SóProvas


ID
5313649
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O prazo durante o qual se deve guardar e proteger os documentos, sejam em impressos ou arquivos eletrônicos, relativos às eleições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), é de:

Alternativas
Comentários
  • A atribuição de prazos nos arquivos correntes e intermediários, bem como a definição da destinação final do documento - eliminação ou recolhimento para a guarda permanente, vai depender do que determina a tabela de temporalidade, que varia de instituição para instituição.

    Adicionalmente, a questão não determina se o prazo de guarda é total, se é referente somente aos arquivos correntes e/ou aos arquivos intermediários e, além disso, não determina a tabela de temporalidade que se deve utilizar para determinar o prazo.

    No site oficial da EMGEPRON, a instituição informa que utiliza o Código de classificação e tabela de temporalidade e destinação de documentos relativa às atividades meio do Poder Executivo Federal. Portanto, os referidos documentos se encaixariam, possivelmente, no código 025.31, classe "CONSTITUIÇÃO DA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES (CIPA)". A subdivisão 025.311 trata da composição e atuação, e tem como prazo corrente 5 anos, intermediário 5 anos, e a destinação guarda permanente. 

    O total seria 10 anos, o que tornaria a letra B a alternativa correta. Entretanto, a letra D foi considerada como correta. Além disso, deve-se considerar que a guarda é permanente, então após os 10 anos, a guarda é definitiva.

    Para responder essa questão, deve-se saber qual a tabela utilizada como referência pela banca, mas se foi a utilizada no exemplo, o correto seria a letra B.

    Fonte: Código de classificação e tabela de temporalidade e destinação de documentos relativos às atividades-meio do Poder Executivo Federal [recurso eletrônico]-- Dados eletrônicos -- Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2020.  

    Gabarito da Banca: D

    Gabarito do Professor: B