-
a) Sufocação direta - asfixia mecânica com obstrução à penetração do ar nas vias respiratórias desde o nariz/boca até a traqueia. (ex: engasgue – corpo estranho)
b) Sufocação indireta - aquela causa pela compressão externa do tórax, impedindo os movimentos respiratórios.
c) Esganadura - pressão exercida no pescoço da vítima pela ação direta das mãos do agente, sem a utilização de objetos para tal
d) Estrangulamento - constrição ativa do pescoço por força muscular, como ocorre quando se utiliza um cinto, aliado à força muscular do agente, para fazer a pressão, ou ainda no golpe conhecido popularmente como mata-leão
e) Enforcamento - faz-se necessária a constrição passiva do pescoço exercida pelo peso do corpo, como quando se coloca um laço ao redor do pescoço da vítima e retira-se o apoio dos pés da vítima, deixando seu próprio peso exercer a pressão fatal em seu pescoço.
-
Não creio que o enunciado traga elementos suficientes para determinar a suspeita da causa de morte apontada pelo gabarito.
-
Gab. C
Bem como escoriações avermelhadas, em forma de meia lua, na face lateral direita do pescoço: Marcas ou estigmas ungueais, escoriações produzidas pelas unhas do agressor. Esganadura!
-
Sinais externos locais. Os mais importantes são as escoriações produzidas pelas unhas do agressor, teoricamente de forma semilunar, apergaminhadas, de tonalidade pardo-amarelada, conhecidas como estigmas ou marcas ungueais. Podem também ter a forma de rastros escoriativos. Se o criminoso usou a mão direita, aparecem essas marcas em maior quantidade no lado esquerdo do pescoço da vítima . Além delas, podem ser encontradas pequenas equimoses arredondadas produzidas pelas polpas dos dedos. Em alguns casos, podem surgir escoriações de várias dimensões e sentidos, devido às reações da vítima ao defender-se. Finalmente, as marcas ungueais podem não existir se o agente conduziu a constrição do pescoço protegido por objetos, como, por exemplo, lenços, lençóis, toalhas ou luvas." FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 370
-
presume-se que seja esganadura pelas escoriações em formato de meia lua na lateral do pescoço = unhas
-
Olhou pra lua?
Pensou em esganadura
DHUAHDUAHUDHUAH
-
presume-se entao que o agressor esganou com uma mao so?? NINJA né..... ou devemos presusumir que no dia do crime ele so cortou as unhas de uma das maos?
-
Sinais de unhas também podem aparecer no estrangulamento. Indicam que a vítima tentou se libertar do agressor.
Talvez um ponto para diferenciar é que no estrangulamento as unhas causarão escoriações, ante a forma como a vítima tenta se libertar (pressão e deslizamento das unhas na pele). Na esganadura, como o agressor tem de comprimir o pescoço, ela assume forma de meia-lua.
-
Repartindo o enunciado:
O cadáver de uma mulher jovem foi encontrado sobre a cama em meio a travesseiros e cobertas em desalinho.
O exame pericial, na cena do crime, indicou a presença de múltiplas equimoses violáceas na face (sinal de Morestin - sufocação indireta) e membros superiores (indício de superioridade de força), bem como escoriações avermelhadas, em forma de meia lua (estigmas ungueais - sinais de unha), na face lateral direita do pescoço, com lábios e extremidades dos dedos arroxeadas. A principal suspeita é a morte por: ESGANADURA!!!
-
GABARITO: C
traduzindo: O cadáver de uma mulher jovem foi encontrado sobre a cama em meio a travesseiros e cobertas desarrumados (em desalinho). O exame pericial, na cena do crime, indicou a presença de múltiplas lesões roxeadas (equimoses violáceas) na face e membros superiores, bem como arranhões (escoriações) avermelhados, em forma de meia lua, na parte lateral direita do pescoço, com lábios e extremidades dos dedos arroxeadas. A principal suspeita é a morte por: Esganadura (pressão exercida no pescoço da vítima pela ação direta das mãos do agente, sem a utilização de objetos para tal).
