SóProvas


ID
5310793
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Belo Horizonte proíbe canalização de córregos
Entrou em vigor o novo Plano Diretor de Belo Horizonte que, entre outras medidas, proíbe a canalização de córregos, um dos maiores problemas da cidade. Como efeito das últimas chuvas que atingiram o município, em janeiro, bueiros explodiram em uma importante via da região Centro-Sul, e a rua se tornou um rio caudaloso, cuja correnteza arrastou carros, placas e tudo o mais que havia pela frente. De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Capital, dos 654 quilômetros da malha fluvial do município, 208 estão escondidos sob ruas, avenidas e construções. Na última década, a capital mineira passou por diversas obras que agravaram a situação.
Adaptado de exame.abril.com.br, 06/02/2020.

A medida implantada através do novo Plano Diretor de Belo Horizonte pode contribuir para minimizar os problemas ambientais apontados na reportagem, ao produzir o seguinte impacto sobre o ambiente urbano:

Alternativas
Comentários
  • Dado que os problemas enfrentados foram as graves enchentes, com episódios trágicos, tais como os mencionados no texto, mesmo não sabendo muito sobre engenharia urbana, basta analisar:

    • Por que essa água não infiltrou? Porque há tanto asfalto, cimento e metralha que não há uma PERMEABILIZAÇÃO suficiente, outrora existente, mas passiva de alterações devido às ações antrópicas.

    Gabarito: D

    Uma vez que a medida a ser tomada deve, sem sombra de dúvidas, reduzir a taxa de impermeabilidade, facultando uma possível melhora no escoamento e infiltração da água num futuro desastre como o citado.

    EsPCEx 2022

    Obs: ninguém está aqui para competir com ninguém, a não ser consigo mesmo. Por favor, pare de analisar quem comenta como um inimigo. O mundo já está caótico, pregue a paz ;)

  • Da mesma forma como ocorreu aqui no Rio de Janeiro, a maioria dos rios foram canalizados, diminuindo a permeabilidade do solo, essa medida evita que novos canais surjam e isso não aconteça