SóProvas


ID
5319028
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sorocaba - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Há várias semanas, milhares de pessoas saem às ruas de cidades em Belarus para protestar. Em um momento histórico, mais de 100 mil manifestantes se reuniram no domingo (16.08.2020) somente na capital, Minsk [...] nos próximos dias, espera-se até mesmo que os protestos aumentem”.

(terra. Disponível em https://bityli.com/8ohyn.

Acesso em 07.09.2020. Adaptado)


As manifestações nessa antiga república soviética

Alternativas
Comentários
  • Os protestos na ex-república soviética de Belarus (ou Bielorrússia) foi inicialmente dirigido contra os resultados das eleições presidenciais de 09 de agosto. Segundo informações oficiais da comissão eleitoral, o presidente Lukashenko obteve 80,2% dos votos, mas as pesquisas estavam prevendo um resultado bem diferente.

  • Lukashenko é chamado também de: "o último ditador da Europa'

  • Os Protestos na Bielorrússia em 2020, apelidados de Revolução do Chinelo, e Revolução Anti-Barata são uma série de protestos de rua que ocorrem contra o presidente da .As manifestações, parte do movimento democrático bielorrusso, estão ocorrendo antes e durante as eleições presidenciais bielorrussas de 2020, nas quais Lukashenko busca um sexto mandato.

    Lukashenko foi chamado de "último ditador" da Europa e, no início dos protestos, estava no poder há 26 anos, o que o tornava o  de mais longa data na , tendo liderado o país desde 1994. Sob seu , o governo frequentemente reprimiu a oposição.Lukashenko enfrentou maior oposição pública em meio ao tratamento da , que Lukashenko negou ser uma ameaça séria.Das cinco  vencidas por Lukashenko, apenas a primeira foi considerada livre e justa por monitores internacionais.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Protestos_na_Bielorr%C3%BAssia_(2020%E2%80%93presente)

  • Letra C