-
Trata-se de esganadura em decorrência das múltiplas equimoses violáceas na face e membros superiores, decorrentes da sufocação causada pelo agente com as mãos pressionando o pescoço, deixando escoriações avermelhadas, em forma de meia lua, também denominadas de lesões ungueais (causadas pelas unhas).
-
Gab C
A esganadura é uma modalidade de asfixia mecânica que se caracteriza pela interrupção do ar atmosférico até as vias respiratórias, em decorrência da constrição do pescoço pela ação direta das mãos do agente com pressão exercida no pescoço da vítima , sem a utilização de objetos para tal agindo o peso do próprio corpo da vitima como força ativa.
-
LETRA C
Esganadura é um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos, ao obstruir a passagem do ar atmosférico pelas vias respiratórias até os pulmões.
É sempre HOMICIDA, sendo impossível a forma suicida ou acidental!
Sintomatologia
Devido a própria dinâmica da esganadura, é difícil precisar exatamente os períodos e o tempo decorrido nestes tipos de morte, que tanto pode ser por asfixia, como por inibição, devido à compressão dos elementos nervosos do pescoço. A esganadura vem sempre acompanhada de outras lesões, principalmente as traumáticas, provenientes de outras agressões como ferimentos na região posterior da cabeça, equimoses em redor da boca, escoriações nas mãos e nos antebraços, todas elas decorrentes da luta e, por isso, chamadas de lesões de defesa ou de contensão
-
gabarito forçoso e duvidoso. Não há elementos suficientes.
-
Da para eliminar 3 opções de “cara”. Lembre-se: a questão conversa com você. Bons estudos
-
Gabarito: Letra C
Segundo o professor Wilson Palermo, são sinais particulares da esganadura:
- se o indivíduo consegue sobreviver, são verificadas, por exemplo, equimoses, de número variável, produzidas pela ação compressiva dos dedos do agressor, além de escoriações causadas pelas unhas do agressor (estigmas ungueais) e dificuldade em movimentar o pescoço.
Se o indivíduo morre, podem ser observadas lesões internas e externas. Também são encontradas equimoses e escoriações, bem como petéquias disseminadas pela face e pescoço, infiltrações hemorrágicas pelos tecidos da região lesionada, fraturas do osso hioide etc
-
Estrangulamento : Se caracteriza por haver uma constrição ativa do pescoço por força muscular, como ocorre quando se utiliza um cinto, aliado à força muscular do agente, para fazer a pressão, ou ainda no golpe conhecido popularmente como mata-leão.
Esganadura: Consiste na pressão exercida no pescoço da vítima pela ação direta das mãos do agente, sem a utilização de objetos para tal
-
Gab C
Sufocação direta: asfixia mecânica com obstrução à penetração do ar nas vias respiratórias desde o nariz/boca até a traqueia. (ex: engasgue – corpo estranho)
Sufocação indireta: Aquela causa pela compressão externa do tórax, impedindo os movimentos respiratórios.
Esganadura: apertar com as mãos o pescoço. (encontra-se petéquias na face)
Estrangulamento: apertar o pescoço através de um laço, cinto, aplica-se aqui também o mata leão.
Esganamento: ação ou efeito de esganar, vide esganadura (sinônimos).
Medicina Legal - Paulo Furtado / Pedro Henrique Neves - Ed Juspodivm - 2020
-
Eu não sabia o que era marca de meia lua
-
Segundo WILSON LUIZ PALERMO FERREIRA: (6ª ED)
ESGANADURA: É um tipo de asfixia que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos, ao obstruir a passagem do ar. É sempre homicida. Portanto, nem a causa acidental ou a causa suicida são atribuídas como possíveis. Nos adultos, deverá haver desproporção de forças entre o agressor e o agredido, para que consiga vencer a resistência imposta. A esganadura vem sempre acompanhada de outras lesões, principalmente as de defesa, tais como equimoses ao redor da boca, escoriações nas mãos e nos antebraços.
