Advérbio de intensidade: são utilizados para intensificar o sentido dos verbos, ou advérbios a que se ligam. São palavras como: assaz (bastante, suficientemente), bastante, demais, mais, menos, muito, quanto, quão, quase, tanto, pouco.
Advérbio de negação: Ao contrário dos advérbios de afirmação, estes complementam ou reforçam o sentido de negação. São palavras como “não”, “nem”, “negativo”, entre outras. Em alguns casos particulares, algumas palavras, como “nenhum”, “nada”, “nunca”, “jamais”, podem ser consideradas advérbios de negação se estiverem intensificando um adjetivo, um advérbio ou caracterizando um verbo.
Advérbio de modo: Ajuda a especificar a maneira como a ação dos verbos foi feita. São palavras como “bem”, “mal”, “melhor”, “pior”, “devagar”, “rápido”, entre outras. Quando se acrescenta o sufixo –mente a muitos adjetivos, estes passam a ser advérbios de modo.
Advérbio de tempo: Dá ideia de tempo e período dos verbos a que se referem. São palavras como “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “antes”, “depois”, “cedo”, “tarde”, “sempre”, “nunca”, entre outras.
Advérbio de lugar: Caracteriza o lugar ao qual o verbo se refere. São palavras como “aqui”, “ali”, “lá”, “cá”, “perto”, “longe”, “dentro”, “fora”, “atrás”, entre outras.
Advérbio de dúvida: Complementam ou reforçam o sentido de dúvida. São palavras como “talvez”, “quiçá”, “possivelmente”, “provavelmente”, “porventura”, entre outras.
Advérbio de afirmação: Essas palavras complementam ou reforçam o sentido de afirmação. São palavras como “sim”, “certo”, “claro”, “positivo”, “decerto”, “realmente”, entre outras que contribuem para marcar o valor afirmativo.