SóProvas


ID
531553
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Quando um indivíduo sofre ruptura das defesas psicológicas socialmente estruturadas que lhe permitiam a convivência com a penosidade e os perigos de seu trabalho, sintomas como ansiedade, mal-estar e persistência de alterações podem protelar seu retorno à atividade laboral. Segundo Dejours (1987), o diagnóstico desse quadro é

Alternativas
Comentários
  • A organização do trabalho não determina a doença mental, porém poderia deixar inscritos seus efeitos enquanto uma explicação do que chamaríamos de “Síndrome Subjetiva Pós-traumática”. Segundo Dejours, essa síndrome “caracteriza-se por uma grande variedade de problemas funcionais, ou seja, sem substrato orgânico, ou pela persistência anormal de um sintoma que apareceu depois do acidente” (Dejours, 1987, p: 123).

    Esses sintomas persistem após a cicatrização de uma ferida, a consolidação de uma fratura ou a cura de uma intoxicação aguda sob a manifestação orgânica de desconforto em relação à área afetada. Toda essa sintomatologia funciona como impedimento para o retorno ao trabalho.