Para que a questão em análise seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a Teoria da Contingência. Dentre as afirmações apresentadas, vejamos quais podem ser julgadas Verdadeiras e quais podem ser consideradas Falsas.
A Teoria da Contingência apresenta a ideia de que nada é absoluto e de que o ambiente e a tecnologia são fatores determinantes para o direcionamento dinâmico da organização. Não existe forma melhor de administrar, tudo depende do ambiente e da tecnologia. Nota-se que o foco é o ambiente e as pessoas; já a sua visão sobre o homem é de que este é complexo, é dotado de distintos valores e percepções. Sendo ele genérico e particular, ativo e reflexivo. Mais do que isso, o ser humano é sujeito ativo, não objeto da ação (CHIAVENATO, 2014).
Os pontos a seguir são essenciais para se compreender o homem complexo, segundo Chiavenato (2014, p.525):
O homem é um ser transacional: ele não só recebe insumos do ambiente, como reage a eles e adota uma posição proativa, antecipando-se e provocando mudanças no seu ambiente. Ou seja, o homem é um modelo de sistema aberto.
O homem tem um comportamento dirigido para objetivos: o homem é um sistema individual que desenvolve seus próprios padrões de percepções, valores e motivos.
- As percepções se referem à informação que cada sistema individual recolhe do seu ambiente.
- Os valores são o conjunto de crenças e convicções sobre a realidade externa.
- Os motivos são os impulsos ou necessidades que se desenvolvem inconscientemente à medida que o indivíduo experimenta sucesso ou fracasso ao dominar seu ambiente.
Essas três variáveis – percepções, valores e motivos – são inter-relacionadas.
Os sistemas individuais não são estáticos: eles estão em desenvolvimento contínuo, embora sempre mantendo sua identidade e individualidade ao longo do tempo. A maneira pela qual um indivíduo é motivado a se comportar em uma situação é função tanto da história do desenvolvimento do seu sistema individual como da natureza do contexto ambiental em que se encontra.
Com base nas informações acima, podemos concluir que:
(V) O homem é um modelo de sistema aberto que não só recebe insumos do ambiente, como reage a estes adotando uma postura proativa.
(F) O homem é um sujeito ATIVO, pois passou a aceitar a variabilidade humana das organizações.
(F) Os sistemas individuais são estáticos, pois SE DESENVOLVEM continuamente.
(V) O homem tem um comportamento dirigido para objetivos.
Tendo a sequência acima, concluímos que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fontes:
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014
MOREIRA. Elisabete de Abreu e Lima. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.