SóProvas


ID
5311159
Banca
FGV
Órgão
PC-RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“A Polícia Civil cumpriu, nesta quinta-feira (19), dois mandados de prisão na zona leste de Porto Alegre contra ladrões de veículos. Um deles, que havia rompido tornozeleira eletrônica após ter progredido de regime, foi recapturado no bairro Glória e, segundo a investigação, seguia cometendo crimes.”

A afirmação abaixo que pode ser inferida após a leitura do texto é:

Alternativas
Comentários
  • Gab : D

    Quando vi essa questão na prova notei que ela é mais de raciocino logico do que de português...

    em nenhum momento do texto fala-se que todos voltam a vida do crime, podemos concluir logicamente que nem todos vão voltar á vida do crime.

    marquei a letra D, e marcaria novamente.

  • nossa viagem mesmo
  • Português da FGV é diferenciado...

  • Eu já vi questão de RLM cobrar a interpretação do enunciado, mas questão de português cobrar RLM... só a FGV.

  • Essa daí eu errei no dia da prova pq eu não tinha uma bola de cristal.

    Edit: 20/08

    O gabarito final foi isso aí mesmo.

    Vcs que lutem para entender a interpretação da banca ou façam malabarismo lógico-matemático, como alguns fizeram, para resolver a questão. kkkkkk boa sorte pra gente!

  • Está mais para raciocinio logico

  • kkkkkkkkkkkkkkkkk que viagem

  • Por que não a "c"?

  • 22/07 100% dos que passaram por aqui erraram a questão e marcaram letra E, inclusive eu.

    Questão subjetiva....

  • Errei na prova e errei aqui kkkkk

  • Eu marquei C e me assustei em ter errado e pior que a D era a correta. Vejo, pelos comentários, que não estou só. Ha Ha Ha Ha

  • Se é para extrapolar, tanto a letra D e E estão corretas. Banca demente

  • Não importa muito, mas discordo desse gabarito. hahaha. Pelo texto também pode-se inferir que criminosos que continuam a cometer crimes são recapturados.
  • Fundação das Grandes Viagens

  • 18 acertos de 20 na FGV, constância!

  • VÉY KKKKKKKKKKKKKKK

  • A PARTIR DESSA RESPOSTA EU CONCLUI O SEGUINTE: É PRECISO ESTUDAR RACIOCÍNIO LÓGICO PARA RESPOSTAR QUESTÕES DESSA BANCA.

  • Xiiiiii.... Tem que ter uma lâmpada mágica e um mago pra entender.

  • (A) a utilização de tornozeleiras eletrônicas se tem revelado

    completamente inútil como medida punitiva; (Extrapolação)

    (B) a libertação de prisioneiros por progressão de regime é um

    incentivo à volta da vida criminosa; ( Extrapolação)

    (C) a lei não pode evitar a volta de ladrões de veículos à vida do

    crime, já que as tornozeleiras eletrônicas são rompidas; (Generalização, pois o texto só relatou um caso de fuga na progressão de crime)

    (D) nem todos os criminosos que são libertados por progressão

    de regime voltam à vida do crime;(nem todos = pelo menos um, que foi o caso relatado no texto)

    (E) os criminosos que continuam sua vida criminosa, mesmo

    após soltura, são recapturados. (Generalização, pois o texto só relatou um caso de captura)

  • Parece até questão de Dir.Humanos,a qual vc deve marcar a resposta mais fofa.

  • ????????

  • Já errei 4 vezes só essa semana. kkk.

  • FGV não cansa de brincar com os sonhos dos outro!

  • ACERTEI rsrs..mas acho q foi uma ajuda divina,pq o dedo tava coçando pra marcar A,,,dpos E,,,e dai D...marquei certa aqui,mas na hora da prova n é bem assim neh...SABEMOS!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Questão de lógica. Um dos criminosos não voltou para o crime, logo a única coisa que posso concluir com certeza é que alguns criminosos não voltam para o crime. Dizer que a progressão do regime é um incentivo extrapola o contexto... Pode até ser um incentivo, porém não é algo que traz certeza, ou seja, é uma suposição.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    PESADO

  • PENSEI ESTAR FAZENDO QUESTÕES DE PORTUGUÊS NÃO DE ´´RLM´´

  • Meu próximo concurso será realizado pela banca FGV, nunca havia feito prova desta banca e estou abismado pela dificuldade de questões da língua portuguesa. Mas não vou desmotivar, apesar de que estou só tombando neste início. E mesmo tombando no final a próxima jornada estarei mais firme. Deus nos abençoe!

  • Marquei a letra D.

    Dizer o oposto seria uma afirmação extremamente categórica.

     todos os criminosos que são libertados por progressão de regime voltam à vida do crime?

  • chocou o raciocínio lógico em português

  • Ainda bem que segunda é dia de estudar Português e RLM. Pois a FGV cobra as duas matérias em uma questão só kkk

  • Bizu FGV :

    Se pensar em achar que a resposta é "tal" alternativa, mude de opinião!