-
Gabarito: C
A esganadura consiste na asfixia mecânica por constrição anterolateral do pescoço, impeditiva da passagem do ar atmosférico pelas vias aéreas, promovida diretamente pela mão do agente ou outra parte do corpo.
A morte ocorre em razão da ocorrência de fenômenos inibitórios resultantes da compressão nervosa do pescoço, atribuindo-se à obliteração vascular pequena importância.
Caso a esganadura não leve à morte, pode causar disfagia (dificuldade para engolir), disfonia, tumefação cervical e miocontratura do pescoço.
-
Asfixias
A regra são 3 sinais chamados de Tríade Asfíxica: Sangue asfíxico (sangue de tonalidade mais escura e fluidez aumentada), Congestão Polivisceral e Equimoses Viscerais (quando atingem os pulmões e coração são chamadas de Manchas de Tardieu)
A asfixia no geral não tem nenhum sinal PATOGNOMÔNICO (específico que ocorre só em determinada situação), tem sinais característicos (TRÍADE DA ASFIXIA).
Asfixias específicas:
1) Sufocação
2) Modificação do ambiente: modificação do ar atmosférico por alguma circunstância (confinamento, soterramento, asfixias por monóxido de carbono, afogamento)
3) Constrições cervicais: estrangulamento, esganadura, enforcamento.
Sobre a constrição cervical:
Enforcamento: laço cervical causador da morte é acionado pelo peso da vítima. Características: Sinal de Amussat, Sinal de Friedberg, Sinal de Dotto, Sinal de Bonnet, Sinal de Argêntica. Nó alto e acima do osso hioide (osso que fica abaixo da mandíbula). Isso ocorre porque o peso do corpo puxa-o para baixo, fazendo com que a marca fique exatamente abaixo da mandíbula. O sulco posiciona-se em direção oblíqua ascendente, é heterogêneo (pelo fato de ser interrompido no nó) e ainda é um suco mais marcado e profundo do que no estrangulamento.
Esganadura é uma constrição cervical causada pelas mãos Estigmas ungueais: (marcas de unhas); Petéquias na face: (pontos de sangramento na face) Marcas de França: (marcas em forma de meia lua, ou semilunares na túnica interna da artéria carótida). Para França seria a marca das unhas comprimindo a artéria carótida sobre a coluna, sobre o osso.
Estrangulamento tem laço causador da morte por peso diverso do da vítima. Características: Profundidade: menos profundo - Sulco menos marcado e homogêneo em profundidade (porque não tem nó suspenso, tendo somente uma corda passada ao redor do pescoço). Localização mais baixa – Sulco no estrangulamento é mais baixo, portanto, abaixo do osso hioide, e situada sobre (ao nível) da cartilagem tireoide. Direção horizontal -
direção do sulco no estrangulamento é horizontal, não sendo mais obliqua ascendente. Trespassamento
sulco trespassado em sua extremidade. (Ponto muito importante no estrangulamento) Estrias Ungueais– marcas de unhas e escoriações
-
Imaginei que as “escoriações em forma de meia lua” seriam as produzidas pelas unhas do algoz no ato de esganar.
-
GABARITO - C
Esganadura - a constrição do pescoço é feita pelas mãos e obstrui a passagem do ar. É sempre homicida. Por isso, pode vir acompanhada de outras lesões, como a de defesa nas mãos e antebraços.
- Identifica-se pela presença de estigmas ungueais (lesões semilunares, causadas pelas unhas) ao redor do pescoço, bem como equimoses e escoriações. Pode-se, ainda, encontrar petéquias pela face e pescoço, infiltrações hemorrágicas nos tecidos lesionados etc.
fonte: Gran Cursos.
