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ID
5315428
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A UML especifica diversos tipos de diagramas para modelagem de sistemas e cada um deles modela uma característica distinta da estrutura ou do comportamento de um sistema. Dois desses diagramas são caracterizados a seguir.

I. Representa o fluxo de tarefas que podem ser executadas pelo sistema ou por um ator e tem por finalidade modelar o fluxo de trabalho de um objeto durante a execução do programa, sendo mesmo um fluxograma que modela as ações que o objeto vai executar e em que ordem.

II. Representa uma coleção de componentes de software e seus inter-relacionamentos e tem por finalidade modelar recursos que incluem gráficos, áudio e pacotes que são grupos de classes e que constituem o sistema.

Esses diagramas são denominados , respectivamente, Diagramas de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    I - Diagrama de Atividades:

    • fluxos de controle; e
    • comportamento dinâmico;

    II - Diagrama de Componentes:

    • conjunto de componentes;
  • Os Diagramas da UML estão divididos em Estruturais e Comportamentais.

    Diagramas Estruturais

    - De Classe: Mostra o conjunto de classes com seus atributos e métodos e os relacionamentos entre classes.

    - De Objeto: O diagrama de objeto esta relacionado com o diagrama de classes e, é praticamente um complemento dele. Fornece uma visão dos valores armazenados pelos objetos de um Diagrama de Classe em um determinado momento da execução do processo do software.

    - De Componentes: Está associado à linguagem de programação e tem por finalidade indicar os componentes do software e seus relacionamentos.

    - De implantação: Determina as necessidades de hardware e características físicas do Sistema.

    - De Pacotes: Representa os subsistemas englobados de forma a determinar partes que o compõem.

    - De Estrutura: Descreve a estrutura interna de um classificador.

    Diagramas Comportamentais

    - De Caso de Uso (Use Case): Geral e informal para fases de levantamento e análise de Requisitos do Sistema.

    - De Máquina de Estados: Procura acompanhar as mudanças sofridas por um objeto dentro de um processo.

    - De Atividades: Descreve os passos a serem percorridos para a conclusão de uma atividade.

    - De Interação: Dividem-se em:

    1. De Sequência: Descreve a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos.

    2. Geral interação: Fornece visão geral dentro do sistema ou processo do negócio.

    3. De comunicação: Organização estrutural dos objetos.

    4. De tempo: Descreve a mudança de estado ou condição de uma instância de uma classe ou seu papel durante o tempo.

  • ✅Gabarito(B)  

    Diagrama de Atividades

    O diagrama de atividade preocupa-se em descrever os passos a serem percorridos para a conclusão de uma atividade específica, através da representação do fluxo de controle de uma atividade.

    Em seu aspecto mais simples, um diagrama de atividades pode ser confundido com um fluxograma. Entretanto, ao contrário de fluxogramas, os diagramas de atividades UML suportam diversos outros recursos, tais como as partições e os nós do tipo fork e merge, além da definição de regiões de interrupção, que permitem uma modelagem bem mais rica do que simplesmente um fluxograma. 

    Diagrama de Componentes

    O diagrama de componentes está amplamente associado à linguagem de programação que será utilizada para desenvolver o sistema modelado. Esse diagrama representa os componentes do sistema quando o mesmo for ser implementado em termos de módulos de código-fonte, bibliotecas, formulários, arquivos de ajuda, módulos executáveis e outros recursos. Determina como tais componentes estarão estruturados e irão interagir para que o sistema funcione de maneira adequada.

    Diagramas de componentes, interconectando diferentes componentes em arranjos mais complexos, podem ser desenvolvidos conectando-se as interfaces disponibilizadas por um componente com as interfaces requeridas de outros componentes.

    Fontes:

    1 - Uml 2 - Uma Abordagem Prática - Gilleanes T. A. Guedes - Segunda Edição

    2 - Engenharia de Software: Uma Visão Prática - Ricardo R. Gudwin - Segunda Edição