SóProvas


ID
5318974
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sorocaba - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O livro didático como professor


    A ideia de substituir os livros didáticos escolares por material retirado diretamente da internet suscitou reações variadas. Editores de livros escolares e livrarias veem no projeto uma ameaça mortal para uma indústria que dá trabalho a milhares de pessoas. Por mais solidário que me sinta em relação a editores e livrarias, é possível dizer que, pelas mesmas razões, muitas outras classes de trabalhadores poderiam protestar. Se a história avançar inelutavelmente nessa direção, esta força de trabalho teria de reciclar-se de alguma forma.

    Outra objeção é que a iniciativa prevê um computador para cada aluno e é duvidoso que o Estado possa arcar com essa despesa, e, se os pais tivessem que arcar com ela, gastariam mais do que gastam com livros didáticos. Por outro lado, se cada turma tivesse somente um computador para todos, cairia o aspecto de pesquisa pessoal que poderia constituir o fascínio dessa solução.

    Mas o problema é outro. É que a internet não se destina a substituir os livros, mas é apenas um formidável complemento a eles e um incentivo para ler mais. O livro continua a ser o instrumento príncipe da transmissão e disponibilidade do saber e os textos escolares representam a primeira e insubstituível ocasião de educar as crianças ao uso do livro. Além disso, a internet oferece um repertório fantástico de informações, mas não os meios para selecioná-las, e a educação não consiste apenas em transmitir informações, mas também em ensinar critérios de seleção.

    Esta é a função do professor, mas é também a função do texto escolar, que oferece exatamente um exemplo de seleção realizada no grande mar de toda informação possível. Se as crianças não aprendem isso, ou seja, que cultura não é acúmulo, mas seleção e discriminação, não há educação, apenas desordem mental.

(Humberto Eco. Pape Satàn Aleppe: crônicas de uma sociedade líquida.

Rio de Janeiro: Record, 2017. Adaptado)

Na frase do 4º parágrafo – ... é também a função do texto escolar, que oferece exatamente um exemplo de seleção... –, o termo em destaque expressa circunstância de

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D

    (..)que oferece exatamente = modo.

  • GABARITO: D

    ➥ Pessoal, o examinador colocou uma pegadinha na B falando em "afirmação". Vou te dar uma dica para você não cair mais nesta:

    • Sempre que você observar um advérbio terminado em mente, ligue o alarme para "modo". Exemplo: "Ele terminou rapidamente as tarefas". De que modo ele terminou as tarefas? De modo rápido. Logo este advérbio é de modo, e não de "tempo" (o examinador colocaria esta opção em uma das alternativas).

    Mas veja bem! Não são todos os que terminam em mente que são classificados como advérbios de modo, viu? Você precisa analisar e ir perguntando. Exemplo: "Estou absolutamente feliz hoje". Veja que não cabe a pergunta: De que modo estou feliz? De modo absoluto?? Não faz sentido rsrs, pois este advérbio é de intensidade. Eu não estou apenas feliz, estou absolutamente feliz (veja a intensidade que dei).

    .

    Na questão:

    "o texto escolar oferece exatamente um exemplo de seleção..." → O texto escolar oferece de que modo um exemplo de seleção? De modo exato. O texto escolar seleciona as informações de modo exato.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • São descartáveis esses textos que tentam pormenorizar algo simples presente na questão. Basta saber que o advérbio "exatamente" deriva do adjetivo "exato". Ora, se "exato" é o modo como uma informação é fornecida, uma ação é praticada, por exemplo, então "exatamente", por consequência, encerra o mesmo sentido: é um advérbio de modo.

    Letra D

  • Em 02/08/21 às 21:10, você respondeu a opção D.

    Você acertou!

    PCSP2022

  • Gabarito aos não assinantes: Letra D.

    Partindo do conceito de advérbio (classe de palavra invariável que essencialmente se refere ao verbo para indicar a circunstância em que determinada ação foi praticada), tem-se, no caso em tela, que o advérbio "exatamente" se refere ao verbo "oferecer", que por sua vez retoma "texto escolar".

    Assim, para diferenciar da letra B, poderia se pensar da seguinte forma: "o texto escolar oferece exatamente um exemplo de seleção realizada no grande mar de toda informação possível". O modo como ele oferece esse exemplo de seleção é exato.

  • De MODO exato.

  • Eu sempre me faço perguntas para responder este tipo de questões.

    Nesta por exemplo. Como é oferecido o exemplo de seleção?, ou seja, de que modo? de modo exato.

  • Reforça o sentido de afirmação. Alguns advérbios de afirmação são “sim”, “decerto” e palavras afirmativas com o sufixo -mente (“certamente”, “realmente”, entre outras). Algumas palavras, como “claro” e “positivo”, podem ser classificadas como advérbio dependendo do contexto, mas é necessário atenção aos casos.

    Exemplos:

    • Eu vou, sim.
    • Decerto passaram por aqui.
    • Claro que entendemos!

  • Outros advérbios de modo:

    Bem, depressa, mal, assim, melhor, devagar, debalde (inutilmente), acinte (premeditadamente, deliberadamente)...

     

    "Estava assente (anotado, registrado) o plano definitivo da rota, adrede (intencionalmente) concebido de modo a diminuir o esfalfamento (perda de forças, cansaço) das marchas forçadas".

     

    Euclides da Cunha - Os Sertões.

  • Jurava que seria afirmação...cuidado com essa ideia de que TUDO que termina com ''ente'' é advérbio de modo...

  • SEMPRE ANALISAR O CONTEXTO !

    QUAL A FUNÇAO DO PROFESSOR E DO TEXTO ESCOLAR ? TRANSMITIR INFORMAÇOES E ENSINAR CRITÉRIOS DE SELEÇÃO ,LOGO ESSES SAO OS MODOS QUE ELES UTILIZAM ...

  • Essa questão o examinador foi camarada com quem estudou e soube interpretar a questão !

  • O EXAMINADOR É TÃO CAMARADA QUE VC AINDA ESTÁ ESTUDANDO PRA PSSAR NA PROVA CARO COLEGA...

  • EXATAMENTE = DE MODO EXATO

  • De forma EXATA