SóProvas


ID
5321512
Banca
IDIB
Órgão
CREMERJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O Regime contábil adotado pelas entidades influenciará no levantamento do resultado do período ao definir quais as receitas e despesas as serem consideradas. Assim esses podem ser definidos como:

I. Regime de Competência: como instrumento de apuração de resultado considera as receitas após a realização do recebimento e as despesas após o período que ocorreram, mesmo que não tenha sido pagas;
II. Regime de Competência: determina que o resultado seja apurado considerando as receitas no momento do fato gerador, independentemente, do seu recebimento, e as despesas reconhecidas no período em que for incorrida, independentemente, do pagamento;
III. Regime de Caixa: como instrumento para a apuração de resultado, somente considera a receita no momento de seu recebimento, e a despesa no momento do pagamento. Portanto leva em consideração a entrada e saída de dinheiro;
IV. Regime de Caixa: determina que o resultado seja apurado ao final do período, considerando todas as receitas realizadas e despesas incorridas, não levando em consideração se foram recebidas ou pagas, respectivamente.

Escolha a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • O regime de competência é um método para realizar o registro de lançamentos contábeis na data em que o evento acontece. Ou seja, na data do documento da receita ou despesa realizada.

    Ele é realizado no período de competência da receita ou despesa realizada. Caso uma empresa tenha feito uma despesa no mês de julho para pagar apenas em setembro, por exemplo, o registro contábil será efetuado em julho, sendo esse o mês de competência da despesa.

    Regime de caixa é o regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu efetivo recebimento ou pagamento, independentemente do momento em que foram realizadas.

     Regime de caixa, trata-se de um regime contábil em que as receitas e despesas da empresa só são contabilizadas quando entram ou saem de fato do caixa da empresa e não quando quando são negociadas, compradas ou vendidas.