SóProvas


ID
5315218
Banca
FGV
Órgão
PC-RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Os fuzis, armas militares utilizadas pelo crime organizado, disparam projéteis de alta energia cinética.
Em relação às características desses projéteis, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Lesões produzidas por projéteis de alta energia

    Hoje, com o advento de novas técnicas utilizadas no aprimoramento das armas de fogo, com modificações significativas da velocidade inicial, da aceleração e do deslocamento do centro de gravidade do projétil, algumas alterações vão surgindo no seu resultado final.

    Assim, os ferimentos de entrada produzidos por esses projéteis de alta velocidade foram mudando de forma, podendo apresentar vultosas áreas de destruição dos tecidos atingidos, deixando à mostra regiões ou estruturas mais profundas, com orifícios muito maiores que o diâmetro do projétil. Outras vezes, a orla de escoriação está ausente ou pouco nítida, e as bordas do orifício são irregulares e apresentam radiações.

    Quando encontram maior resistência, como, por exemplo, no tecido ósseo, apresentam-se como verdadeiras explosões. Os ferimentos de saída, na maioria das vezes, têm a forma de rasgões, como se a pele fosse puxada e rasgada.

    (FRANÇA, Genival Veloso. Medicina legal, 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015, PÁG. 283) 

    Não localizei de onde a banca tirou essa informação que projéteis de alta energia cinética mantêm sua estabilidade a partir dos 100m.

    Se alguém localizar essa informação, comenta ai...

    Abraço

  • GABARITO: A

    Questão formulada com base no livro do Hygino e com conteúdo extremamente denso, segue trechos:

    Assertiva A. Correta. (...) Os projéteis de fuzil têm uma velocidade angular em torno de 3.500 rotações por minuto. Apesar disso, quando o projétil penetra em um meio muito mais denso que o ar, como a água, que tem densidade cerca de 900 vezes maior, essa rotação não o impede de tombar. Para que não tombe, é preciso um aumento da velocidade de rotação que se expresse pela raiz quadrada da relação entre as densidades dos dois meios. Assim, no caso da água, em relação ao ar, teria que ser, no mínimo, 30 vezes mais rápida. O alinhamento do eixo do projétil com a direção do seu deslocamento no ar, que caracteriza sua estabilidade, só é atingido depois de cerca de 100m de percurso. Segundo Wood (1964, citado por Hopkinson, a distância da arma em que o projétil se estabiliza é de cerca de 6.000 vezes o seu calibre. Por exemplo, o projétil 7.62mm ficaria estável a a 45,72m. (...) (fl. 262)

    Assertivas B e E. Incorretas. (...) A fragmentação do projétil aumenta o volume da cavidade temporária. Ocorre quando ele é construído para esse fim, ou quando penetra com velocidade muito alta. Os de guerra, em geral, não se fragmentam. Mas os de calibre 5,56 podem vir a se fragmentar. O usado pelo fuzil AR-15 tem uma tendência a tombar precocemente ao longo do trajeto, sofrendo maior estresse mecânico que o faz dobrar-se transversalmente e expelir o seu núcleo de chumbo. Quando recolhidos, mostram ponta intacta e base rompida. O projétil do fuzil russo AK-74 costuma fragmentar-se ao longo do trajeto e mudar de direção. Tal fato pode ser atribuído à sua construção, já que apresenta um espaço interior vazio entre o seu núcleo de aço e a ponta do revestimento de latão. Com o impacto no alvo, o núcleo desloca-se para a frente, deforma o projétil e o desestabiliza. O trecho do trajeto em que isso ocorre é aquele no qual as cavidades permanente e temporária têm maior diâmetro. (...) (fl. 268)

    (...) O mosquetão e o fuzis são municiados com cartuchos para eles especialmente desenvolvidos e podem ser de guerra ou de caça. (...) (...) Existem fuzis usados por caçadores, mas os de guerra diferem deles por apresentarem mecanismo automático, em que a pressão do gatilho permite disparar rajadas, de modo semelhante às metralhadoras. Os de caça são de ação semi-automática ou de repetição e não podem imitá-las. Além do mais, a sua munição não está sujeita às convenções internacionais de guerra, podendo ser do tipo dundum, com projéteis expansivos e explosivos. Já os projéteis dos fuzis de guerra têm que ser totalmente revestidos por jaqueta de metal duro, de modo a não se deformarem facilmente ao atingirem o corpo humano. São construídos para provocar feridas transfixantes. (...) (fl. 259)

