SóProvas


ID
5308999
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Sapé - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), desenvolve um Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES), que publica dados do desmatamento nesta área periodicamente. Segundo o INPE houve um acréscimo das taxas de desmatamento de 8,5% entre os anos de 2017 para 2018 e de janeiro até agosto de 2019, a área desmatada foi 92% superior à do mesmo período de 2018. Julgue às assertivas e responda o que se pede.

I- O avanço descontrolado do desmatamento na Amazônia Legal está relacionado à exploração de madeira, expansão da pecuária e da monocultura, gerando uma fragmentação das áreas de florestas, ameaçando a biodiversidade existente.
II- Os dados apresentados pelo INPE não correspondem à realidade e estão sendo usados para apoiar uma estratégia da geopolítica mundial para suprimir a soberania do Brasil sobre o território da Amazônia Legal.
III- A Amazônia Legal, estabelecida no artigo 2 da lei nº 5.173 de 1966, abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, parte do Maranhão e cinco municípios de Goiás.
IV- O grupo das angiospermas (plantas com flores) é o principal e economicamente mais importante grupo de plantas terrestres. Na Amazônia Legal foi registrada uma baixa biodiversidade de angiospermas, por isso, o desmatamento não ameaça a biodiversidade e é necessário para o crescimento econômico.
V- Segundo o Primeiro Relatório Nacional para a Convenção sobre Diversidade Biológica, desde 1985 a política governamental estimulou um avanço das fronteiras agropecuária e mineradora com pouca atenção para os aspectos ambientais. Em 2004, foi lançado um Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal – PPCDAM, em que foi registrado uma redução de 71% da taxa de desmatamento no período entre 2005-2016.

Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • II- Os dados apresentados pelo INPE não correspondem à realidade e estão sendo usados para apoiar uma estratégia da geopolítica mundial para suprimir a soberania do Brasil sobre o território da Amazônia Legal

    "apesar de serem manipulados por parte do jornalismo para inflar narrativas, isso não é verdade"

    IV- O grupo das angiospermas (plantas com flores) é o principal e economicamente mais importante grupo de plantas terrestres "não necessariamente,(generalização)". Na Amazônia Legal foi registrada uma baixa biodiversidade de angiospermas (isso não é verdade), por isso, o desmatamento não ameaça a biodiversidade e é necessário para o crescimento econômico (nem precisa comentar).

  • Questão errada, não tem estes municípios de Goiás.

    Dados atuais do IBGE:

    A Amazônia Legal corresponde à área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia - SUDAM delimitada em consonância ao Art. 2o da Lei Complementar n. 124, de 03.01.2007. A região é composta por 772 municípios distribuídos da seguinte forma: 52 municípios de Rondônia, 22 municípios do Acre, 62 do Amazonas, 15 de Roraima, 144 do Pará, 16 do Amapá, 139 do Tocantins, 141 do Mato Grosso, bem como, por 181 Municípios do Estado do Maranhão situados ao oeste do Meridiano 44º, dos quais, 21 deles, estão parcialmente integrados na Amazônia Legal. Possui uma superfície aproximada de 5.015.067,75 km², correspondente a cerca de 58,9% do território brasileiro.

  • Goiás faz parte da Amazônia Legal? Essa é nova para mim. Será que todos os meus professores e livros de geografia me ensinaram errado todo esse tempo? kkkkkk

  • Questão ABSURDAMENTE ERRADA!

    AMAZÔNIA LEGAL engloba ACRE, AMAPÁ, AMAZONAS, RONDÔNIA, RORAIMA, PARÁ, TOCANTIS, MATO GROSSO e parte do MARANHÃO.