    Será outra alternativa. rsrs

  • Quer dizer que a afirmação constante no item D é o que pode ser inferido após a leitura do texto? Tá beleza! kkkk É o que a banca diz e pronto!

  • Atenham-se ao texto. Não viaja!

  • Essa questão é completamente sem noção, ADIVINHAÇÃO PURA!!! Não deveria ser cobrado em prova algo tão subjetivo.

  • Questão bem elaborada, padrão FGV, se cuidem na interpretação.

  • O que o examinador fumou, mané?

  • O gabarito é a mais errada... me diz onde no texto fala que algum ladrão não voltou pro crime??? Ou como eu poderia inferir isso lendo o texto???

    É apenas uma reportagem dizendo que um ladrão de veículos havia tirado sua tornozeleira eletrônica e voltado para a vida do crime.

    Essa banca me revolta. Cebraspe pode viajar uma vez ou outra mas nada se compara à FGV. Chega ser ridículo. Parece que a gente estuda pra nada, me sinto um otário.

    Banca filha da p%$@!!!!!!!!!!!!!!

  • dois mandados/um deles

    LETRA D

  • para quem ta dizendo que prefere o cebraspe , lembrem que a fgv ao menos a viagem é somente no português , já no cespe a subjetividade está em todas as matérias

  • Acabei de procurar a correção dessa prova no Estratégias Concurso e prof de Portugûes, no gabarito Extraoficial, marcou letra B e a questão foi sujeita a recurso.

  • De fato pessoal, está inferido no texto que apenas um deles (No caso eram 2) voltou a cometer crimes.

    Gabarito D: nem todos os criminosos que são libertados por progressão de regime voltam à vida do crime;

    Afinal como o comentário do Guilherme disse, é categórica dizer que todos os criminosos libertados por progressão voltam a cometer crimes. Realmente acontece isso? Lembrem dos "Direitos dos Manos", seria uma afirmação pesada, FGV não ia segurar essa bronca.

    #PMCE, VIBRA !!

  • FORÇA, FOCO E FÉ. #PC PR PERTENCEREI.

  • DOIS mandados de prisão....

    UM deles... foi recapturado...segundo a investigação, seguia cometendo crimes.”

    NEM TODOS.....

  • Eu também errei, contudo, a letra D é mesmo a alternativa correta. Não há nada de subjetividade ou adivinhação. Muita gente está xingando a FGV sem necessidade. (ninguém é obrigado a concordar comigo)

    RLM ( Raciocínio Lógico Matemático) estava no edital e não há nada que impeça a banca de colocar uma questão de RLM no meio da prova de português, ou mesmo cobrar português e RLM na mesma questão. (O Cebraspe, por exemplo, tem o hábito de elaborar questões multidisciplinares).

    Nem todos equivale a pelo menos um (quem tem o hábito de estudar RLM sabe ou deveria saber disso)

    O texto informa que um criminoso com regime de progressão rompeu a tornozeleira, não foi dito que todos fizeram isso, mas o autor garantiu que pelo menos um fez. O outro meliante não rompeu a tornozeleira, ou seja, presume-se que não estava no regime de progressão.

  • agora eu entendo porque um mlk foi chapado fazer a prova do ITA, e foi aprovado....

  • Essa não tava tão difícil. Deu pra reconhecer o gabarito pelos termos usados "dois" e "um deles" como disse a colega acima. Esses termos são chave para identificar a resposta.

  • é o tipo de questão que você tem que ir por eliminação e com muita calma , relendo você irá perceber que as alternativas A.B.C e E acabam falando mais do que se pode inferir do texto e ficamos com a Letra D que na minha opinião é muita viagem da banca , mas as outras opções realmente extrapolam e com isso ficamos com a letra D , uma questão pra deixar maluco , mas temos que continuar estudando essa banca pois é com tempo e costume que iremos entender melhor seu linguajar e maneira de cobrar questões PCERJ avanteeeee

  • Nossa que viagem! os examinadores devem ter fumado só pode.
  • Essa questão definitivamente foi péssima

  • O professor de português do Direção Concursos errou 4 questões na correção do Gabarito Extraoficial. Acredito que haverá mudança de gabarito em algumas questões.

  • Que viagem foi essa?

  • Parabéns Matheus , penso na mesma ideia que você, não sou Bom em interpretação de textos , Contudo por alguns dicas que peguei estudando, conseguir acertar essa questão! Claro , sempre na calma.

  • Essa questão é ridícula, a resposta esta contrariando oque o texto incentiva

  • assustador o português dessa banca, a única alternativa que não fazia sentido. O texto fala claramente que o bandido foi capturado.

  • como assim ? A resposta n condiz com o texto de forma alguma . N seria letra b ? Não cabe recurso em uma questão como essas ?

  • Banca: Maria do Rosário

  • A quetã está literalmente fazendo apologia kkkkkkkkkkkkkk

  • É sim uma verdade que nem todo criminoso libertado por progressão de regime volta a vida do crime; contudo, é a exceção da exceção, e isso não é inferido nem do texto da notícia nem da realidade da criminalidade que vive o Brasil.

