SóProvas


ID
5306812
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na função administrativa da coordenação, há vários princípios que favorecem a ação, dentre os quais o que determina que cada superior não deverá ter mais que um certo número de subordinados, variando estes em função do tamanho da empresa, do nível e da natureza dos cargos, da complexidade e viabilidade do trabalho e do preparo dos subordinados. Essa função da coordenação que se projeta na estrutura organizacional está relacionada com o seguinte conceito:

Alternativas
Comentários
  • A amplitude de controle (ou amplitude administrativa) corresponde ao número de subordinados por cada chefe. Assim, se na empresa X, por exemplo, cada chefe possui dois subordinados, podemos dizer que a amplitude de controle é 2.

    Fonte: direção concursos.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre alguns princípios da administração. Neste caso, vejamos qual das alternativas apresenta o princípio que determina que cada superior não deverá ter mais que um certo número de subordinados, variando estes em função do tamanho da empresa, do nível e da natureza dos cargos, da complexidade e viabilidade do trabalho e do preparo dos subordinados.

    A - incorreta. Especialização refere-se à distribuição de diferentes atividades entre as pessoas no sentido de aumentar o potencial de capacidades, a economia de tempo, a aquisição de habilidades por treinamento e prática e, em consequência, aumentar a produção, a redução de custos e a economia de escala (CHIAVENATO, 2014, p.83).

    B - incorreta. Divisão do trabalho: distribuição de tarefas entre os indivíduos ou grupos sociais, de acordo com a posição que cada um deles ocupa na estrutura social e nas relações de propriedade. Cada pessoa ou grupo torna-se um especialista para realizar um tipo específico de atividade (CHIAVENATO, 2014, p.83). 

    C - incorreta. Supervisão funcional: função de direção exercida no nível operacional da organização.

    D - correta. Para Chiavenato (2014, p. 93;168), a amplitude de controle consiste no número de subordinados que cada administrador pode supervisionar. O número ótimo de subordinados varia segundo o nível e a natureza dos cargos, a complexidade do trabalho e o preparo dos subordinados.

    Amplitude pode ser:

    • Estreita com maior número de níveis hierárquicos produz uma estrutura organizacional alta e alongada. Possui uma quantidade menor de subordinados, pois requerem mais atenção e coordenação.

    • Larga com poucos níveis hierárquicos produz uma estrutura organizacional achatada e dispersada horizontalmente. Aqui, o supervisor comanda um número maior de subordinados, que não precisam de tanta supervisão e atenção.

    Vale destacar que nos tempos atuais, as organizações têm a tendência de achatar suas estruturas, atuando, dessa forma, com uma amplitude larga, que, além de implicar em menos custos, são responsáveis pela promoção de motivação, maior participação e delegação.

    Concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fontes:

    CHIAVANATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.

  • Gabarito: D

  • Gab.: D

    A amplitude administrativa (amplitude de comando ou, ainda, amplitude de controle) significa o número de subordinados que um administrador pode supervisionar. Quando um administrador tem muitos subordinados, ele tem uma grande amplitude de comando.

    Chiavenato, Idalberto. Administração geral e pública / Idalberto Chiavenato. – 3. ed. – Barueri, SP: Manole, 2012