SóProvas


ID
5311105
Banca
FGV
Órgão
PC-RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“É minha opinião que não se deve dizer mal de ninguém, e ainda menos da polícia. A polícia é uma instituição necessária à ordem e à vida da cidade.” (Machado de Assis, A Semana – 1871)

Sobre a estruturação desse pensamento de Machado de Assis, a única observação correta é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Existe, no pensamento de Machado de Assis, uma explicação no segundo período (em relação ao primeiro), uma vez que o autor justifica o fato de não ser possível falar mal de ninguém, e ainda menos da polícia, (pois) a polícia é uma instituição necessária à ordem e à vida em sociedade.

    Fonte: GRAN Cursos.

  • GABARITO C.

    o segundo período é uma explicação que justifica o período anterior. (No segundo período o autor apresenta duas razões pelas quais não se deve falar mal da polícia - necessária à ordem e à vida em sociedade.)

    PMCE 2021!!

  • GAB: C

    A há uma contradição lógica entre os dois períodos que compõem esse pensamento; ERRADA. O segundo é uma justificativa.

    B o texto mostra fraco poder argumentativo por tratar-se de uma opinião; ERRADA. Não dá pra inferir isso.

    C o segundo período é uma explicação que justifica o período anterior; CERTA. Visto que a polícia é uma instituição necessária, não se deve dela falar mal.

    D o segmento “e ainda menos da polícia” retifica uma afirmação anterior; ERRADA. "Retificar" = corrigir.

    E os dois períodos do texto poderiam trocar de posição sem alteração do sentido global. ERRADA. Altera o sentido pois na primeira estamos indo do todo para as partes.

  • A) Incorreta. há uma contradição lógica entre os dois períodos que compõem esse pensamento. (Na verdade, o segundo período complementa o primeiro... Reforça... Explica. Não há contradição)

    B) Incorreta. o texto mostra fraco poder argumentativo por tratar-se de uma opinião. (Ao meu entender, de fato o texto apresenta capacidade argumentativa relativamente fraca, considerando que a temática é ampla e poderiam ser utilizados os mais diversos argumentos para defender a fala. Dessa forma, penso que o erro da alternativa é dizer que pelo simples fato de ser uma opinião o poder argumentativo é enfraquecido. Afinal, é possível sim argumentar fortemente através de uma opinião).

    C) Correta. o segundo período é uma explicação que justifica o período anterior. (No segundo período o autor apresenta duas razões pelas quais não se deve falar mal da polícia - necessária à ordem e à vida em sociedade.)

    D) Incorreta. o segmento “e ainda menos da polícia” retifica uma afirmação anterior (Não retifica, mas sim ratifica ou reforça o que foi dito).

    E) Incorreta. os dois períodos do texto poderiam trocar de posição sem alteração do sentido global. (Primeiro o autor ressalta que não se deve falar de ninguém. E depois particulariza. Se mudasse a ordem, seria de um grupo particular para um grupo mais geral. .

  • Ao unir os dois períodos em um só, obtemos: "É minha opinião que não se deve falar mal de ninguém, e ainda menos da polícia, POIS a polícia é uma instituição necessária à ordem e à vida da sociedade".

    A presença do conector POIS deixa claro que o segundo período justifica (explica) o anterior. 

  • Graças a CESPE, me fez sempre ler questões com atenção. Na letra D a banca quis trocar "Ratificar" por "Refitica". Muita atenção pessoal, FGV tem suas pegadinhas também!

    Letra C, Gabarito correto. De fato o segundo período justifica o anterior, falando dois motivos que não se deve falar mal da polícia.

  • acertei pelo menos uma.

  • “É minha opinião que não se deve dizer mal de ninguém, e ainda menos da polícia. A polícia é uma instituição necessária à ordem e à vida da cidade.”

    " [...] não se deve dizer mal da polícia. (POIS) A polícia é uma instituição necessária à ordem e à vida da cidade.”

