SóProvas


ID
5319676
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Afirma-se que Carl Rogers, em sua terapia centrada na pessoa, considera pessoas plenamente funcionais ou psicologicamente saudáveis quando apresentam:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    "Assim como Maslow, Rogers também acreditava ser a autorrealização o pleno indicador da saúde psicológica, porém o seu fator determinante seria o proceder da mãe durante a infância do indivíduo. O desenvolvimento da saúde psicológica estava atrelado à atenção positiva, e para que o indivíduo se realizasse no futuro, a atuação da atenção positiva na infância era determinante. Para Rogers, a pessoa dotada de saúde psicológica plena apresenta as seguintes tendências:

    - “mente aberta para aceitar qualquer tipo de experiência e de novidades;

    - tendência a viver plenamente cada momento;

    - capacidade para se orientar pelos próprios instintos e não pelas opiniões ou razões de outras pessoas;

    - senso de liberdade no pensamento e na ação;

    - alto grau de criatividade;

    - necessidade contínua de maximizar o seu potencial” (SCHULTZ; SCHULTZ, 2014, p. 344)"

  • Pessoas que estão abertas a experiência organísmica. Em suma:

    Os indivíduo que possuem uma boa vida possuem três características:

    1. Já que não há necessidade de se defender de nenhuma experiência, a pessoa desenvolve uma abertura a experiência. Ou seja, não existe uma forma defensiva, ela consegue se expressar e falar sobre seus sentimentos.
    2. Essa pessoa tem uma vida cada vez mais existencial. Não existe nenhum preconceito sobre o que ela deveria ser ou fazer e, por isso, vive intensamente cada momento.
    3. Por último, uma pessoa que funciona plenamente possui uma crescente confiança no organismo (experiência). À medida que se torna mais aberta a todas as suas experiências, ela é capaz de fazer aquilo que “sente vontade” de fazer, não de uma maneira hostil ou arrogante, mas de maneira confiante.

    Essa coisa da experiência/ organismo (pessoa) é tão forte na teoria rogeriana que inclusive cogitaram modificar o nome, colocando no lugar de "pessoa", a palavra "organismo". Mas por questões estéticas, e usuais tamb já que "pessoa" possui uma conotação mais psicológica, logo, o termo "pessoa" foi mantido.

    Muita atenção ao ouvirem essa palavra "experiência/ organismo" em questões sobre Carl Rogers. rs

    ITEM A