SóProvas


ID
5308663
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Cachoeira dos Índios - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências, em seu Art. 4º, afirma que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à:

Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão quer saber quanto ao dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público com absoluta prioridade a efetivação dos direitos conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Devemos marcar a assertiva incorreta. Vejamos:

    De acordo com o artigo 4º do ECA: É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes:

    ⇾ à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer (Alternativa A)

    ⇾ à profissionalização, à cultura (Alternativa B)

    ⇾ à dignidade, ao respeito, à liberdade (Alternativa D)

    ⇾à convivência familiar e comunitária. (Alternativa E)

    A assertiva C diz respeito ao artigo 7º que fala sobre os direitos fundamentais. Vejam: "Art. 7º A criança e o adolescente têm direito à proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência". Por isso, este é o nosso gabarito.

    Gabarito do monitor: C

  • Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à/ao:

    vida,

    saúde,

    alimentação,

    educação,

    esporte,

    lazer,

    profissionalização,

    cultura,

    dignidade,

    respeito,

    liberdade e

    convivência familiar e comunitária.

    Gabarito: C (Efetivação de políticas sociais públicas não faz parte do art. 4º)