SóProvas


ID
5308975
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Sapé - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As tendências pedagógicas constituem-se em teorias educacionais que norteiam e influenciam a prática docente, estas pressupõem melhoria na qualidade do ensino que é disponibilizado ao aluno. Sobre tendências pedagógicas é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • o Qconcursos ultimamente tá gostando de quadruplicar as questões, né?

  • Essa questão exige o conhecimento sobre a teoria das Tendências Pedagógicas.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

     

    Sobre tendências pedagógicas, vamos analisar cada uma das alternativas abaixo para identificarmos a CORRETA.

     

    A) Decroly ancora-se em fundamentos psicológicos e sociológicos para desenvolver um modelo tradicional de educação alicerçado no interesse do aluno e na autoavaliação.

    Errada! Decroly foi um médico, psicólogo e professor belga criador do método dos centros de interesse. Esses centros de interesse, para ele, seriam a família, o universo, o mundo vegetal, o mundo animal, entre outros. Além disso, desenvolviam a observação, a associação e a expressão. Segundo este pensador, educar era partir das necessidades infantis. Nesse sentido, as necessidades fundamentais da criança seriam: 1) alimentar-se; 2) abrigar-se; 3) proteger-se contra a intempérie e dos perigos; e 4) agir/produzir por meio de uma atividade social, recreativa e cultural. Portanto, não se trata de um modelo tradicional centrado no professor.


    B) Comênius declara a necessidade de “ensinar tudo a todos" através da adoção de métodos variados que facilitaria o trabalho do professor e tornaria os conhecimentos mais acessíveis aos alunos.

    Errada! Comenius foi um educador tcheco, criador de um sistema educacional que até hoje influencia as práticas pedagógicas. É considerado o grande educador e pedagogo moderno e um dos maiores reformadores sociais de sua época.

    Influenciado pelas ideias de outros pensadores modernistas, João Comenius formulou os princípios de uma educação racionalista que toma como base a ciência moderna e os estudos sobre a natureza. Além disso, este pensador moderno foi o primeiro a propor um sistema articulado de ensino, a partir do qual reconhece o igual direito de todos os homens ao saber. Escreveu em 1657 a “Didática Magna", considerada como método pedagógico para ensinar tudo a todos, com rapidez, economia de tempo e sem fadiga; de modo a orientar o trabalho docente. Por esse motivo, é considerado o pai da didática. Para Comenius, todos os homens merecem a sabedoria, a moralidade e a religião, portanto a educação é um direito natural de todos. Nesse sentido, defendia que a educação deveria ser permanente, vale dizer, realizada durante toda a vida. Portanto, Comenius não adotou métodos variados para ensinar tudo a todos, mas criou um único método pedagógico para isso.


    C) John Dewey baseia-se nas noções de experiência e de atividade como estratégias para o despertar do interesse e, assim, conectar o indivíduo ao objeto do conhecimento.

    Certa! Dewey foi um filósofo, psicólogo e pedagogo norte americano, defensor da escola ativa, que propunha a aprendizagem por meio da atividade pessoal do aluno. Era uma educação essencialmente pragmática (pragmatismo). Para este filósofo, a educação era essencialmente um processo e não um produto, era uma constante reorganização ou reconstrução da experiência. O objetivo da educação se encontraria no próprio processo, ou seja, ela seria um fim nela mesma. Outra característica atribuível à escola, na visão de Dewey, é a de que esta também possui o papel de implementar novas estruturas democráticas por meio da atuação na renovação constante dos costumes e não na sua simples preservação. John Dewey foi um dos precursores da pedagogia de projetos, a qual atribuía como um de seus princípios o de que a escola deve oportunizar experiências de aprendizagem que fortaleçam o comportamento solidário e democrático, propiciando a eficácia social.

     

    D) Paulo Freire é o educador brasileiro mais conhecido no exterior, principalmente considerando a sua experiencia na alfabetização de adultos e na educação popular. Paulo Freire pode ser considerado um educador progressivista.

    Errada! Paulo Freire foi um educador brasileiro responsável pela formulação da pedagogia libertadora. Ele entendia que a educação é um momento de experiência dialética da humanização dos homens, com igual participação dialógica do educador e do educando.

    Para este autor, a educação não é neutra, sendo as dimensões política e gnosiológica (relacionada ao conhecimento do ser humano) características identificadoras da sua concepção educacional. Ele entendia que a verdadeira educação consiste numa ação problematizadora e libertadora.

    Paulo Freire era um profundo conhecedor das contradições sociais no Brasil. Por isso, para ele, “a primeira condição para que um ser humano possa assumir um ato comprometido, está em ser capaz de agir e refletir". Em outras palavras, a ação educativa só se torna consciente e participativa, quando os excluídos sociais são capazes de compreender a sua própria historicidade, a sua própria identidade. Portanto, para este educador, de nada vale sabe ler e escrever, se a realidade histórica de cada um permanecer inalterada. Sobre o ato de ensinar, Paulo Freire (1996) entendia que “ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar". Portanto, a teoria de Paulo Freire é a progressista Libertadora (e não progressivista), já que sua proposta pedagógica se opõe a uma educação adestradora e alienante.

     

    E) Coletividade e trabalho são dois conceitos fundamentais nas pedagogias de Makarenko e de Pavlov.

    Errada! Makarenko foi um pedagogo soviético (de origem ucraniana), considerado um dos maiores expoentes da educação socialista. Sob influência do movimento Escola Nova, propôs a escola única até os 10 anos, fundamentada na “autoridade da ajuda", que era a autoridade do coletivo resultante da participação comum nas decisões. Seu programa incluía princípios democráticos, como a decisão coletiva em oposição ao governo individual. Para ele o coletivo deveria receber prioridade sobre o individual. Não poderia haver educação senão na coletividade, por meio da vida e do trabalho coletivo. Portanto, Makarenko de fato defende a coletividade. No entanto, Ivan Petrovich Pavlov (fisiologista russo conhecido principalmente pelo seu trabalho no condicionamento clássico) foi premiado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1904, por suas descobertas sobre os processos digestivos de animais. Ivan Pavlov entrou para a história por sua pesquisa: o papel do condicionamento na psicologia do comportamento. Pavlov, como Behaviorista clássico, defende então o condicionamento da educação.

     

    Gabarito do Professor: Letra C.