Muita gente errou pq foi na letra D: da ação de plaquetas que se transformam em filamentos de fibrina aos quais as células sanguíneas aderem.
O erro está em dizer que as plaquetas se transformam em fibrina, quando na verdade elas se aglutinam formando um "tampão" no ferimento para que após isso os fibrinogênios do sangue se transformem em fibrina.
PROCESSO DE COAGULAÇÃO
Quando ocorre qualquer ferimento em um vaso sanguíneo, as plaquetas se aglutinam e formam o tampão, onde são liberadas substâncias que recrutam mais plaquetas para aquele local. A partir desse momento acontecem muitas reações enzimáticas chamadas de cascata de coagulação que liberam substâncias importantes para a coagulação. Então os fibrinogênios presentes no sangue se transformam em filamentos de fibrina e formam uma rede que irá formar o coágulo ou trombo, que fecha a lesão e evita a perda excessiva de sangue.
Após a recuperação do ferimento, as plaquetas também possuem enzimas responsáveis pela remoção dos coágulos.
Fibrinogênio é uma proteína produzida no fígado e liberada na circulação sanguínea onde se instala no plasma que desempenha um papel vital na coagulação do sangue. O fibrinogênio é uma proteína de fase aguda positiva, o que significa que sua produção é aumentada durante a lesão, infecção e inflamação.
Fibrina é uma proteína fibrosa envolvida na cascata de coagulação de sangramentos. Ela se agrega às plaquetas formando uma camada que detém hemorragias. A fibrina é formada a partir de uma cadeia de reações dependente da ação de algumas substâncias com a trombina e o fibrinogênio.
BONS ESTUDOS!