SóProvas


ID
5309371
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Jacaraú - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O ano de 2020 nos trouxe a COVID-19, doença provocada pelo Sar-Cov2 em nível de pandemia, o que provocou a suspensão de atividades presenciais em estabelecimentos de prestação de serviços não essenciais e, para a escola, apresentou-se a possibilidade do ensino remoto, não presencial, como forma de garantir a continuidade do ano letivo já iniciado. Para tanto, o uso de recursos tecnológicos se tornou necessário. Acerca do uso das tecnologias da informação e comunicação na escola, afirma-se que:

I- O uso de mídias digitais garante a aprendizagem, pois dinamizam a aula e o espaço escolar.
II- Google Meet, WhatsApp, Microsoft Teams e Webquest são recursos que podem ser utilizados para videoconferências entre alunos e professores.
III- Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet. Os áudios podem ser curtos ou longos e o conteúdo pode ser variado, desde conteúdos de matérias escolares até moda, informações jornalísticas, etc.
IV- O art. 32, parágrafo 4º da Lei 9394/96 admite que o ensino fundamental, que é ofertado presencialmente, pode ser realizado a distância, como complementação da aprendizagem, bem como em situações emergenciais.
V- Reálias são recursos tecnológicos digitais amplamente utilizados durante o período de pandemia por escolas públicas e privadas.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    Recursos de tecnologias

    Zoom

    O Zoom Meetings ou Zoom Reuniões em português é um aplicativo que permite realizar reuniões virtuais de maneira muito simples, tanto pelo celular quanto pelo computador.

    Google Hangouts(atual Google Meet)

    O Hangouts é uma plataforma de comunicação que permite trocar mensagens online, efetuar ligações telefônicas e fazer videochamadas com até 25 pessoas. É preciso ter uma conta do Google para utilizar o serviço.

    Microsoft Teams

    Microsoft Teams é uma plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos (incluindo colaboração em arquivos) e integração de aplicativos no local de trabalho. O serviço se integra ao pacote de produtividade Office 365 e apresenta extensões que podem ser integradas a produtos que não são da Microsoft.

    Discord

    Discord é um aplicativo de voz sobre IP proprietário e gratuito, projetado inicialmente para comunidades de jogos.

    Na versão atual já há suporte a chamadas de vídeo e compartilhamento de tela.

  • ferramentas de videoconferência

    Cisco Webex - fornece aplicativos de demanda, reunião online, web conferência e aplicações de vídeo conferência.

    Join.me é um aplicativo que permite criar e participar de reuniões remotamente, de qualquer lugar.

    Jitsi Meet- aplicação software livre e de código aberto multiplataforma para voz, videoconferência e mensageiro instantâneo para GNU/Linux, Windows e Mac OS X e Android.

    Skype é um software que permite comunicação pela Internet através de conexões de voz e vídeo, criado por Janus Friis e Niklas Zennstrom.

  • o Qconcursos ultimamente tá gostando de quadruplicar as questões, né? 

  • Complementando....

    GABARITO: D

    ITEM I - FALSO

    I- O uso de mídias digitais garante a aprendizagem, pois dinamizam a aula e o espaço escolar.

    O uso de mídias digitais dinamizam o processo de aprendizagem, mas não garantem.

    Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1381-8.pdf

    ITEM II - FALSO

     II- Google Meet, WhatsApp, Microsoft Teams e Webquest são recursos que podem ser utilizados para videoconferências entre alunos e professores.

    A webquest, é um tipo de atividade baseada em perguntas em que a pesquisa acontece principalmente na internet. É uma ferramenta de aprendizagem ativa que desafia os alunos a serem protagonistas do aprendizado. (não utiliza videoconferências).

    Exemplo de Webquest: https://www.youtube.com/watch?v=tOjpQ50Xy7s

    ITEM III - VERDADEIRO

    III- Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet. Os áudios podem ser curtos ou longos e o conteúdo pode ser variado, desde conteúdos de matérias escolares até moda, informações jornalísticas, etc. 

    Os podcasts são programas de áudio sob demanda, e o ouvinte pode escutá-los na hora que quiser, ao contrário dos programas de rádio tradicionais. Esse tipo de formato de áudio está cada vez mais popular no Brasil.

    Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/12/o-que-e-podcast-saiba-tudo-sobre-os-programas-de-audio-online.ghtml

    ITEM IV - VERDADEIRO

    IV- O art. 32, parágrafo 4º da Lei 9394/96 admite que o ensino fundamental, que é ofertado presencialmente, pode ser realizado a distância, como complementação da aprendizagem, bem como em situações emergenciais. 

    Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: 

    § 4º O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.

    ITEM V - FALSO

    V- Reálias são recursos tecnológicos digitais amplamente utilizados durante o período de pandemia por escolas públicas e privadas.

    As Reálias consistem em adotar objetos para representar um assunto, situação ou simular uma realidade, podendo ser reais modelos e mesmo miniaturas, com a finalidade de auxiliar na proposição de situações-problemas ou na análise de casos. Por exemplo: Professora alfabetiza crianças mostrando cartões com palavras escritas e ao mesmo tempo mostra objetos com o mesmo som das palavras escritas nos cartões.

    Exemplo de Reálias:https://www.youtube.com/watch?v=T2ErqW4owq8&t=139s

  • Esta questão exige conhecimentos sobre as TICs (tecnologias da informação e comunicação)

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Sobre as TICs, vamos analisar cada um dos itens apresentados para identificarmos a alternativa correta.

     

    I- O uso de mídias digitais garante a aprendizagem, pois dinamizam a aula e o espaço escolar.

    Errada! O uso das mídias não garantem a aprendizagem; seu uso pode contribuir com a aprendizagem, mas é necessária a figura do professor realizar a condução do processo. Além disso, as mídias, se não utilizadas adequadamente, podem distrair os alunos pelo fato de apresentarem um grande número de informações. Portanto, não se pode afirmar que elas garantem a aprendizagem.

     

    II- Google Meet, WhatsApp, Microsoft Teams e Webquest são recursos que podem ser utilizados para videoconferências entre alunos e professores.

    Errada! A Webquest não é um recurso utilizado para videoconferências, e sim para estimular o aluno a utilizar a internet através de um roteiro composto por tarefas de um determinado tema.

     

    III- Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet. Os áudios podem ser curtos ou longos e o conteúdo pode ser variado, desde conteúdos de matérias escolares até moda, informações jornalísticas, etc.

    Certa! Os podcasts são recursos de áudio que trazem a possibilidade de acessar a qualquer momento o seu conteúdo, desde que se tenha internet. Seu conteúdo pode abranger variados temas.

     

    IV- O art. 32, parágrafo 4º da Lei 9394/96 admite que o ensino fundamental, que é ofertado presencialmente, pode ser realizado a distância, como complementação da aprendizagem, bem como em situações emergenciais.

    Certa! O Artigo da lei citada é expresso da seguinte forma:

    Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:   

    [...]

    § 4º O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.

     

    V- Reálias são recursos tecnológicos digitais amplamente utilizados durante o período de pandemia por escolas públicas e privadas

    Errada! As reálias são objetos que simulam determinado assunto e são apresentados em salas de aulas através de miniaturas, por exemplo. Portanto, não são recursos tecnológicos digitais.

     

    Gabarito do Professor: Letra D.