    É evidente que os direitos de progressão de regime, saidinhas, entre outros, aliado com uma legislação injusta e omissa tem incentivado exponencialmente a reincidência e aumento da criminalidade no Brasil.

    Toda pessoa que tem o mínimo de contato com a realidade, e não se encastelou em uma fundação pública de ensino como os senhores da FGV, sabe que são os mesmo bandidos que atormentam um lugar, é uma minoria perversa que perdura e espalha o caos e o mal.

    É uma ofensa a inteligência e aos diversos estupros, homicídios e roubos que acometem o tecido social brasileiro, colocar uma questão equívoca, que leva ao subentendido, que sugere "veja, nem todo bandido volta ao crime, vamos liberar tornozeleira, saidinha, vamos desencarcerar a população, viva os direitos dos bandidos, vamos tomar a Bastilha..."

    Malditos são os revolucionários que se alegram com a injustiça, e se comprazem com os direitos do mal, pois tem parte no mal.

  • Um outro apontamento pertinente que pode ajudar:

    Um deles, que havia rompido tornozeleira eletrônica após ter progredido de regime, foi recapturado e, segundo a investigação, seguia cometendo crimes.

    • Trata-se de uma oração subordinada adjetiva explicativa
    • Semanticamente, a depender do contexto, ela traz sentido de generalização
    • O oposto da ideia trazida pela sua versão quando não vem acompanhada de vírgulas: de restrição

    d) nem todos os criminosos que são libertados por progressão de regime voltam à vida do crime.

    • ao generalizar, subentende-se ser possível existir outros que possuem, ou não, certa qualidade prescrita
    • ao restringir, delimita-se certa qualidade a um grupo: somente os elementos integrantes deste a possuirão
  • "A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita".

    -Mahatma Gandhi-

    Conteúdo motivacional: @veia.policial

  • Nessa questão eu estava perdido igual cebola em salada de fruta

  • Só lembrei do "que" que nesse caso é restritivo kkkkk só consegui acertar por isso por ter imaginado que a pegadinha era com ele e não pelo sentido ..fgv sendo fgv ...tentando a todo custo lascar o concurseiro..mas não pega os treineiros kkkk
  • Pensei que fosse RLM

  • Me senti respondendo uma questão de RLM

  • que loucura tinqui wink

  • é oq homi pqp
  • olhem as estatísticas KKKKKK
  • PIOR QUE CESPE!!!

  • Misericórdia!!!!!! Raciocínio Lógico só pode

    PCERJ NÃO FGV

  • Ah, moço.. tenha dó isso aí, viu?! Questão mais sem pé nem cabeça, pelo amor!

  • Mas gente a inferência tá na parte de que a medida punitiva não foi… ah deixa o La zzzz fgv
  • Mas se o texto diz dois ladrões, então os dois praticavam crimes, não?

  • questão muito louca!!

  • Vejo um monte de engenheiros de obra pronta nos comentários.

  • Ok o enunciado fala de dois ladrões. Se um dos ladrões não voltou para a vida do crime porque o enunciado fala de cumprimento de dois mandados o enunciado traz sim uma informação dubia

  • Matei pelo "seguia cometendo crimes", o que significa que aquele, especificamente, seguiu cometendo crimes, o que poderia não ocorrer, ou seja, infere-se que tenham alguns que não continuam cometendo crimes.

  • Errei na prova e aqui. E credito que errarei novamente.
  • Pura Interpretação. GAB. '' D '' a FGV é uma viagem.

    “A Polícia Civil cumpriu, nesta quinta-feira (19), dois mandados de prisão na zona leste de Porto Alegre contra ladrões de veículos. Um deles, que havia rompido tornozeleira eletrônica após ter progredido de regime, foi recapturado no bairro Glória e, segundo a investigação, seguia cometendo crimes.”

    ( D ) nem todos os criminosos que são libertados por progressão de regime voltam à vida do crime;

  • É português ou raciocínio lógico ? kkkkk Deus tenha misericórdia de nós, pois a FGV não tem.

  • 02 ladrões foram presos. Um sob progressào de regime, reincidente, portanto. O outro, ou era fugitivo ou foi a 1º vez que foi preso. Como o texto não fala de "fugitivo", entào foi a primeira vez.

    focando no reincidente, este reincidiu e foi capturado.

    o TEXTO NÃO menciona NADA sobre um outro que tenha progredido de regime e não reincidido. 

    (sabemos que é perfeitamente possível, mas O TEXTO não menciona isso).

    o TEXTO fala de um (dentre os dois que foram presos), que ao ser posto em liberdade (progressão de regime), reincidiu. Porém (ainda bem), foi preso.

    Ora, isso é a inferência ÓBVIA e NATURAL que qualquer um faz: "se reincidir, é capturado"!

