SóProvas


ID
5311402
Banca
FGV
Órgão
PC-RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

As chamadas “manchas de Paltauf” têm dimensões variadas, contornos irregulares, tonalidade vermelho-clara e são produzidas pela ruptura das paredes alveolares e dos capilares sanguíneos.

Essas manchas são encontradas no pulmão dos:

Alternativas
Comentários
  • Bom dia, boa tarde, boa noite...

    Manchas de Paltauf ou manchas equimóticas de Paltauf são equimoses espalhadas pelo pulmão e ocorrem na asfixia por afogamento.

    É um tipo de equimose de ordem físico-quimica e que ocorre exclusivamente nos pulmões.

    De acordo com o professor Roberto Blanco: "Resulta da entrada de líquido aspirado por uma inspiração forçada (hiperpnéia) em virtude de estímulo dos centros respiratórios bulbares pela hipercapnia (excesso de gás carbônico) decorrente de apnéia forçada, na tentativa de escapar do afogamento".

    Vale ressaltar que a mancha de Paltauf é um sinal próprio/característico de asfixia por afogamento.

    Espero ter ajudado.

    Abs!

  • Gabarito: Letra C

    Manchas de Paltauf >> lesões hemorrágicas presentes no pulmão do afogado, causadas por enfisema hidroaéreo. É um sinal interno do afogamento.

    OBS >> Sinal de Montalti: na asfixia aparece em duas situações: soterramento e incêndio

  • Manchas de Tardieu: são equimoses na superfície do coração (equimoses subepicardicas) e no pulmão (equimoses subpleurais), tratando-se de uma característica interna da asfixia.

    Manchas de Paltauf: são equimoses encontrada tão somente no pulmão, sendo um sinal interno característico do afogamento.

    Observação: tanto na de Tardieu quanto na de Paltauf, tratam-se, em tese, de um sinal TÍPICO e PROVÁVEL, todavia, não é patognomônico (sinal específico que ocorre somente em determinada situação)

  • Manchas de paltauf são sinais internos, produzidos pela ação hemolítica da água sobre as hemorragias pleurais. (André Uchoa, 2021, p.164).
  • Manchas de PaltAUF: "AUFogados".

  • Afogamento é uma forma de asfixia por alteração no ambiente, onde o ar é trocado por meio líquido ou semi-líquido

    Tem 2 tipos de afogamentos, o afogamento verdadeiro, afogados azuis que apresentam a Tríade Asfíxica e os afogados brancos ou secos que não apresentam a Tríade por ser morte por inibição.

    Sinais importantes do afogamento: Esfriamento precoce, pele anserina, maceração, lesão de arrasto, mancha verde de putrefação no tórax e no pescoço, cogumelo de espuma, sujeira nas vias aéreas, pulmão lesionado (manchas de paltauf), congestão visceral, hemorragia temporal, hemodiluição e incoagulabilidade do sangue, algas ditomáceas na medula óssea

    obs.: Relembrando as manchas de Tardieu (que aparece na tríade Asfíxica) que são lesões hemorrágicas no

    pulmão. Isso porque no afogamento as manchas, as lesões hemorrágicas no pulmão são diferentes das manchas de Tardieu, vez que são maiores, mais profundas, e a lesão é mais severa em decorrência da violenta aspiração de água suja e contaminada. 

  • GAB. C

    “manchas de Paltauf” têm dimensões variadas, contornos irregulares, tonalidade vermelho-clara e são produzidas pela ruptura das paredes alveolares e dos capilares sanguíneos = AFOGADOS.

  • Gab. C

    No caso dos afogados, a Mancha de Paultauf se encontra exclusivamente no PULMÃO.

    - MANCHAS DE “PALTAUF” (HEMORRAGIAS PLEURAIS NO PULMÃO).

  • Tardieu -  ASFIXIA. Equimoses puntiformes. Local: subpleural, subepicárdico, pericrânio e timo das crianças. Sufocação direta.

    Paltauf - AFOGAMENTO. Equimoses espalhadas no pulmão.

    Morestin - SUF. INDIRETA. Máscara na face. Cogestão equimótica.