SóProvas


ID
531295
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei 8666/83, as compras, sempre que possível, deverão observar as disposições enunciadas nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA B

    Conforme L. 8666/93:



    Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão: (Regulamento)

    I - atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas;

    II - ser processadas através de sistema de registro de preços;

    III - submeter-se às condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado;

    IV - ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade;

    V - balizar-se pelos preços praticados no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública.
     

  • Alerta! A modalidade de licitação tomada de preços refere-se também a compras. De acordo com a lei 9648/98 o valor estipulado para compras e serviços é de até R$ 650.000,00. Tenhamos cuidado.

  • A pegadinha do item B está na mistura proposital dos termos: SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (sistema de que dispõe a administração pública para tornar mais racional e eficiente suas contratações) e TOMADA DE PREÇOS (modalidade de licitação).

    O examinador misturou os dois nomes a fim de pegar os mais desatentos.

    Todo cuidado é pouco!

  • De acordo com o art. 15 da Lei 8.666/93, as compras, sempre que possível, deverão ser processadas através de sistema de registro de preços. Este consiste em uma forma de contratação, onde a administração pública promove uma concorrência para estabelecer preços para itens que virá a necessitar, gerando para o fornecedor vencedor uma expectativa de venda de acordo com a necessidade futura da administração, até o limite do quantitativo previsto no processo licitatório. Este modelo traz características bastante positivas para a administração pública, tais como, a redução significativa de gastos com gestão de grandes estoques e a não necessidade de disponibilizar um grande volume de capital em uma única compra, haja vista que estas serão realizadas de forma paulatina, atendendo a cada necessidade que venha a surgir.   
    Fonte: http://licitacao.uol.com.br/artdescricao.asp?cod=59