    (de ONDE, QUANDO eu iria imaginar, após ler ESSE Texto, que "nem todos voltam à vida no crime".

    qualquer um de nós, POR OUTRO MECANISMO, o do "NÀO PRECONCEITO", aí pensa sim "ahh, mas nem todos voltam"...

    ok, em nossa vidas reais, ok.

    Mas num questào, baseado no TEXTO, só dá p/ inferir o ítem 'E'.

    Questào HIPER MAL ELABORADA!

  • Um deles, foi recapturado.. dá margem pra entender que outros não foram, ou foram também, sei lá kkkkkk

  • Fundação das Grandes Viagens. concordo kkk #PMCE

  • Deveria ter uma lei para regulamentar concurso !

  • Gabarito aos não assinantes: Letra D.

    Atenção: o comando da questão pede para inferir. Dessa forma, a informação não aparece expressa no texto.

    A) a utilização de tornozeleiras eletrônicas se tem revelado completamente inútil como medida punitiva. (Errado. "Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. rsrs Não é porque as tornozeleiras podem ser rompidas que elas são inúteis.)

    ___

    B) a libertação de prisioneiros por progressão de regime é um incentivo à volta da vida criminosa. (Errado. Resumo da ópera: a progressão de regime é um benefício, um direito concedido ao preso. Se ele se vale de um regime de cumprimento de pena para realizar novos delitos, aí não é problema da progressão. É problema da má conduta mesmo. rsrs)

    ___

    C) a lei não pode evitar a volta de ladrões de veículos à vida do crime, já que as tornozeleiras eletrônicas são rompidas; (Errado. Curto e grosso modo, quem decide se volta à vida do crime é a pessoa, não a lei. Ademais, temos uma clara extrapolação)

    ___

    D) nem todos os criminosos que são libertados por progressão de regime voltam à vida do crime. (Certo. Parece RLM, mas não é. rsrs É apenas inferência. De fato, é possível inferir que nem todos os criminosos que são libertados para a progressão não retornam à vida do crime. Até porque, se houvesse garantia de que todos libertados por progressão voltariam a cometer delitos, seria melhor cumprir tudo em regime fechado, não? rs)

    ____

    E) os criminosos que continuam sua vida criminosa, mesmo após soltura, são recapturados. (Errado. O texto não nos oferece elementos suficientes para tal inferência.)

    Equívocos, reportem.

    Bons estudos!

  • A meu ver, a questão extrapolou totalmente o texto, a menos que tenha mais texto que o do enunciado.

  • Apesar de ter errado, eu entendi assim que marquei a alternativa. kkk, vai entender

    Justificativa: são dois mandados de prisão em que UM DELES, embora tenha progredido de regime, rompeu a tornozeleira e continuou a cometer crimes. Sobre o outro mandado nada é citado. Talvez eu tenha extrapolado, mas tô tentando pensar igual a banca.

  • eu acertei a questão, mas na minha opinião não há nenhuma alternativa correta com relação ao texto.
  • Gabarito indefensável.

    FGV = L I X O

  • LEIA COM ATENÇÃO A QUESTÃO! NESSE EXATO MOMENTO SÓ DEVEMOS BUSCAR INFORMAÇÕES QUE ESTÃO DENTRO DO TEXTO.

    “A Polícia Civil cumpriu, nesta quinta-feira (19), dois mandados de prisão na zona leste de Porto Alegre contra ladrões de veículos. Um deles, que havia rompido tornozeleira eletrônica após ter progredido de regime, foi recapturado no bairro Glória e, segundo a investigação, seguia cometendo crimes.”

    Bom, depois de você perder uns 5 min de tempo pra fazer essa abençoada questão, a polícia foi com dois mandado de prisão e somente UM FOI CAPTURADO. Ou seja, que nem todos os criminosos que são libertados por progressão de regime voltam à vida do crime; pois no texto afirma que somente um foi preso !

    Ai você pergunta : mais e o outro ? Cara, não viaja ! Vai no que o texto tá dizendo, se não tem no texto de forma abstrata ou concreta, exqueceee!

    GABARITO: D

    PMCE - A CAVEIRA VAI SORRIR, CUIIIIIDA!

  • Que questão fuleragem kkk
  • tá mais para RLM que português.

  • qual sentido dessa ser a resposta nada com nada

  • PQP, eu achava que a cespe era o terror.

  • PQP, eu achava que a cespe era o terror.

  • Na prova eu até errei, porém analisando melhor depois eu errei de novo aqui...

  • Para quem justifica esses gabaritos injustificáveis só digo uma coisa: Com certeza não fizeram essa prova!

  • se na lei tudo que defende bandido está certo, aqui foi a mesma coisa. Acertei pq pensei coitados nem todo mundo é ruim......

  • KKKKK O mais incrível é tentaram justificar com Estruturas lógicas -.-

  • Eu me achava bom em portugues depois de ter acertado 20 questões de 24 na prova da CESPE, mas FGV ta me colocando para baixo.

  • SIMPLES E DIRETO!