  • Assertiva C. Incorreta. (...) Estudos feitos por Wang e por Liu em cães de 15-20kg, alvejados a uma distância de 10m com projéteis de 7,62mm e 5,56mm demonstraram que com o aumento da velocidade do 7,62 correspondia a um aumento do diâmetro do orifício de entrada que chegava a ultrapassar a do projétil, enquanto a redução da velocidade do 5,62 fazia com que diminuísse o diâmetro de entrada até valores bem menores do que o do projétil. (...) (...) O tamanho e a forma das lesões de entrada desses projéteis podem variar de acordo com a região do corpo atingida. Nas regiões anatômicas em que se encontra osso no plano subcutâneo, como no crânio e na região esternal, a resistência óssea faz com que o projétil tenha grande parte da sua energia transferida de modo abrupto logo na entrada. Di Maio afirma que qualquer coisa que altere a estabilidade do projétil na sua entrada tende a ampliar muito a sua ferida. (...) (fl. 265)

    Assertiva D. Incorreta. (...) Lesões produzidas pelos projéteis de alta energia. (...) Para determinar os efeitos lesivos de um determinado projétil, é necessário elaborar um protocolo rígido de pesquisa em que as diferentes variáveis envolvidas sejam controladas e analisadas cientificamente. Só assim, poder-se-á atribuir certos efeitos a determinadas características do projetil e da arma investigada. Tais estudos são úteis tanto à balística militar quanto à balística forense, em que pese o objetivo diferente de ambas - a primeira aperfeiçoando a arte de destruir e a segunda visando a identificar a arma usada, no sentido de punir o responsável. (...) (fl. 264)

    Fonte: (Hercules, Hygino de Carvalho. Medicina Legal. São Paulo: Editora Atheneu, 2011)

  • As letras "C" "D" e "E" dava para eliminar logo de cara, fiquei em dúvida no dia da prova entra "A" e "B" e acabei marcando a errada. Conferi meus livros e resumos aqui (incluindo do Wilson Palermo que é bem completo nessa parte) e não encontrei essa informação dos 100 metros.

    Valeu pelo comentário Matheus Olsson, aparentemente é algo específico do Hygino.

  • Colega Alixandre Barroso, considerando que o calibre 7,62 mm x 39mm utilizado normalmente pelo "ak-47" com peso de 7,9g com velocidade de 718m/s possuindo um energia cinética de 2.036 joules ou o calibre 7,62mm x 51 mm utizado no "FAL"/PARAFRAL com peso de 9,33 g com velocidade de 850m/s possuindo energia cinética de 3.370joules, valores considerados na boca do cano, são cosiderados como projetéis de alta energia. (entre outros com velocidades superior a 600m/s)

    - Quanto à estabilidade do projétil: de acordo com informações da literatura médico-legal de Helio Comes, ocorre quando atinge 6.000 vezes o seu calibre. Ex.: 7,62mm x 6000 = 45,72 metros.

    Alternativa dado como correta é no mínimo questionável, já que não é necessariamente acima de 100m para um projétil de fuzil manter estável, pode se manter estável depois dos 100 metros, agora a partir ? sendo que varia de acordo com o calibre, carga, entre diversas condições....

    Fonte: medicina legal Wilson luiz, meus resumos, catálogo de munições da CBC.

    Sucesso na missão !

  • Que porha é essa meu irmão?

  • A) mantêm sua estabilidade a partir dos 100m. É só lembrar que a "bala" sai capotando do cano do fuzil...kkkkk

  • "mantém estabilidade a partir dos 100m"

    A alternativa permite concluir que o projetil tem estabilidade em distancias quaisquer, como 10km de distancia, o que é ilógico.

  • Sempre vou achar essa questão incorreta.

    Quando fiz a prova conversei com o Prof. Roberto Blanco, o qual concordou com o recurso, que, resumindo, era assim:

    ----

    O próprio Hygino fala que os de 7,62 estabilizam-se a aprox. 45,72m. Então a letra A não pode estar correta, pois isso não é um dado absoluto (estabilidade aos 100m).

    Parece-me mais acertada a letra E.

    Isto porque os projéteis de fuzis são, via de regra, "full metal jacket" - ou seja, encamisados.

    Alguns são feitos para atravessar blindagens sem se fragmentar.

    Mas não teve choro. A banca não anulou nada.

    Segue o baile.

  • Acertei por eliminação

  • Balística nem no edital estava...

  • Nao concordo com o gabarito, maaaaass...

  • Errei na prova, nunca mais errarei essa!

    Na força do ódio!

    G.: A

  • Se eu tivesse lido os comentários de Matheus Olsson antes da prova...... eu tinha errado do mesmo jeito essa questão! Kkkk

  • Acertei na prova, errei aqui!

  • Fiz a prova e não entendi pq a A está correta. Não é uma resposta que todos os autores renomados concordam. mas....
  • Quando falar em "ESTABILIDADE" do projétil no tiro, e tiver alternativa com distância (igual a questão) e não tiver outra de distância, podem marcar sem medo...todo tiro estabiliza após alguma distância a partir da saída do cano...essa como policial não deveria ter errado...segue o jogo...agora se quiserem entrar em discussão filosófica e doutrinária divaguem pelos comentários!! FORÇA, FOCO E FÉ...

  • Errei graças ao Capitão Nascimento

  • O encamisamento (revestimento) dos projéteis são compostos por chumbo revestido c/ cobre, zinco e níquel.

