SóProvas


ID
5305378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à pessoa com transtornos mentais em conflito com a lei, julgue o item a seguir, à luz da Portaria GM/MS n.º 4.279/2010.

Uma das diretrizes a serem adotadas em atenção ao paciente judiciário é a adoção de medida de segurança adequada às circunstâncias do fato praticado, de modo a respeitar as singularidades sociais e biológicas do referido paciente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO.

    F) adoção de medida adequada às circunstâncias do fato, do fato praticado,de modo a respeitar as singularidades sociais e biológicas do paciente judiciário.

    Fonte: https://atos.cnj.jus.br/files//recomendacao/recomendacao_35_12072011_22102012170144.pdf

  • A questão solicita conhecimentos acerca da Portaria 4279/2010 do Ministério da Saúde e da Recomendação CNJ nº 35/2011.

    A Portaria tem como objetivo estabelecer “diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)''.

    A Recomendação CNJ baseia-se na Portaria do MS visando atender as diretrizes que preceitua o SUS e, consequentemente, ao paciente psiquiátrico. Nesse sentido, os tribunais devem adotar a atenção e medidas de segurança com os pacientes em consonância com a Lei 10216 - Reforma Psiquiátrica. Por isso, devem ser respeitados a autonomia, a subjetividade e a cidadania dos sujeitos, com práticas voltadas ao cuidado humanizado, integral e igualitário.

    De acordo com a Recomendação, recomenda-se aos tribunais que adotem as medidas de segurança onde haja “f) adoção de medida adequada às circunstâncias do fato praticado, de modo a respeitar as singularidades sociais e biológicas do paciente judiciário;

    Além disso, no art 9º da lei 10.216, deve ser observada a segurança do paciente (nesse caso, o agente) dos demais internados e dos funcionários:

    Art. 9º A internação compulsória é determinada, de acordo com a legislação vigente, pelo juiz competente, que levará em conta as condições de segurança do estabelecimento, quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários.

    Gabarito da professora: CERTO

    Fontes:

    Lei 10.216/01

    Resolução CNJ 35/2011

    Portaria 4279/10 MS