Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos conhecer a definição de alguns termos relacionados à administração de compras. Vejamos dentre as opções qual contém a denominação do prazo normal que ocorre entre a emissão de ordens de compras e seu atendimento.
A - incorreta. Ponto de Pedido: é a quantidade de itens que quando atingida implica um novo pedido de compra. Pode ser obtido a partir do seguinte cálculo: PP = (C x TR) + ES; em que:
- C = Consumo Médio;
- TR = Tempo de reposição (em meses).
- ES = estoque de segurança/mínimo
B - incorreta. O sinal de demanda, segundo Martins (2009), é a forma sob a qual a informação chega à área de comprar para desencadear um processo de aquisição de bem material ou patrimonial. Sendo que no caso dos bens patrimoniais, o sinal pode vir de um estudo de viabilidade ou de uma necessidade de expansão. No caso de obras públicas, pode ser resultado de um estudo de mercado ou de necessidades sociais.
C - incorreta. O controle (inventário) periódico é destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exercício – constituído do inventário anterior e das variações patrimoniais ocorridas durante o exercício.
D - correta. Tempo de Reposição (TR): é o intervalo entre a emissão do pedido e a chegada do material no almoxarifado da organização, é conhecido também como tempo de ressuprimento ou lead time.
Tendo visto as alternativas, concluímos que a "D" é a correta.
GABARITO: D
Fontes:
ENAP, Escola Nacional de Administração Pública. Gestão de materiais. 2015
INSTRUÇÃO NORMATIVA 205/1988 - SEDAP
MARTINS, Petrônio; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.