SóProvas


ID
531244
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação aos interesses dos principais usuários da informação contábil, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O governo foca na análise da DVA (Demonstração do Valor Adicionado) para determinar o imposto a ser pago !
  • NA PRÁTICA, O GOVERNO ESTÁ INTERESSADO NO FATURAMENTO OU NO LUCRO DA ENTIDADE, UMA VEZ QUE O PAGAMENTO DE TRIBUTOS SE DÁ TOMANDO POR BASE ESSES PARÂMETROS (FATURAMENTO OU LUCRO EM DETERMINADA ATIVIDADE)
  • O erro da letra C é que o goveno não foca no fluxo de caixa para determinar o imposto a ser pago. O governo foca na análise lucro apurado pela empresa (regime de caixa ou regime de competência, dependendo da forma de tributação) para determinar o imposto a ser pago. Por ex: nas grandes empresas, o regime de apuração é pelo lucro real, onde deve ser adotada o regime de competência para a apuração do imposto a ser pago. O regime de caixa é utilizado quando a empresa é tributada pelo lucro presumido ou pelo Simples Nacional. 
  • Letra "e": os empregados analisam a capacidade de expansão da empresa??????? Não entendi...
  • Conforme a lei 9.718/98 no seu "Art. 2º As contribuições para o PIS/PASEP e a COFINS, devidas pelas pessoas jurídicas de direito privado, serão calculadas com base no seu faturamento, observadas a legislação vigente e as alterações introduzidas por esta Lei", sendo excluídas as notas canceladas, os descontos incondicionais, o IPI e o ICMS recolhido como substituto tributário.
    Assim, podemos dizer que o lucro bruto é base para o calculo dos impostos, essa lei citada é um exemplo para a base legal do calculo de alguns dos impostos federais.
  • 9. Entre os usuários das demonstrações contábeis incluem-se investidores atuais e potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências e o público. Eles usam as demonstrações contábeis para satisfazer algumas das suas diversas necessidades de informação. Essas necessidades incluem: 


    (a) Investidores. Os provedores de capital de risco e seus analistas que se preocupam com o risco inerente ao investimento e o retorno que ele produz. Eles necessitam de informações para ajuda-los a decidir se devem comprar, manter ou vender investimentos. Os acionistas também estão interessados em informações que os habilitem a avaliar se a entidade tem capacidade de pagar dividendos. 

    (b) Empregados. Os empregados e seus representantes estão interessados em informações sobre a estabilidade e a lucratividade de seus empregadores. Também se interessam por informações que lhes permitam avaliar a capacidade que tem a entidade de prover sua remuneração, seus benefícios de aposentadoria e suas oportunidades de emprego. 

    (c) Credores por empréstimos. Estes estão interessados em informações que lhes permitam determinar a capacidade da entidade em pagar seus empréstimos e os correspondentes juros no vencimento. 

    (d) Fornecedores e outros credores comerciais. Os fornecedores e outros credores estão interessados em informações que lhes permitam avaliar se as importâncias que lhes são devidas serão pagas nos respectivos vencimentos. Os credores comerciais provavelmente estão interessados em uma entidade por um período menor do que os credores por empréstimos, a não ser que dependam da continuidade da entidade como um cliente importante. 

    (e) Clientes. Os clientes têm interesse em informações sobre a continuidade operacional da entidade, especialmente quando têm um relacionamento a longo prazo com ela, ou dela dependem como fornecedor importante. 

    (f) Governo e suas agências. Os governos e suas agências estão interessados na destinação de recursos e, portanto, nas atividades das entidades. Necessitam também de informações a fim de regulamentar as atividades das entidades, estabelecer políticas fiscais e servir de base para determinar a renda nacional e estatísticas semelhantes. 

    (g) Público. As entidades afetam o público de diversas maneiras. Elas podem, por exemplo, fazer contribuição substancial à economia local de vários modos, inclusive empregando pessoas e utilizando fornecedores locais. As demonstrações contábeis podem ajudar o público fornecendo informações sobre a evolução do desempenho da entidade e os desenvolvimentos recentes. 



    http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t1.htm
  • O Governo foca na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), que é o demonstrativo onde são confrontadas as receitas e as despesas do exercício, e onde são evidenciados os impostos.

  • Existem 2 regimes de escrituração:

    1) CAIXA: onde o que importa é a entrada/saída de dinheiro, ou seja, o fluxo de caixa;

    2)  COMPETENCIA: onde o que importa é o fato gerador, independe do fluxo financeiro.

    O regime de CAIXA não é aceito pelo Governo. A legislação determina a análise pela COMPETENCIA.

  • Também vejo erro na alternativa E, pois, em regra, os empregados não estão interessados na capacidade de expansão da empresa na qual trabalham. 

  • Gabarito Letra "C"

  • SOLICITE O COMENTÁRIO DO PROFESSOR VOCÊ TAMBÉM!

    Ajude a comunidade e a você mesmo.

  • Governo: utiliza-se das informações para estabelecer políticas fiscais, regulamentar atividades e fiscalizar a correta apuração dos créditos tributários.