    A

    a utilização de tornozeleiras eletrônicas se tem revelado completamente inútil como medida punitiva;

    1. COMPLETAMENTE?
    2. .USAR TORNOZELEIRA É FORMA DE PREVINIR.

    B

    a libertação de prisioneiros por progressão de regime é um incentivo à volta da vida criminosa;

    INCENTIVO?

    C

    a lei não pode evitar a volta de ladrões de veículos à vida do crime, já que as tornozeleiras eletrônicas são rompidas;

    O TEXTO INFORMA QUE "UM DELES" ROMPEU A TORNOZELEIRA E NÃO DE FORMA GERAL.

    D

    nem todos os criminosos que são libertados por progressão de regime voltam à vida do crime;

    "UM DELES", NÃO TODOS.

    E

    os criminosos que continuam sua vida criminosa, mesmo após soltura, são recapturados.

    APENAS UM ESTAVA NA CONDICIONAL.

  • Que questão é essa misericórdia!

  • “A Polícia Civil cumpriu, nesta quinta-feira (19), dois mandados de prisão na zona leste de Porto Alegre contra ladrões de veículos. Um deles, que havia rompido tornozeleira eletrônica após ter progredido de regime, foi recapturado no bairro Glória e, segundo a investigação, seguia cometendo crimes.”

    :

    A) a utilização de tornozeleiras eletrônicas se tem revelado completamente inútil como medida punitiva;

    (dois mandados de prisão(...) . Um deles, que havia rompido tornozeleira eletrônica)

    B)a libertação de prisioneiros por progressão de regime é um incentivo à volta da vida criminosa (extrapola)

    C) a lei não pode evitar a volta de ladrões de veículos à vida do crime, já que as tornozeleiras eletrônicas são rompidas;(extrapola)

    D) nem todos os criminosos qe são libertados por progressão de regime voltam à vida do crime; (gabarito)

    (dois mandados de prisão(...) . Um deles, que havia rompido tornozeleira eletrônica)

    E) os criminosos que continuam sua vida criminosa, mesmo após soltura, são recapturados.(extrapola)

  • A letra D foi a primeira que eu eliminei.

  • extrapolação do texto. Questão tinha que ser anulada.
  • Eu fico impressionado com as pessoas tentando justificar esse gabarito.

  • Que viagem essa questão! O que tem haver uma coisa com a outra?

  • Acertei a questão, mas admito ter umas duas alternativas no mínimo que poderiam ser certas nessa questão.

  • questao doidera, nada haver coisa com a outra

  • Paciência...

  • Sei q a questão é chatinha mesmo! Mas marquei a D por eliminação, pois todas as outras alternativas contém proposições lógicas absolutas, inclusive todas começam com artigo definido. Todas fazem afirmações positivas fechadas, sem margem para exceção. A única que relativizou um pouco foi a D.

  • Não tem gabarito. todas extrapolam o texto..

  • O outro só não foi capturado ainda, mas vai voltar roubar kkkkkk

  • ACHO QUE O BISU DESSA QUESTÃO É QUE ELA ESTRAPOLA EM TODAS AS ALTERNATIVAS, TINHAS QUE MARCAR A MENOS VIAJADA.

  • Aqui em Fortaleza os rapazes assaltam de tornozeleira mesmo

  • Cara... boa sorte pra quem vai fazer PCRJ

  • Queria entender em qual parte do anunciado está escrito que os dois foram libertados por progressão de regime,

    pois foi isso que deu a entender.

  • Que viagem é essa meu!!!

  • Foi a única que consegui riscar, Karolzinha. hahahaha

  • Vim ver se alguém lançava uma luz para a alternativa D, porém vejo que quem acertou foi no chute.

  • Resumindo: Eram 2 mandatos de prisão contra elementos que estavam em liberdade condicional (Ladrões de veículos), já haviam sido presos porisso!! Porém 1 deles rompeu a tornozeleira e somente este seguia cometendo crimes! Há a informação implícita de que o outro ou não foi preso ou foi liberado posteriormente!! Portanto, nem todos os criminosos que são libertados por progressão do regime, voltam a vida do crime!

    Alguém me corrige se estiver errado!!

  • Era para ser a incorreta.....

  • Não esqueçam, pra TODO, existe pelo menos um.

  • RLM na prova de português. Percebam que as outras alternativas são "absolutas" elas dão a entender que TODOS vão cometer crime, que TODOS vão tirar as tornozeleiras e por ai vai.

    Lá no raciocínio lógico, aprendemos diagrama de venn e dá pra usar esse conhecimento aqui. Imagine três grupos:

    a) presos que ganham a progressão;

    b) presos que ganham a progressão E retiram a tornozeleira;

    c) presos que ganham a progressão E voltam a cometer crimes.

    Agora imagine que os grupos B e C estão códigos no grupo A, mas não necessariamente representam o TODO, o grupo A é maior.

    Percebe que tem uma parte que fica de fora? Por isso não podemos aceitar alternativas que não dão margem para excessões e é por isso que o gabarito é a letra D.

    "nem todos os criminosos que são libertados por progressão de regime voltam à vida do crime;"

    O que a alternativa quer dizer?

