SóProvas


ID
531685
Banca
FESMIP-BA
Órgão
MPE-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual

Analise as seguintes assertivas acerca dos direitos, vantagens e benefícios constantes na Lei Estadual 6.677/94 – Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia:
I. O servidor aposentado por invalidez permanente terá, em qualquer hipótese, garantida a percepção de proventos integrais.
II. O servidor que tiver exercido, por cinco anos contínuos ou não, cargo de provimento temporário, terá garantida a estabilidade econômica.
III. O direito de requerer licença prêmio não está sujeito à prescrição ou à caducidade.
IV. O servidor não poderá receber, de forma concomitante, os adicionais de insalubridade e periculosidade.
V. O servidor convocado para o serviço militar obrigatório obterá concessão de licença, com remuneração, nas condições previstas na legislação.

Estão corretas as assertivas

Alternativas
Comentários
  • ANALISANDO AS AFIRMATIVAS ERRADAS DOS ITENS:

    I. O servidor aposentado por invalidez permanente terá, em qualquer hipótese, garantida a percepção de proventos integrais. DEPENDE DA DOENÇA QUE O INCAPACITA.

    II. O servidor que tiver exercido, por cinco anos contínuos ou não, cargo de provimento temporário, terá garantida a estabilidade econômica. CARGO DE PROVIMENTO TEMPORÁRIO NUNCA ADQUIRIRÁ A ESTABILIDADE.

    III. O direito de requerer licença prêmio não está sujeito à prescrição ou à caducidade. CORRETA

    IV. O servidor não poderá receber, de forma concomitante, os adicionais de insalubridade e periculosidade. CORRETA

    V. O servidor convocado para o serviço militar obrigatório obterá concessão de licença, com remuneração, nas condições previstas na legislação. A LICENÇA, NESTE CASO, É SEM REMUNERAÇÃO.
  • Alternativa I: ERRADA. Art. 121 - O servidor público será aposentado:

    I -   por invalidez permanente com proventos integrais, quando motivada por acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificadas em lei, e, com proventos proporcionais, nos demais casos;

    Alternativa II: ERRADA. Art. 92 - Ao servidor que tiver exercido, por 10 (dez) anos, contínuos ou não, cargo de provimento temporário, é assegurada estabilidade econômica, consistente no direito de continuar a perceber, no caso de exoneração ou dispensa, como vantagem pessoal, retribuição equivalente a 30% (trinta por cento) do valor do símbolo correspondente ao cargo de maior hierarquia que tenha exercido por mais de 2 (dois) anos ou a diferença entre o valor deste e o vencimento do cargo de provimento permanente.

    Alternativa III: CERTA. Art. 109 - O direito de requerer licença-prêmio não prescreve, nem está sujeito a caducidade.

    Alternativa IV: CERTA. Art. 86 - Os servidores que trabalham com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo permanente.

    § 2º - O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e periculosidade deverá optar por um deles.

    Alternativa V: ERRADA. Art. 103 - Ao servidor convocado para o serviço militar obrigatório será concedida licença, sem remuneração, na forma e nas condições previstas na legislação especifica.



  • desatualizada. Art. 92 revogado