado e organizado para os diferentes perfis demográficos e epidemiológicos decorrentes do aumento da expectativa de vida3. Além disso, os serviços de medicina suplementar necessitam melhorias para atender eficientemente essa população visto que a prevenção de doenças e dependência de tratamentos dispendiosos evita gastos futuros para o próprio governo4.https://doi.org/10.1590/1413-81232015208.11742014

  • Morbimortalidade é um conceito complexo que provém da ciência médica e que combina dois subconceitos como a morbilidade e a mortalidade. Podemos começar explicando que a morbilidade é a presença de um determinado tipo de doença em uma população. A mortalidade, por sua vez, é a estatística sobre as mortes em uma população. Assim, ambos os subconceitos podem ser entendidos com a ideia de morbimortalidade, mais específica, significa em outras palavras, aquelas doenças causadas de morte em determinadas populações, espaços e tempos.
    O perfil de morbimortalidade das doenças crônico-degenerativas é, em sua grande maioria, formado pela população idosa, em razão das alterações fisiológicas do envelhecimento estarem dentre fatores que, juntamente com fatores genéticos predisponentes e fatores de risco modificáveis como tabagismo, ingesta alcoólica excessiva, sedentarismo, consumo de alimentos não saudáveis e obesidade, interagem para o desenvolvimento de tais doenças.
    Gabarito do Professor: CERTO