No Brasil, desde meados dos anos 90, as discussões em torno da melhoria da qualidade da Educação Básica tornaram-se crescentes, iniciando-se, assim, uma política de avaliação educacional com o objetivo de assegurar padrões mínimos de aprendizagem dos alunos. Neste contexto, em 2005, foi criado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Tendo como referência o IDEB, assinale nas afirmativas que se seguem, SIM para as VERDADEIRAS e NÃO para as FALSAS.
( ) Visa demonstrar a situação da Educação Básica do Brasil, por meio do levantamento de informações nas diversas escolas do país.
( ) A meta do Brasil é que em 2022, na escala de 0 a 10, o IDEB alcançado seja de, no mínimo, 7 (sete), para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
( ) A nota do IDEB é calculada a cada três anos por escola, por município, por unidade da federação e para o país como um todo.
( ) O IDEB é calculado combinando em um só indicador os resultados de dois conceitos muito importantes para a qualidade da educação: a aprendizagem e o fluxo escolar.
( ) Quanto menos tempo os alunos permanecem em uma etapa da Educação Básica e quanto mais altas forem suas notas nas avaliações externas, mais altos serão os resultados do IDEB da escola.
A opção que contém a sequência correta, de cima para baixo, é: