SóProvas


ID
5308405
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Belmonte - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale abaixo a alternativa CORRETA em relação ao uso do porquê.

Alternativas
Comentários
  • A questão é sobre o uso dos "porquês" e quer que marquemos a alternativa CORRETA em relação ao uso do porquê. Vejamos:

     .

    A) Porque o céu é azul?

    Errado.

    Porque: conjunção com valor de “pois”, “uma vez que”... É utilizado em respostas. Ex.: Não fiz a prova porque não me senti preparada. 

     .

    B) Porquê o céu é azul?

    Errado.

    Porquê: substantivo com significado de “motivo”, “razão”. Vem acompanhado de determinante: artigo, pronome, adjetivo ou numeral. Ex.: Gostaria de saber o porquê dessa resposta.

     .

    C) Por que o céu é azul?

    Certo. "Por que" = por qual razão, por qual motivo.

    Por que: equivale a “por qual razão/motivo” ou “pelo qual” (e variações). Ex.: Por que você não resolve mais questões? / A rua por que passamos estava cheia de buracos.

     .

    D) Por quê o céu é azul?

    Errado.

    Por quê: vem antes de um ponto (final, interrogativo, exclamação) e significa “por qual motivo”, “por qual razão”. É utilizado em perguntas no fim das frases. Ex.: Vocês não se inscreveram por quê?

     .

    Gabarito: Letra C 

  • Gabarito C

    Por que = Pergunta ou por qual motivo/razão;

    Porque = Resposta, causa/explicação;

    Por quê = Final de frase;

    Porquê = Motivo e é um substantivo acompanhado por artigo, pronome, adjetivo ou numeral.

  • Esta questão requer conhecimento acerca da grafia dos “porquês".



    Regra dos porquês:



    . por que - (separado e sem acento) usa-se em início de pergunta ou no meio de uma frase quando puder substituir o “que" por “o qual" (e suas variantes). Geralmente pode pôr a palavra motivo ou razão depois de por que. Nesse caso, o que é pronome relativo antecedido da preposição por.


    . por quê - (separado e com acento) usa-se em final de frase (interrogativa ou não) e sozinho. Por ter uma entonação mais forte, faz-se necessário o acento por ser uma monossílaba tônica terminada em e, cumpre-se, aí, a regra de acentuação gráfica.

    . porque - (junto e sem acento) usa-se para dar uma resposta, justificativa, esclarecimento ou pode indicar uma finalidade.

    . porquê - (junto e com acento) sempre será antecedido por um determinante (artigo, pronome adjetivo); além disso, é substituível pelos substantivos motivo ou razão. Nesse caso, é substantivo.


    Por se tratar de uma pergunta direta introduzida pelo advérbio interrogativo, a ortografia é, certamente, “por que" (separado e sem acento).


    Por que o céu é azul?" (Início de pergunta direta).


    Gabarito da Professora: Letra C.