SóProvas


ID
5313646
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma entidade adota, como modelo de estrutura organizacional, uma estrutura matricial, fato indicativo de que a entidade caracteriza-se por:

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

    A organização matricial procura reunir as vantagens das estruturas funcionais e das estruturas divisionalizadas. Para isso, com a divisão da organização por projetos, grupos de clientes ou unidades de produção, são designados os chamados chefes de projeto. Para cada um dos projetos são também designados especialistas provenientes das diversas áreas funcionais, cada um deles coordenado pelo chefe de projeto em que está integrado e pelo responsável da área funcional a que pertence (existência de duas linhas de comando). Essa estrutura possui duração limitada à duração de seus projetos, mas seus órgãos de apoio são de natureza permanente.

    Questão para fixação:

    A organização matricial é aquela composta de duas relações de subordinação, em que alguns administradores se reportam a dois superiores, um funcional e outro divisional.

    Gabarito. Certo.

    A organização matricial é a combinação de formas de departamentalização funcional e de produto ou projeto na mesma estrutura organizacional. Trata-se de uma estrutura mista, em forma de dupla entrada: a organização funcional é verticalizada e a organização por produtos ou projeto horizontalizada, ambas se superpondo.

  • A departamentalização matricial ou organização matricial

    é um tipo híbrido de departamentalização no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades têm como objetivo realizar tarefas com características temporárias

  • Departamentalização por matriz, matricial ou em grade

    Trata-se de uma departamentalização híbrida – há uma sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização. Geralmente, essa sobreposição refere-se à fusão da estrutura funcional com a estrutura por projetos.

    A departamentalização matricial não leva em consideração o clássico princípio de Fayol da unidade de comando proposto por Fayol em 1916. Os empregados ficam subordinado simultaneamente ao gerente de projetos, quanto às atividades do projeto, e ao gerente funcional, quanto as atividades rotineiras.

    As principais vantagens desse tipo de departamentalização são:

    • Maior desenvolvimento da capacidade profissional;
    • Melhor atendimento aos clientes do projeto;
    • Uso adequado dos recursos (quando bem geridos pelo gerente de projetos);
    • Possibilidade de lidar com a complexidade de ambientes instáveis;
    • Aprimora a coordenação lateral (entre departamentos diferentes).

    Dentre as desvantagens da departamentalização matricial temos:

    • Introduz conflitos pela dupla subordinação;
    • Enfraquece a coordenação vertical (coordenação hierárquica).

    Fonte: Prof. Marcelo Soares, PDF Direção Concursos.

    Gab. B