-
pq raios não pode ser externo???
-
Podemos dividir o Ambiente Organizacional em dois subgrupos, temos assim o ambiente interno e o ambiente externo.
O ambiente interno é aquele composto por elementos particulares da organização, como administradores , trabalhadores, tecnologia impregnada na organização, estrutura organizacional, instalações físicas e diversos outros fatores. Através da análise no ambiente interno é possível que os gestores identifiquem os pontos fortes e fracos da organização.
O ambiente externo é formado por personagens contextuais nos quais a organização está inserida e opera ,sendo constituído por elementos que se encontram além das fronteiras das organizações e as afeta indiretamente , podendo ser chamados de “elementos de ação indireta”.
Ambiente Contextual refere-se ao conjunto de forças ou instituições de caráter político, social , tecnológico ou econômico cuja empresa não mantem uma relação\controle de forma direta , mas que afeta da mesma forma a instituição, mesmo que de forma menos intensa. Podemos exemplificar como membros de tal ambiente fatores demográficos, socioculturais, econômicos, político legais.
Ambiente Operacional é definido como o conjunto de componentes externos objetivos , de forma que a organização interage diretamente à partir de transações de fluxo. Clientes, fornecedores, concorrentes, grupos reguladores, grupos de interesses especiais estão englobados neste ambiente.
Gabarito letra B
Fonte: SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração. Teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson, 2008.
-
O ambiente contextual é uma subdivisão do ambiente externo. Veja:
Definição de ambiente externo: “É o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização” (SOBRAL; PECI, 2008). Esse ambiente pode der dividido em: ambiente contextual e operacional.
“Inclui todos os fatores que existem fora dos limites da organização, mas que independem da ação dela, tais como: fatores econômicos, político-legais, socioculturais, demográficos ou tecnológicos” (SOBRAL; PECI, 2008). Está inserido nisso, qualquer tendência ou condição que pode afetar inteiramente um setor ou indústria. Este ambiente afeta indiretamente a empresa.
É a parte do ambiente externo diretamente relevante para o alcance dos objetivos da organização” (SOBRAL; PECI, 2008). É formado pelas forças, atores e instituições que influenciam negativamente ou positivamente. Engloba: fornecedores, clientes ou consumidores, concorrentes, agências governamentais, entre outros. Por estar interligada com a atuação da organização, assume traços exclusivos e diferentes de uma organização para outra.
-
Um conceito importante para entendermos o funcionamento das organizações é o de ambiente organizacional. A principal classificação divide o ambiente assim:
Ambiente Descrição/Ambiente Geral (contextual ou macro ambiente)
Envolve condições e fatores externos que influenciam de maneira difusa (indireta) as estratégias e consequências das ações governamentais.
Exemplo: Tecnologia, política, economia, variáveis sociais, demográficas e ecológicas
Ambiente Operacional (imediato, setorial ou de tarefa)
Abrange o ambiente mais próximo e imediato de cada organização.
Influenciam diretamente na organização Exemplo: Consumidores, clientes, usuários, fornecedores,
concorrentes, grupos reguladores e parceiros estratégicos.
Ambiente Interno
Envolvem os fatores que estão dentro da organização.
Exemplo: trabalhadores, administradores, cultura organizacional, estrutura organizacional e instalações físicas.
-
item A também está correto