SóProvas


ID
5317645
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sorocaba - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), “a Organização Mundial de Saúde (OMS) passou a chamar oficialmente a doença causada pelo novo coronavírus de Covid-19”, usando partes do nome oficial da doença, COrona VIrus Disease, e o ano (2019) em que foram registrados os primeiros casos da enfermidade em Wuhan, na China.
(portal.fiocruz. Disponível em: https://bit.ly/398QEv7.
Acesso em 18.07.2020. Adaptado)

A denominação é importante para

Alternativas
Comentários
  • A OMS emitiu diretrizes. De acordo com elas, o nome do novo coronavírus não deve incluir localizações geográficas, nomes de pessoas, animais ou tipos de alimento, e referências a uma cultura ou setor específico. Para evitar taxar uma localidade, cultura entre outros. Para evitar confusão e estigmatização de qualquer grupo ou país. "Tivemos que encontrar um nome que não se referisse a uma localização geográfica, a um animal, a um indivíduo ou a grupo de pessoas, e que também seja pronunciável e relacionado à doença", explicou o chefe da OMS.

    "Ter um nome é importante para impedir o uso de outros nomes que podem ser imprecisos ou estigmatizantes. Também nos fornece um padrão a ser usado em futuros surtos de coronavírus."

    O novo nome é retirado das palavras "corona", "vírus" e "doença", com 2019 representando o ano em que surgiu (o surto foi relatado à OMS em 31 de dezembro).

  • Letra C. Evitar casos de xenofobia e preconceito

  • Só não pensaram na Cerveja..rsrs

  • Se a letra "C" está correta, então a "E" também está... Enfim.

  • A pandemia de Covid19 é o maior desafio sanitário da humanidade no século XXI com impactos globais sobre a saúde pública, economia, relações internacionais e as sociedades em geral. Apesar da esperança de contenção da pandemia com a vacinação em massa, seus efeitos de longo prazo sobre todos os aspectos mencionados ainda são desconhecidos. A pandemia e seus efeitos devem ser acompanhados com base no que foi divulgado que ocorreu, evitando o estudo de notícias falsas, provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras. Sobre a nomenclatura da doença buscamos a alternativa correta.

    A) Certamente que é importante uma adequada catalogação da doença, mas buscamos a motivação por trás da escolha do nome e não apenas uma óbvia necessidade de cataloga-la. 

    B) A menção ao ano serve para reforçar a versão do vírus e não para a datação histórica.

    C) Em ocasiões anteriores isto foi um problema grave como na chamada gripe espanhola ou na pneumonia asiática. O ex-presidente norte-americano, derrotado em sua reeleição, ensaiou um discurso de nomear a Covid 19 como "gripe chinesa" devido a sua rivalidade com a China o que chegou a causar problemas para os cidadãos norte-americanos descendentes de asiáticos. A fórmula de nomeação de doenças para evitar ataques xenofóbicos tem se mostrado eficiente também com a nomenclatura das variantes que utilizam o alfabeto grego ao invés do local onde foi localizada pela primeira vez,  já que os especialistas envolvidos alertaram que isto não significa que surgiram nestes locais, mas apenas que foram por lá identificadas.

    D) Este estratégia não possui relação com o sistema de nomenclatura de doenças.

    E) Esta alternativa faz sentido e poderia ser a resposta correta se a alternativa C não estivesse presente explicando de maneira mais eficiente e adequada as causas principais dos sistemas de nomenclatura.

    GABARITO DO PROFESSOR: C