SóProvas


ID
5307934
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Centenário do Sul - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.069, de 13/07/90) em seu art. 56, estabelece aos dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicar ao Conselho Tutelar os casos de, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A questão quer saber quando os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental devem comunicar ao Conselho Tutelar conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Devemos marcar a assertiva incorreta. Vejamos:

    a) Incorreta.

    São obrigações das entidades que desenvolvem programas de internação . Vejam:

    De acordo com o artigo 94, IX, do ECA: As entidades que desenvolvem programas de internação têm as seguintes obrigações, entre outras: oferecer cuidados médicos, psicológicos, odontológicos e farmacêuticos.".

    b) Correta.

    De acordo com o artigo 56, I, do ECA: Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de maus-tratos envolvendo seus alunos."

    c) Correta.

    De acordo com o artigo 56, III, do ECA: Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de elevados níveis de repetência.

    d) Correta.

    De acordo com o artigo 56, II, do ECA: "Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares."

    Gabarito do monitor: A

  • Art. 56º  Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: 

    I- maus-tratos envolvendo seus alunos; 

    II- reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares; 

    III- elevados níveis de repetência

    GABARITO: A