    Gab. Letra C. o segundo período é uma explicação que justifica o período anterior;

  • Ainda há esperanças. Consegui acertar! kkkkk

  • AGORA AÍ É UMAS QUESTÕES NADA A VER. BEU DEUS

  • ESSA ESTAVA TÃO SIMPLES QUE PASSEI UNS 5 MINUTOS QUESTIONANDO SE ERA REAL OU TINHA UMA PEGADINHA.

  • GAB: C

    “É minha opinião que não se deve dizer mal de ninguém, e ainda menos da polícia, PORQUE a polícia é uma instituição necessária à ordem e à vida da cidade.” (Demonstra a ideia de explicação do último período)

    Ratificar: confirmar, reafirmar, validar, comprovar

    Retificar:  corrigir, emendar, reparar, refazer

  • TÃO DE BOAS QUE FEZ ATÉ MEDO MARCAR KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Coloque sempre a pergunta "porque?" quando vier frases divididas.

  • Se "o segundo período é uma explicação que justifica o período anterior", então ele é premissa ou conclusão? Ora, premissa: é lógico! Perceba: dado que "[a] polícia é uma instituição necessária à ordem e à vida da cidade", então a minha opinião é a de "[...] que não se deve dizer mal de ninguém, e ainda menos da polícia." (Cfr. Machado de Assis, A Semana – 1871; e Q1770366.) Todo premissa é uma "explicação que justifica", ou que sustenta, ou que fundamenta, uma conclusão. Ligações entre Gramática e Lógica; apenas isso. Mas, Raphael, de onde você tirou isso? Daqui, basicamente:

    COELHO, Fábio Ulhoa. Roteiro de lógica jurídica / Fábio Ulhoa Coelho. — 5. ed. rev. e atual. — São Paulo: Saraiva, 2004.

    TOBIAS, José Antonio. Iniciação à Filosofia / José Antonio Tobias. 7ª ed. rev. e amp. Presidente Prudente: Editora da UNOESTE, 1986.

    GENSLER, H. J. Apostila: Tradução Livre Resumida da 1ª Parte do Livro Introduction to Logic, de H. J. Gensler. Prof. Daniel Durante (tradutor), de Lógica (FIL0103), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, Rio Grande do Norte/RN. Disponível em: https://danieldurante.weebly.com/uploads/2/2/9/3/22938190/apostila_logica_gensler.pdf. Acesso em: 24 ago. 2021.

  • Acho que a resposta ,ais adequada era a letra E, se mudar os dois períodos, o sentido permanece.

    A letra C, vejo como irregular, pois o segundo período justifica PARTE do primero período, ou seja, somente a parte em que fala da polícia. Se você separar o primeiro período em dois sub-períodos, fica assim:

    A) sub: è minha opinião que não se deve falar mal de ninguém"

    B) 2º sub: "e ainda menos da polícia"

    O segundo período do texto justifica o sub-período B, mas não justifica o sub-período A.

  • Gabarito C

    Proteja seus sonhos!

  • “É minha opinião que não se deve dizer mal de ninguém, e ainda menos da polícia PORQUE A polícia é uma instituição necessária à ordem e à vida da cidade.” 

  • A letra E é a mais correta , nem o professor que assisti no youtube soube explicar o erro da E e pulou pra próxima questão

  • ERREI e quero aprender

    Toda premissa é uma "explicação que justifica", ou que sustenta, ou que fundamenta, uma conclusão.

    “É minha opinião que não se deve dizer mal de ninguém, e ainda menos da polícia. A polícia é uma instituição necessária à ordem e à vida da cidade.” ( PREMISSA, afirmação, QUE JUSTIFICA A OPNIÃO)

    (Machado de Assis, A Semana – 1871)

  • letra c

    explica o termo polícia

  • RETIFICAR: Erro

    RATIFICAR: Acerto

  • "E ainda menos da polícia" necessária à ordem e à vida em sociedade.

