A questão solicita o diagnóstico correto da doença cujos sintomas são os seguintes:
- Sintomas: trismo e espasmos musculares, sinais irritabilidade, dores nas costas e nos ombros, evoluindo com hipertonia generalizada e contraturas.
- Manifestação: 7 dias após corte em braço direito.
- Observação: O paciente nega contato com animais.
A- Raiva.
Incorreto.
O paciente alega que não teve contato com animais, logo excluiremos essa alternativa por apresentar uma zoonose.
B- Tétano.
Correto.
O que é o tétano?
"Doença aguda produzida pela potente neurotoxina (tetanospasmina) do Clostridium tetani. A toxina tetânica impede a inibição do arco reflexo da medula espinhal, promovendo reflexos excitatórios tônicos típicos, em múltiplas regiões do organismo." (Fonte: Ministério da Saúde, 2001)
Forma de contaminação:
De acordo com o Manual de procedimentos para serviços de saúde do MS, a contaminação se dá pelo bacilo C. tetani. A contaminação ocorre com a penetração "através de lesões contaminadas, em geral de tipo perfurante, mas também de dilacerações, queimaduras, coto umbilical não tratado convenientemente, etc."
Quadro Clínico:
"O período de incubação varia de 4 a 50 dias, em geral 7 dias. Quanto menor o tempo de incubação, mais rápida é a progressão da doença e maior sua gravidade. O quadro clínico manifesta-se, sequencialmente, por sintomas localizados, com discretos espasmos na região do ferimento; sintomas premonitórios, como irritabilidade, fisgadas, dores nas costas e no ombros e contratura permanente (rigidez muscular), que pode acometer grupos musculares localizados ou apresentar hipertonia generalizada (mais comum) e espasmos paroxísticos ou contraturas." (Fonte: Ministério da Saúde, 2001)
Com essas informações, concluímos que a questão versa sobre o Tétano.
C- Botulismo
Incorreto.
Doença em consequência da ingestão de alimentos contaminados alimentar relacionada à bactéria Clostridium botulinum. Seus sintomas são, entre outros, visão dupla, sensibilidade à luz, dificuldade de locomoção, boca seca e etc. Ou seja, não tem relação com os sintomas apresentados no enunciado.
D- Síndrome de Parkinson
Incorreto.
"O parkinsonismo é uma síndrome clínica caracterizada pela combinação de tremor em repouso, rigidez, bradicinesia, postura fletida, perda de reflexos posturais e fenômeno de congelamento" . (Fonte: Ministério da Saúde, 2001)
De acordo com o Manual de procedimentos para serviços de saúde do MS (2001), o diagnóstico diferencial do tétano deve ser feito com outras causas de trismo e tetania, raiva, histeria, intoxicação por estricnina, síndrome de rigidez, como síndrome de Parkinson. Ou seja, a doença de Parkinson tem alguns sintomas semelhantes, porém a questão solicita o diagnóstico mais provável e esses sintomas apresentaram-se 7 dias após a um corte, logo é mais provável que seja tétano.
Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Relacionadas ao Trabalho. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.
GABARITO: LETRA B