    Que ALGUNS criminosos (pelo menos um) que ganhou a progressão volta à vida do crime, mas não TODOS, visto que o grupo A(presos que ganham a progressão) é maior que os outros dois que estão contidos nele.

    Fiz um desenho pra deixar mais claro.. Acho que dá pra entender.

    http://sketchtoy.com/70157260

  •  (Um deles), que havia rompido tornozeleira eletrônica após ter progredido de regime....... = D (nem todos)

    um deles , significa NEM TODOS . RLM .. KK

  • RLM é você? Nem todos, existe algum.

  • Professor de direitos humanos errou a matéria..

  • Levei em consideração ¨ UM DELES ¨ ou seja ¨NEM TODOS¨ voltam á vida do crime !

  • ENFIM A PROVA DE PORTUGUES VIROU RLM KKKK

  • RLM em questões de Português. Um dos ladrões cometeu crime e o outro não. só fala que um foi recapturado e não fala nada mais do outro.Então, nem todos voltam à vida do crime.

  • Se essa questão fosse de Raciocínio lógico tudo bem, você conseguia analisar o ítem como uma proposição, mas como interpretação foi esticado.

  • O gabarito está de acordo com o mundo que o examinador criou só pra si.

    Sem sentido

  • Fode a Galera Verdadeiramente

  • banca toda vida quer uma interpretação diferente essa banca e de lua

  • banca toda vida quer uma interpretação diferente essa banca e de lua

  • banca toda vida quer uma interpretação diferente essa banca e de lua

  • banca toda vida quer uma interpretação diferente essa banca e de lua

  • banca toda vida quer uma interpretação diferente essa banca e de lua

  • Gabarito D

    nem todos os criminosos que são libertos por progressão de regime voltam à vida do crime;

    A banca quer que você pense e responda de forma DEMOCRATICA pelo menos foi que eu entendi.

    Eu errei a questão

    bons estudos

  • Essa questão é de raciocínio lógico.

  • Pelo texto, jamais da para inferir isso da alternativa D, não. só se for o viajante do examinador que inferiu isso sozinho e quer que todo mundo pense igual a ele.

  • foram dois mandados um estava praticando crime, mas outro não.

  • É cada questão...gostaria de ouvir a explicação de quem elabora essas questões.

  • Não concordo com esse gabarito. Alguém tem uma justificativa para essa resposta?

  • O GABARITO PRA MIM SERIA A LETRA (C), É A MAIS PLAUSÍVEL.

  • Questão de português, mas poderia facilmente ser questão de RLM.

  • "nem todos os criminosos que são libertados por progressão de regime voltam à vida do crime;" em que momento do texto isso foi citado ?

  • Só erra se fizer a questão

  • essa foi para não zera... rumo a PMCE

  • Macete para realizar questões FGV: não leia o enunciado! kkk

  • Vou começar a escolher o que eu acho que não tem cabimento, neste caso a primeira que retirei foi o gabarito.

    Eiiiita FGV... mais amor por favor!

  • Os examinadores da FGV deveriam explicar o gabarito dessas questões.

  • Tentei dar uma de louca pra acompanhar o raciocínio da banca e responder certo...

    ...errei do mesmo jeito.

  • Apenas um dos ladrões foi preso, quer dizer que o outro naquele momento não tinha cometido algum crime, isso é levado em consideração. Eu fui por essa linha linha de pensamento. Uma dica de amigo, não vá pra prova da FGV com suas ideologias, busque apenas o que o comando da questão pede. Afinal, é o pensamento do examidador que é levado em consideração você que tem que alinhar com o dele.

  • Cacete, usou RLM para resolver!!!

  • Qual será o nível de sanidade mental dos aprovados nesse concurso!
  • era pra existir uma comissão de avaliação de concurso pq assim evitava as banca fazer o que bem querem.

  • RLM de Português e FGV ....Tudo a ver!!!
  • É que só 1 que foi libertado para progressão de regime voltou a vida no crime, ou seja, os tantos outros que podem ter ido para o semi-aberto não foram pegos nesse dia aí e muitos não voltam a cometer crime.
  • Deus pai, me abençoe. Não sei como minha sanidade mental ficará.

    ;/

  • Macete da FGV: A questão que você achar que está certa, marque o oposto dela, aí sim você acerta
  • Mais o texto diz que a Polícia Civil cumpriu DOIS mandados de prisão, ou seja, duas pessoas foram presas. DOIS criminosos.

  • A CESPE É UMA MÃE EM LÍNGUA PORTUGUESA RS !

  • cara, assustado com as questões de português da FGV, muita viagem
  • que deus tenha piedade de nós do rio… que vamos fazer pc

  • A FGV me faz achar que não sei falar português, e olha que sou formado em Letras e professor de português!!

  • Professores dos concurseiros: Não extrapolem os textos.

    FGV: Quero que vcs se danem !

  • Não concordo com gabarito.

    Marquei a B.

    Entraria com recurso.