  • Também chutei na letra E...Mas agora refletindo sobre o estilo de escrita de Machado, acredito que alterar a ordem, mudaria o sentido

  • no gabrito oficial está marcada como letra ¨E¨

  • Fiz uma pergunta .porque a polícia ......isso isso isso .faz sentido . explica e retoma o anterior

  • PCAM 2022. VAMOS QUE VAMOS!!!

  • marquei a E,, é a cara da FGV essa resposta

  • dizer que nãio da pra trocar o periodo é sacanagem

  • letra E é tão certa quanto a letra C.

    A FGV é o pai que abandonou o filho com 6 anos e voltou 8 anos depois só pra bater nele.

  • AINDA MENOS DA POLICIA ? QUEM FALA CRITICANDO ALGO FALA PARA MENOS OU PARA MAIS?

    SEI LA NAO ENTENDO FGV

  • A

    há uma contradição lógica entre os dois períodos que compõem esse pensamento;

    Errada - Não existe contradição nos dois períodos apontados, o que ocorre é uma complementação, uma justificação que permite com maior profundidade entender a razão da defesa da polícia na primeira oração.

    B

    o texto mostra fraco poder argumentativo por tratar-se de uma opinião;

    Errada - Alternativa sem pé nem cabeça, por qual motivo apenas ser uma opinião tornaria um argumento fraco? Seria muita prepotência da banca apontar isso.

    C

    o segundo período é uma explicação que justifica o período anterior;

    Certa - Conforme apontado na alternativa A, existe conexão lógica entre as duas orações, percebendo que uma permite um complemento, uma maior profundidade e um entendimento mais adequado das razões que não se deve falar mal da polícia.

    D

    o segmento “e ainda menos da polícia” retifica uma afirmação anterior;

    Errada - Aqui a brincadeira da banca é com o termo RETIFICA / RATIFICA, questão usualmente explorada em questões. Destaque que enquanto RETIFICA deve ser entendido como arrumar, alinhar ou corrigir, RATIFICA significa validar, confirmar ou comprovar.

    E

    os dois períodos do texto poderiam trocar de posição sem alteração do sentido global.

    Errada - Questão um pouco mais difícil e polêmica, mas vamos olhar a inversão atentamente:

    A polícia é uma instituição necessária à ordem e à vida da cidade. É minha opinião que não se deve dizer mal de ninguém, e ainda menos da polícia.

    É minha opinião que não se deve dizer mal de ninguém, e ainda menos da polícia. A polícia é uma instituição necessária à ordem e à vida da cidade.

    Para analisar esse tipo de situação devemos pensar em três possíveis problemas: Coesão, Coerência e Sentido.

    Coesão - > Existiu alteração na coesão do texto? Ou seja, existe coerência do pensamento? As ideias estão alinhadas?

    Eu vejo que sim! A sentença continua com certa lógica e as ideias são complementares.

    Coerência - > Inexistiu alteração

    Sentido - > Aqui o bicho pega, vamos pensar na ligação de CAUSA - CONSEQUÊNCIA!! Qual seria o argumento do autor no primeiro trecho, não seria a ideia de que a Polícia é importante e por ela ser importante não devemos dizer mal dela?

    Já no segundo trecho (original), não existe uma grande diferença que o ponto central da oração está no fato de não falar mal de ninguém, sendo a polícia apenas um destaque, um exemplo que alguém que não devemos falar mal. Logo, o sentido resta alterado.

  • Perfeito

  • Eu chutei e chutei certo, eu segui esse pensamento:

    Estruturação do texto...

    A - não há contradição.

    B - não mesmo.

    D - não está retificando nada.

    E - pode, mas o anunciado fala sobre estrutura do texto.

    Pensei assim e acertei, mas foi um chute.

  • gente me livra desse medo de responder essas questões de português rsrsrsr

  • pq a gente fala AINDA MAIS? errei porque não entendi o ainda menos...

  • D) o segmento “e ainda menos da polícia” retifica uma afirmação anterior;

    Retifica = distrator, que deixa a questão errada!