    • Geralmente os projéteis de fuzil são encamisados, pois a energia deste tipo de armamento é alta. E a "liga de chumbo" (chumbo puro enriquecido), que é o tipo mais simples de projétil, se fragmenta com mais facilidade. Portanto, para armas de alta energia, é mais viável o projétil encamisado.
  • pior é pagar p nao er um professor para responder. o dia que tiver um site melhorzinho eu mudo...

  • JÁ CHEGA DESSA QUESTÃO NÉ DONA EMÍLIA

    Em 07/01/22 às 20:05, você respondeu a opção A.

    Você acertou!Em 07/11/21 às 11:08, você respondeu a opção A.

    Você acertou!Em 26/10/21 às 16:35, você respondeu a opção A.

    Você acertou!Em 05/10/21 às 15:40, você respondeu a opção A.

    Você acertou!Em 05/10/21 às 03:35, você respondeu a opção A.

    Você acertou!Em 05/10/21 às 03:28, você respondeu a opção A.

    Você acertou!Em 21/09/21 às 06:45, você respondeu a opção A.

    Você acertou!Em 21/09/21 às 03:01, você respondeu a opção A.

    Você acertou!Em 20/09/21 às 03:01, você respondeu a opção A.

    Você acertou!Em 09/09/21 às 15:02, você respondeu a opção A.

  • Essa questão está mal elaborada! A melhor alternativa é a A, mas mesmo assim tem problema. Os tiros de fuzis mantêm estabilidade a distâncias longas, diferentemente dos tiros de armas curtas e das demais armas longas, de baixa energia. Para a questão estar perfeita, a redação da alternativa A deveria ser, por exemplo:

    "A. Mantêm a estabilidade mesmo a distâncias a partir de 100 m."

    Isso foi retirado do Hygino, que fala que o alcance efetivo do tiro de fuzil evoluiu de 100 para 800 m, mas até com a referência bibliográfica na mão o examinador escorregou... Acontece... Rsrsrs...

  • Prof do TEC:

    Essa questão é bem polêmica. E a meu ver sem resposta correta.

     Gostaria de saber qual a referência bibliográfica de onde a banca tirou o valor de 100m para atingir a estabilidade.

     Vamos analisar as afirmativas apresentadas.

     a) mantêm sua estabilidade a partir dos 100m;

    ERRADO. Discordo muito deste item. O que a banca considera estabilidade??? O projétil tem estabilidade desde que é ejetado. Porém, a partir de determinada distância percorrida esta estabilidade começa a ser afetada por diversos fatores que atuam sobre o projétil.

    O que achei de mais próximo a esta situação está abaixo relatado.

    Tem um estudo de Wood (1964) que relaciona a distância da arma em que o projétil se estabiliza. Segundo este estudo esta distância é de cerca de 6.000 vezes o valor numérico de seu calibre.

    Assim, se tivermos um projétil de calibre 7.62mm este ficaria estável após percorrer cerca de 45,72. Então, a banca exagerou neste item.

     b) pela sua alta velocidade, mantêm-se íntegros quando retirados do cadáver;

    ERRADO. Os projéteis de fuzis possuem maiores velocidades e energia que os projéteis de armas de porte. Esses projéteis, normalmente, têm maiores comprimentos e menores diâmetros, o que faz com que apresentem uma maior tendência a se fragmentar do que a ricochetear.

     c) por terem ponta afilada, os orifícios de entrada são sempre de pequeno diâmetro;

    ERRADO. Essa afirmativa se relaciona mais aos projéteis de baixa velocidade. Mas, para projéteis de alta velocidade (como os de fuzis) os orifícios de entrada podem variar, a depender de alguns fatores.

    Entre estes fatores teremos variação no tamanho e forma das lesões de acordo com a região que foi atingida. Caso se tenha maior resistência à entrada do projétil (e isso ocorre em regiões anatômicas em que se encontra osso no plano subcutâneo, tal como ocorre no crânio), a resistência óssea faz com que o projétil transfira, de imediato, grande parte da sua energia.

    Podemos considerar que qualquer outro fator que altere a estabilidade do projétil na sua entrada tende a ampliar o orifício de entrada.

    A banca não menciona a distância já percorrida. Isso pode afetar a forma de embate no alvo e modificar o orifício de entrada.

     d) pela sua alta velocidade, não permitem realizar exame de microcomparação balística;

    ERRADO. A microcomparação independe da velocidade do projétil. Este sempre trará sinais e marcas que possibilitam a análise e confronto balístico. Mesmo se ocorrer fragmentação ainda se pode obter informações sobre o projétil.

     e) por possuírem revestimento metálico, não costumam se fragmentar.

    ERRADO. Vimos no item A que esses projéteis, normalmente, têm maiores comprimentos e menores diâmetros, o que faz com que apresentem uma maior tendência a se fragmentar do que a ricochetear.

     GABARITO do professor: ANULADA.

    GABARITO: letra A