-
Esganadura
- constrição do pescoço pelas mãos, o que impede a passagem do ar
- sempre homicida
- sempre vem acompanhada de outras lesões, principalmente de defesa, como equimoses ao redor da boca, escoriações nas mãos e antebraços
- são sinas particulares frequentemente encontrados neste tipo de asfixias as escoriações causadas pelas unhas do agressor (estigmas ungueais)
- se o indivíduo morre, é possível encontrar equimoses e escoriações, assim como petéquias disseminadas pela face e pescoço, infiltrações hemorrágicas pelos tecidos da região lesionada e fratura do osso hioide
Fonte: Sinopse para concursos Medicina Legal- Wilson Luiz Palermo Ferreira.
-
Letra C. A esganadura decorre da ação direta das mãos, não existe sulco e há presença de equimoses.
-
LETRA C ESGANADURA.
Esganadura é um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos, ao obstruir a passagem do ar atmosférico pelas vias respiratórias até os pulmões. É sempre homicida, sendo impossível a forma suicida ou acidental.
FONTE: FRANÇA, GENIVAL VELOSO
-
Gabarito: "C"
ESGANADURA
Tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos.
• É SEMPRE HOMICIDA.
• HÁ DISPARIDADE DE FORÇAS ENTRE OS SUJEITOS.
• Nos sinais locais notam-se equimoses e as escoriações produzidas pelas unhas do agressor, teoricamente de forma semilunar, apergaminhadas, de tonalidade pardoamarelada, conhecidas como ESTIGMAS OU MARCAS UNGUEAIS.
• Petéquias na face = SINAL DE LACASSAGNE
• Lesões do aparelho laríngeo por fraturas das cartilagens tireóidea e cricóidea e dos ossos estilóide e hióide (gogó) são mais frequentes que no estrangulamento e no enforcamento.
• Face da vítima fica pálida ou cianótica, dependendo da intensidade da constrição.
Fonte: comentário de algum colega + meus apontamentos.
-
GABARITO "C".
É um tipo de asfixia que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos, ao obstruir a passagem de ar. É sempre homicida. Portanto, nem a causa acidental ou a causa suicida são atribuídas como possíveis. Nos adultos, deverá haver desproporção de forças entre o agressor e o agredido, para que se condiga vencer a resistência imposta.
A esganadura vem sempre acompanhada de outras lesões, principalmente as de defesa, tais como equimoses ao redor da boca, escoriações nas mãos e nos antebraços. (PALERMO, Wilson. 2020. p.365)
:)
-
Genival Veloso de França que percebeu esses sinais de meia lua dentro da túnica íntima da carótida comum em casos de esganadura, produzidas indiscutivelmente pela pressão das unhas do agressor no pescoço da vítima . Ficou conhecido MARCAS DE FRANÇA.
Há esse registro em seu livro.
-
Esganadura - constição exercida no pescoço da vítima pela ação direta das mãos do agente, sem a utilização de objetos para tal. Segundo W. Palermo é sempre homicida.
-
forma de meia lua = esganadura
não existe este formato de meia lua em enforcamento ou estrangulamento pelo fato dele ser específico da esganadura. É a marca das unhas (olha a sua unha AGORA e veja que ela tem um formato de meia lua)
-
c) ESGANADURA = Constrição do pescoço pelas mãos do agressor.
múltiplas equimoses violáceas na face e membros superiores;
escoriações avermelhadas, em forma de meia lua, na face lateral direita do pescoço - marca das unhas do agressor/ estigmas ungueais;
lábios e extremidades dos dedos arroxeadas - sinal geral de asfixia;
O ESTRANGULAMENTO também pode apresentar sinais em forma de meia lua. A própria vítima pode, ao tenta retirar o laço do pescoço, deixar a marca das unhas. Nesse caso, o enunciado teria que descrever a marca do laço/presença de sulco.