SóProvas


ID
5317903
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A doença falciforme (DF) é um importante problema de saúde, considerada a doença hereditária de maior prevalência no Brasil. É caracterizada por uma alteração nas hemácias devido à presença da hemoglobina anômala S (ou HbS), que provoca falcização (forma de foice) das hemácias. As pessoas com DF apresentam anemia crônica e episódios de dor severa, decorrentes do processo de vaso-oclusão causado pela forma de foice que as hemácias assumem, em situações de crise, impedindo que o oxigênio circule adequadamente. Essas alterações podem ter consequências na cavidade oral e o cirurgião-dentista precisa estar preparado para detectá-las, numa atuação interdisciplinar, contribuindo para o diagnóstico precoce e o tratamento das complicações. Entre as principais complicações orais da DF, destacam-se:

Alternativas
Comentários
  • Doença Falciforme: osteomielite dos ossos faciais, neuropatia do nervo mandibular e necrose pulpar asséptica
  • - Palidez na mucosa bucal.

    - Hipercementose.

    - Hipomaturação e hipomineralização em esmalte e dentina.

    - Maior prevalência de overjet e sobremordida.

    - Pode-se observar proeminência dos ossos zigomático e parietal.

    - Pode ocorrer necrose pulpar assintomática ou calcificação pulpar.

    - Pode-se observar dor facial e neuropatia do nervo mandibular.

    - As características das radiografias orais da doença falciforme não são específicas. Consistem num padrão trabecular reduzido na mandíbula devido à hematopoese aumentada nos espaços medulares. 

    - Outras alterações orais que têm sido relatadas incluem aumento na prevalência de osteomielite da mandíbula, parestesia prolongada do nervo mandibular e necrose pulpar assintomática (asséptica). 

    - Uma das principais alterações radiográficas é o aumento do espaço medular da mandíbula (hiperplasia medular óssea).

    - É uma doença sanguínea genética, em que os tecidos supridos pela circulação recebem quantidades deficientes de oxigênio.

     - Pode ocorrer atraso na erupção dental.