SóProvas


ID
5308594
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Jacaraú - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Leia as proposições sobre a linguagem dos documentos oficiais recomendada pelo Manual de Redação da Presidência da República, e, em seguida responda o que se pede.

I- Saber usar a linguagem oficial no ambiente formal do trabalho é muito importante, pois algum erro na formação da frase poderá levar a interpretações equivocadas pelos interlocutores.
II- A linguagem dos documentos oficiais difere das demais pelos critérios de formalidade e de rigor próprios desse gênero de texto.
III- Com o objetivo de facilitar a comunicação, dependendo do grau de formalidade entre emissor e receptor, pode-se usar uma variante mais informal da linguagem.
IV- Sendo a publicidade, a impessoalidade e a eficiência princípios fundamentais de toda administração pública, essas devem igualmente nortear a elaboração dos atos e das comunicações oficiais.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito da Banca: A. Não concordo com o gabarito, pois não existe uma linguagem oficial e sim o padrão culto da língua. meu gabarito: B
  • Linguagem oficial é de lascar!

  • Não existe linguagem oficial dentro da redação oficial. Existe padrão culta da língua. Maaaaaaaaaaaaaaas...não discutamos com a banca. Próxima

  • Concordo plenamente com os comentários dos colegas. Não existe linguagem oficial mas sim linguagem formal

  • o que a banca fez foi dizer que em todo "AMBIENTE FORMAL DE TRABALHO" a linguagem oficial é a "LINGUA CULTA " me induzindo ao erro

  • não concordo com a primeira opção, pelo fata de que toda organização elas podem ser tantos formais quanto informais, soou meio estranho, não tem como ser todo tempo formal.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento acerca da linguagem a ser empregada na redação oficial. 


    I. Conforme explica o Manual de Redação, não existe propriamente um padrão oficial de linguagem, o que há é o uso da norma padrão nos atos e nas comunicações oficiais. Assim, essa primeira afirmação está incorreta, embora saibamos que o atributo da clareza determina que sejam utilizadas frases curtas, bem estruturadas, pois qualquer erro na construção da frase de fato poderá levar a interpretações equivocadas pelos interlocutores. 


    II. De acordo com o Manual de Redação, o estabelecimento da formalidade exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos, da digitação sem erros, do uso de papéis uniformes para o texto definitivo e a sua correta diagramação. Sendo assim, verificamos que esta afirmativa está correta.


    III. O Manual de Redação estabelece que o emprego do padrão culto é imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas. Nesse sentido, não é permitido na comunicação oficial usar uma variante mais informal. Portanto, esta afirmativa está incorreta.
    IV. Os atributos da redação oficial decorrem do art. 37 da Constituição. Por isso, sendo a publicidade, a impessoalidade e a eficiência princípios fundamentais de toda a administração pública, devem igualmente nortear a elaboração dos atos e das comunicações oficiais. Ou seja, esta afirmativa está correta.

    Gabarito da Banca: Letra A.

    Gabarito do Professor: Letra B, pois estão corretas apenas as afirmativas II e IV, tendo em vista a afirmação "Saber usar a linguagem oficial" no início da afirmativa I.
  • A CPCON é conhecida em nosso estado por atrapalhar a vida dos concurseiros. Eles sempre querem inventar nas questões.