    Acho que examinador não se aprofundou em entender que quando é progredido em regime o preso não é libertado como diz na letra D, apenas sai para trabalhar fora e retorna à prisão.

    Entendi no texto da questão que ele rompeu a tornozeleira porque saiu de um regime para um melhor regime, tenho liberdade de está fora para trabalhar e viu a oportunidade de romper, destruiu a tornozeleira e retornou a cometer crime.

  • Misericórdia! prefiro direito penal a português da FGV

  • A resposta dessa questão é a maior doideira.
  • Tendo em vista que a banca é esquerdista, óbvio que o gabarito é D

  • Bom dia guerreiros,

    Então, conforme o Danilo Souza disse, a cespe é uma mão mesmo. Pois, eu as vezes brigo, reclamo, mas a cespe tem seus pontos positivos na elaboração de questões, mas em fim, pra passar temos que nos dedicar independentemente de qual banca for.

    Deus nos abençoe!

  • Essa questão ficou meio confusa , esse gabarito aí

  • “A Polícia Civil cumpriu, nesta quinta-feira (19), dois mandados de prisão na zona leste de Porto Alegre contra ladrões de veículos. Um deles, que havia rompido tornozeleira eletrônica após ter progredido de regime, foi recapturado no bairro Glória e, segundo a investigação, seguia cometendo crimes.”

    GABARITO D - nem todos os criminosos que são libertados por progressão de regime voltam à vida do crime;

    HOJE NÃO FGV KKK

    Em 26/11/21 às 00:46, você respondeu a opção D.

    Você acertou!

  • to pegando o jeito kkk depois que errei quase tudo

  • Em uma questão destas, agente tem de ir pela menos absurda. o que me pareceu foi a "D"

  • dessa vez entrei na vibe dos examinadores kkk

  • acho que o examinador faz uso de substâncias ilícitas..

    eu marquei letra A

  • Bola de cristal que se fala A Polícia Civil cumpriu, nesta quinta-feira (19), dois (2) mandados de prisão na zona leste de Porto Alegre contra ladrões de veículos. Um deles (DOIS NO TOTAL), que havia rompido tornozeleira eletrônica após ter progredido de regime, foi recapturado no bairro Glória e, segundo a investigação, seguia cometendo crimes Interpretação da FGV só pode ser uma verdadeira loucura, pois informa algo que não condiz com texto.
  • Não entendi, rsrsrs primeiro que o outro ladrão também tinha mandado de prisão, então ainda estaria no mundo do crime; segundo que apenas um teve progressão de regime, então não tem base pra comparação.

    Essa caberia anulação né...

  • Marquei a alternativa D (nem todos os criminosos que são libertados por progressão de regime voltam à vida do crime) pelo fato de no texto dizer que houve uma investigação para confirmar que um deles seguia cometendo crimes.

    Se todos os criminosos que são libertados por progressão de regime voltassem à vida do crime, certamente não seria necessária nenhuma investigação para confirmar isso.

    Obs: também não concordo com os posicionamentos da banca, só tô tentando entrar nas viagens pra encontrar alguma lógica nisso.

  • Loucura total

  • FGV.......SEMPRE A MENOS ABSURDA

  • Fui na menos absurda, por dedução.

  • Pão pão , queijo queijo.

  • essa banca é bem tranquila quando é cobrado apenas a matéria. agora, quando mistura com bruxaria, magia negra, espiritismo... ai não tem como!

  • Os criminosos tão é trabalhando na FGV

  • FICO IMPRECIONADO COMO UMA BANCA DESSA CONTINUA DANDO PROVA

  • Isso é quase uma questão de RLM

  • Deus me abençoe na PC-AM
  • Essa eu acertei essa por entender que a questão não pede a ideia principal do texto. Mas, a que PODEMOS inferir.

    É como se o examinador pedisse uma conclusão secundária.

  • exatamente como eu pensei após ter errado a questão,interpretação é tudo,kkkkkk!!!!

  • Sérgio Carvalho já dá aulas de português, alguém sabe?

  • Como assim gente?

    CHOCADA

  • Olha sei que parece meio esquisito, mas “EU” comecei a ter um pouco mas de ACERTO fazendo eliminações de alternativas, sempre sobrando de 2 a 3 questão , e em sequência fazendo uma análise melhor e a que mas preenche e abrangente o sentido… talvez minha ideia possa compactuar com alguém aí
  • Haaaa!!! Tá bom Almeida!!! Nem gênio acertaria essa.

    Só o examinador mesmo!! kkkkk

  • Matheus...

    ficar lendo e relendo a questão, só dá pra fazer aqui. Na prova não tem tempo pra isso!!

    Pé no chão meu amigo!!!!

  • Alguém tem que colocar limite nessa bagunça disfarçada de discricionariedade dessas bancas.
  • Deus... essa é a hora de agir, pois isso aí vai bem além da capacidade humana. 'Os maluco dos examinadores tão maluco.'

  • mano que loucura é essa banca kkkkk MISERICÓRIDA!

  • Senta e chora... tenho pra mim que algumas pessoas têm o gabarito em mãos...

