SóProvas


ID
531307
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No processo do planejamento da auditoria deve ser considerada a participação de auditores internos e de especialistas na execução do trabalho na entidade auditada, e a possibilidade de as controladas e coligadas serem examinadas por outros auditores independentes. Ao determinar a necessidade de utilizar-se do trabalho de especialistas, o auditor independente não deve considerar:

Alternativas
Comentários
  • Errada: letra "e". A questão tenta confundir o canditado em relação aos aspectos que traduzem a necessidade de utilização dos trabalhos de especialistas e os exemplos de evidências, na forma de relatórios, opiniões ou declarações de especialistas para dar suporte às conclusões do Auditor Independente.
    Os itens a, b, c e d se referem ao 1º aspecto, enquanto que o item "e" refere-se ao 2º.


    Vide NBC P 1.8 - Utilização de Trabalhos de Especialistas.
  • Sem pensar e sem perder tempo...

    O auditor não está interessado no andamento dos contratos da empresa, afinal, auditor não é consultor. Ele tá interessado na adequação e veracidade das operações. A única que foge a essa lógica é a opção "E"
  • A questão tentou confundir exemplos do relatório, opinião ou declaração do especialista com as situações o que o auditor deve considerar para determinar a necessidade de um especialista

    1.8.2. NECESSIDADE DE USO DE TRABALHO DE ESPECIALISTA

    1.8.2.1. Durante a auditoria, o auditor independente pode necessitar obter, em conjunto com a entidade auditada ou de forma independente, evidências para dar suporte às suas conclusões. Exemplos dessas evidências, na forma de relatórios, opiniões ou declarações de especialistas são:

    a) avaliações de certos tipos de ativos, como por exemplo terrenos e edificações, máquinas e equipamentos, obras de arte e pedras preciosas;

    b) determinação de quantidades ou condições físicas de ativos, como por exemplo minerais estocados, jazidas e reservas de petróleo, vida útil remanescente de máquinas e equipamentos;

    c) determinação de montantes que requeiram técnicas ou métodos especializados, como por exemplo avaliações atuariais;

    d) medição do estágio de trabalhos completados ou a completar em contratos em andamento;

    e) interpretações de leis, de contratos, de estatutos ou de outros regulamentos

    1.8.2.2. Ao determinar a necessidade de utilizar-se do trabalho de especialistas, o auditor independente deve considerar:

    a) a relevância do item da demonstração contábil que está sendo analisada;

    b) o risco de distorção ou erro levando em conta a natureza e a complexidade do assunto sendo analisado;

    c) conhecimento da equipe de trabalho e a experiência prévia dos aspectos que estão sendo considerados; e

    d) a quantidade e qualidade de outras evidências de auditoria disponíveis para sua análise