Tempo: JAMAIS, NUNCA, SEMPRE, afinal, agora, amanhã, amiúde (frequentemente), antes, ontem, cedo, depois, enfim, entremente (enquanto isso), outrora (em tempos passados), doravante (de agora em diante)
-Locução adverbial: ao vivo, à noite, à tarde, de dia, de manhã, de tempos em tempos
-mente: atualmente, constantemente, imediatamente, concomitantemente, esporadicamente, oportunamente, normalmente/geralmente (frequência), temporariamente.
-Quando ambos são advérbios de tempo, "mais" e "já" podem se substituir. O uso dos dois concomitantemente irá geral redundância.
- Não estudo mais há tempo.
- Já não estudo há tempos.
- CESPE (CERTO)= No segmento "já não seja mais", verifica-se redundância no emprego concomitante dos advérbios já e mais, o que permite a supressão de qualquer um deles, sem prejuízo para a correção gramatical do trecho.
-Jamais e nunca: pode indicar ideia de tempo ou de negação e dos dois ao mesmo tempo.
-CESPE (ERRADO)= Para conferir um tom menos categórico ao trecho “Teorias científicas jamais serão a verdade final” (l.9), poderia utilizar-se a expressão em tempo nenhum no lugar de “jamais”.
- R="Jamais" e "Em tempo nenhum" são ambos advérbios/locução adverbial de exclusão, não? Ambos exprimem, categoricamente, a impossibilidade de algo ocorrer. Logo, a intercambialidade entre esses se torna compatível, o que vai de encontro à afirmação da alternativa, visto que não torna a frase menos categórica.
- R=Para acertar a questão, é necessário saber que 'categórico' significa algo que não admite dúvidas, indiscutível, claro, definitivo. Ou seja, a questão está dizendo que a troca de "jamais" por "em tempo nenhum" tornaria mais branda, mais leve o que vem a seguir. Bom, isso não pode ser verdade, pois as expressões são sinônimas. Então, nem mais nem menos categórico.
-Afinal, finalmente e enfim expressão ideia de tempo, mas apresentem uma matriz de conclusão também (marque na questão o que aparecer).
gab: B
advérbios de tempo são: “antes”, “depois”, “hoje”, “ontem”, “amanhã”, “sempre”, “nunca”, “cedo” e “tarde”.
Exemplos: Cedo ou tarde, atingiremos nossos objetivos.