  • Tá de sacanagem né?

  • gente! :O

    kkkkk rindo de nervoso.

  • QUE BANCA PÉSSIMA, CANSATIVA!

  • É O SHOW DO MILHÃO DA FGV

    ESCOLHE UMA E VAI...

  • Em 18/01/22 às 21:03, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 20/12/21 às 21:20, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 30/09/21 às 13:56, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 03/08/21 às 21:48, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!

  • Repitam comigo: NUNCA MAIS RECLAMO DA CESPE.

  • Sério, FGV é loteria.

  • A oração "que havia rompido tornozeleira eletrônica após ter progredido de regime" é subordinada adjetiva explicativa, ou seja, representa uma característica apenas daquele ladrão ("Um deles").

    Assim, segundo o texto, apenas aquele ladrão voltou ao crime. Não os outros.

  • É um absurdo.

  • inferir significa deduzir. não quer dizer que o texto vai te trazer exatamente a resposta. a única alternativa que não extrapola o que foi dito, ou que, no mínimo, é mais factível, é a d.

  • Claramente extrapolação. o texto não sugere nada nesse sentido, absurdo demais.

  • Não tem defesa para a alternativa D. Alguns já com o gabarito em mãos tentam defender a resposta da banca, porém, foi extrapolação total. Além disso o texto remete ao fato de que dois mandados de prisão foram expedidos. A história de um foi contada, a do outro não. Extrapolação demais a alternativa D.

  • A leitura do texto nos leva a inferir justamente o contrário do que foi colocado como alternativa correta.

  • Não tem nada a ver com o texto apresentado.

  • A banca mais subjetiva que tem.
  • estou resolvendo as qts da sequinte meneira, não me importo com extrapolação, busco logo as alternativas que têm pensamento subjetivo, me imagino sendo um defensor dos D.H.

  • O candidato deve se prender ao texto para fazer inferências ou deduções. Não se pode fazer inferências de seu ponto de vista, mas do ponto de vista do texto.

    A afirmação abaixo que pode ser inferida após a leitura do texto é:

    (A) a utilização de tornozeleiras eletrônicas se tem revelado completamente inútil como medida punitiva; ERRADO – O texto fala de apenas um caso de rompimento da tornozeleira. Não se pode concluir que todos os que progridem de regime e usam tornozeleiras a rompem e ficam livres da punição. A tornozeleira não é completamente inútil por causa de um único caso mencionado no texto. Ocorre aqui uma extrapolação.

    (B) a libertação de prisioneiros por progressão de regime é um incentivo à volta da vida criminosa; ERRADO – não se pode inferir isso se o texto retrata um único caso e não há como enxergar essa liberação como incentivo à volta ao crime.

    (C) a lei não pode evitar a volta de ladrões de veículos à vida do crime, já que as tornozeleiras eletrônicas são rompidas; ERRADO – – Não se pode entender que a possibilidade de se romper a tornozeleira eletrônica é a causa de a lei não poder evitar a volta de ladrões de veículos a vida do crime. Não é a possibilidade de rompimento da tornozeleira que promove o retorno à vida criminosa.

    (D) nem todos os criminosos que são libertados por progressão de regime voltam à vida do crime; CERTO – o texto retrata a busca de dois bandidos e apenas um deles, liberado por progressão de pena, mas com uso de tornozeleira, voltou ao crime. Logo, nem todos os criminosos que são libertados por progressão de regime voltam à vida do crime.

    (E) os criminosos que continuam sua vida criminosa, mesmo após soltura, são recapturados. ERRADO – O texto fala da recaptura de apenas um bandido, não dos dois, logo nem todo bandido é capturado.

    Estou fazendo um material específico de provas da FGV comentadas, item por item. Caso se interessem, falem comigo pelo instagram @Portuguesdefinitivo.

  • Raciocínio lógico.

  • Viagem psicodélica!!!

  • Como essa letra D foi deduzida???????????????????

    Pede para ser inferido do texto e no texto não podemos inferir ABSOLUTAMENTE NADA a esse respeito.

  • Eu entendi assim: Foram expedidos 2 mandados, mas apenas um deles havia rompido tornozeleira eletrônica. Ou seja, nem todos voltam ao crime.

  • o segundo meliante fugiu, palhaçada.

  • temos que nos organizar e por esta banca na justiça!!
  • sinceramente, não há nada nesse texto que nos conduz ao gabarito dado pela banca
  • A única afirmação clara no texto (inferida) é que UM DELES voltou a cometer crimes, ou seja, o outro não voltou a cometer crimes, logo: D) nem todos os criminosos que são libertados por progressão de regime voltam à vida do crime;

    Essa está mais para raciocínio-lógico.

  • Extrapolação clara. Não se fala nada de prisioneiro progresso que não volta à vida do crime.

  • Já li e reli e voltei nessa questão dps de dias, e não há nada que infira a resposta dada pela letra D. As vzs a FGV viaja ns respostas, mas pra essa, n dá nem p inventir uma razão.